Revista

Método Ravenna: menu ajuda a emagrecer e mantém receitas saborosas

Sibele Negromonte
postado em 11/06/2017 08:00
Um dos grandes obstáculos para quem segue uma dieta alimentar é manter um cardápio saboroso no dia a dia. Quando se fala em cortar os abusos gastronômicos em busca do peso ideal, logo se pensa em viver à base de frango esturricado com alface. Recentemente, recebi um convite, que soou mais como um desafio: participar de um almoço gourmet com apenas 300 calorias.
quatro pratos com receitas do método ravenna
A proposta faz parte do método Ravenna de emagrecimento, que tem firmado parcerias com restaurantes badalados da cidade para incluir a refeição reduzida no cardápio. A mais recente delas foi com o Norton Grill, localizado no Hotel Meliá Brasil 21. A chef do lugar, especializado em grelhados, Myriam Carvalho, montou o menu com a ajuda da nutricionista do Ravenna Isadora Fadul.

A refeição é dividida em quatro etapas. Inicia-se com um caldo, que pode ser de cogumelos, de aspargos ou de tomate. ;O caldo quentinho obriga a pessoa a comer mais devagar, a desacelerar. E dá uma primeira impressão de saciedade;, justifica a responsável pelo Método Ravenna no Brasil, Moema Soares. Eu provei o de cogumelos, bastante saboroso.

Na sequência, é servida uma salada, entre as seguintes opções: quinoa com camarão e laranja ao vinagrete de hortelã; caprese ao molho pesto; ou Caesar. Optei pela de quinoa. A porção é pequena ; vem apenas um camarão ;, mas, como já tinha degustado o caldo, a entrada me pareceu de bom tamanho.

O prato principal é uma proteína ; filé de atum em crosta de linhaça, filé de salmão, filé de pescada amarela, bombom de alcatra, filé-mignon ou galeto desossado. A carne vem acompanhada de aspargos, mix de cogumelos ou legumes grelhados ou, ainda, cuscuz de quinoa com legumes e frutas secas. Como a especialidade do Norton são os grelhados, a carne vem no ponto certo e bem temperada.

;São 100g de proteína, como previsto no método;, explica a nutricionista Isadora Fadul. De fato, a porção é pequena e, para quem está acostumado a pratos mais robustos, pode não chegar a saciar a fome. Mas, para mim, foi suficiente. Para arrematar, uma sobremesa: crumble de abacaxi com farofa de coco, leque de goiaba de queijo coalho gratinado ou fruta da estação.

Moema acredita que o grande diferencial das parcerias com restaurantes é proporcionar a quem está em regime alimentar ter uma vida social. ;A pessoa pode ir ao restaurante com a família, pedir o menu especial e os demais comerem, normalmente, o que está no cardápio. É algo inclusivo.;

Saí do almoço satisfeita e com a certeza de que, apesar de não estar de dieta, pediria o menu no restaurante. A propósito, ele pode ser degustado por qualquer cliente, e não apenas pelos adeptos do método Ravenna.

Emagrecimento

Criado pelo médico e psicanalista argentino Máximo Ravenna, o método consiste no acompanhamento interdisciplinar com o apoio de médico, nutricionista, psicólogo e educador físico. O tratamento promete a perda de peso saudável, duradoura, sem medicamentos e sem cirurgia. No Brasil, está presente em três cidades: Brasília, Salvador e São Paulo.


Caldo de aspargos

caldo de aspargos
(Uma porção de 400ml)

Ingredientes
120g de aspargos frescos
15g de creme de leite light
10g de farelo de aveia
10g de salsão
10g de cebola
Curry
400ml de caldo natural de legumes

Modo de fazer
Corte o aspargo, separando as pontas para decorar o creme na finalização.
Refogue o salsão e a cebola com um pouco de caldo. Acrescente o aspargo cortado e o restante do caldo.
Acrescente o curry e deixe ferver por 5 minutos.
Bata tudo no liquidificador e coe.
Volte o creme para o fogo e acrescente o farelo de aveia. Mexa bem, com o auxílio de um foix (batedor), para que o farelo de aveia não forme grumos.
Corrija o sal e o curry a gosto.
Finalize com creme de leite light. Não deixe ferver para não talhar. O creme pode ser usado apenas para decorar.
Decore com as pontas do aspargo e sirva.

Serviço

Norton Grill
Setor Hoteleiro Sul 6, Bloco D, Hotel Meliá Brasil 21
Telefone: (61) 3218-5550
Aberto diariamente, das 6h às 10h, das 12h às 15h e das 19h à 0h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação