Rachel Sabino *
postado em 10/09/2017 08:00
;Há muito tempo vem reinando uma maquiagem ;nada;. Se aparecer algo de diferente, é questão de identidade de marca, não de tendência.; As palavras de Victoria Ceridono, editora e expert em beleza, em conversa com a Revista no mês passado, previram o que o aconteceria na 44; edição da São Paulo Fashion Week. Cabelo e maquiagem foram mostrados, mais uma vez, de maneira sutil e supernatural na Bienal do Parque Ibirapuera. Fomos conferir o que está em alta nas passarelas brasileiras.
Blush no capricho
Um toque de cor nas maçãs do rosto dá impressão de saúde. Mas, desta vez, é tendência também. Caprichar nas bochechas rosadas e bronzeadas é a cara do verão 2018. Invista nesse truque, mas cuidado com o exagero!
Brilho extra
Quase nada de corretivo ou de pó translúcido. O segredo continua sendo iluminar a pele ao máximo e dar um brilho especial a ela. Aplique o iluminador acima da bochecha em direção às têmporas. O efeito é notório e essencial para a próxima estação.
Natural na medida
A maioria dos desfiles não se apegou a penteados e cabelos megaproduzidos. A moda é sair com mechas naturais, estejam elas molhadas ou com frizz. A naturalidade e a leveza são tendências práticas para quem tem a rotina a mil.
Vibração retrô
Em uma sutil oposição aos cabelos molhados e naturais, porém em concordância com a moda, o estilo retrô apareceu nas passarelas da semana de moda de São Paulo algumas poucas ; e boas ; vezes. Amir Slama, Ronaldo Fraga e PatBo introduziram os anos 1920 e 1960 na beleza das modelos. A maquiagem marcante e um tanto conceitual de Fraga, os cabelos ultravolumosos de Slama e a delicadeza de Patricia Bonaldi descrevem uma imposição de identidade de marca, mas seguem na onda vintage, a qual não deixa de ser uma estética a que vale a pena aderir.
*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte