Revista

Descubra a escova ideal para o seu tipo de cabelo ou penteado

Cada fio pede uma escova específica. Elas também variam de acordo com o penteado. A escolha errada do acessório pode trazer efeitos indesejados

Carolina Militão*
postado em 27/08/2017 08:00
Os cabelos, assim como qualquer outra parte do corpo, pedem cuidados especiais. Muitas vezes, não temos ideia do quanto é importante saber qual é o tipo de escova ideal para fios específicos. Outro fator que pede atenção é entender quais as funções desses acessórios. Desembaraçar, modelar, alisar os fios, além de massagear o couro cabeludo e fazer com que a oleosidade do cabelo desça da raiz até as pontas, hidratando todo o comprimento, são algumas de suas atribuições.Escovas raquetes têm cerdas com pontas arredondadas que protegem o couro cabeludo. São ideais para desembaraçar os fios e podem ser usadas em qualquer tipo de cabelo. Já as com os dentes mais larguinhos evitam o atrito, a quebra dos fios e o tão temido frizz.


Imaginem as inúmeras opções e modelos disponíveis dessa ferramenta. Basta olhar para as prateleiras de lojas especializadas para ver o leque de variedade de modelos. Para fazer a escolha certa, é preciso conhecer a indicação das distintas cerdas e dos formatos diferentes. Cada detalhe faz diferença para conquistar um visual a seu gosto: liso, ondulado, cacheado, volumoso, se mais ou menos definido.A escova desembaraçante da Ricca é ideal para cabelos com aplique, megahair e para fios bem finos. As cerdas são extrafinas (R$ 23,87)

Opte por escovas macias, que tenham proteção nas pontas para não machucar o couro cabeludo ou danificar o cabelo ao desembaraçá-lo. Outra dica é escolher aquelas com os dentes mais abertos, pois auxiliam no processo de soltar os fios sem agredi-los, como indica o hair stylist Carlinhos Beauty.Os garfos são indicada para pentear e dar volume aos cabelos crespos e cacheados.

O modelo certo

  • O ideal é saber qual escova usar de acordo com o penteado a ser feito;
  • Use escovas de cerrdas com bases para não quebrar os fios ao penteá-los;
  • Escovas raquetes ão indicadas para pentear cabelos compridos;
  • Para pentados lisos, mais largas e maiores devem ser as escovas;
  • Para efeito ondulado, usam-se escovas menores para obter o famoso pentado diva.Escovas de diâmetro pequeno são indicadas para alisar e modelar cabelos curtos e franjas.  Quanto menor for a escova, mais fácil conseguir o efeito de cacheado.
Escova hot thermal anion 53, da Vertix, tem um diâmetro maior, que serve para alisar e modelar cabelos longos e/ou volumosos. As cerdas naturais de javali com pinos de nylon não agridem os fios (R$  56,53) Modelos de diâmetro médio são recomendados para alisar e modelar cabelos médios. Essas escovas têm as cerdas ionizadas e reduzem o efeito arrepiado do cabelo, além de auxiliar a modelagem dos fios, ajudando a absorver o calor.  Ainda funcionam como modelador de cachos.

Fonte: Dicas do hair stylit do Go Hair Sidney Akira

(*) Estagiária sob a supervisão de Flávia Duarte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação