Revista

Falta de higiene bucal dos pets pode levar animais ao óbito

Apesar de pouco falada, a limpeza diária dos dentes de cães e gatos tem importância essencial para a saúde e o bem-estar dos animais

Alan Rios*
postado em 24/09/2017 08:00
Drika, de 16 anos, estava com problemas dentários causados pela má higienização bucal. Precisou fazer exames de sangue e cardíaco para se submeter a uma cirurgia para extração de dentes. A história até poderia ser de uma adolescente, mas aconteceu com a cadelinha da raça dachshund, uma salsichinha, que descobriu o que muitos donos de pets não conhecem: os perigos das doenças dentárias nos animais.

Tudo começou quando a dona de Drika, a administradora pública Roberta Diniz, 29 anos, percebeu a mascote com dificuldade constante em se alimentar ; problema raro para a pet, que sempre comeu muito bem. ;Em junho, ela parou de comer e comecei a achar estranho, então a levei ao veterinário e ele viu que a boca estava muito infeccionada. Pesquisei e achei um médico veterinário especializado em odontologia, mas não fazia ideia de que existiam dentistas para cachorro.;
Roberta Diniz só percebeu que Drika estava com problemas bucais quando ela deixou de comer: a cadela perdeu alguns dentes
Mais do que existir, essa especialidade na saúde dos animais é fundamental para uma boa qualidade de vida, pois os problemas bucais são mais comuns do que parece e menos conhecidos do que deveriam ser. O médico veterinário Cláudio Rossi alerta para as doenças causadas pela falta de higienização dentária. ;A principal complicação oriunda do cuidado inadequado da saúde bucal do pet é a doença periodontal, que pode ocasionar principalmente halitose, gengivite, retração gengival e até perdas dentárias;, cita.

Drika perdeu dentes da parte de trás da boca, mas depois de começar a cuidar da saúde bucal sua vida é outra. Roberta conta que os dentes infeccionados da salsichinha a fizeram perder peso, ter dificuldades em brincar e resultou em até menos ânimo para correr pela casa. Hoje, depois da cirurgia, ela faz suas brincadeiras, se alimenta bem e ainda pode contar com mais tempo de vida, porque se a infecção não tivesse sido descoberta, poderia passar para órgãos internos, causando ainda mais problemas de saúde.

Uma questão de hábito

A medicina veterinária tenta combater doenças bucais com o aumento da conscientização sobre a importância do cuidado dentário dos pets, que também precisam de escovação e avaliações com especialistas em odontologia. O processo de limpeza dentária é simples, deve começar desde cedo, quando o animal ainda é filhote, e ser feito diariamente ou, no mínimo, a cada 48 horas.

O dentista veterinário Floriano Pinheiro, da OdontoZoo, ensina: ;A escovação é um processo, nunca deve ser forçada. Deve ser realizada aos poucos, com carinho, sempre usando o condicionamento positivo para que o animal se acostume com a manipulação da cavidade oral, posteriormente com a escova e, por fim, com a escovação;.

Mesmo parecida com a prática humana, a limpeza nos bichos deve ser feita com produtos especiais para eles, como uma escova de dente própria para pets ou uma dedeira, que tem a mesma função e se encaixa no dedo do tutor. Floriano esclarece que o procedimento não necessita nem mesmo de pasta de dentes: ;Todos os meus clientes perguntam sobre a pasta, mas ela não é fundamental, somente a escovação é necessária;, conclui o especialista.

Outra dúvida sobre limpeza dos dentes entre os donos de pets é o uso dos ossos que prometem substituir a escovação, como acreditava Roberta. ;Eu não tinha muita consciência sobre a saúde bucal, dava os ossinhos para a Drika e achava que não precisava fazer mais nada;, relata. Mas Floriano alerta: ;Os ossinhos não ajudam na escovação, eles fazem é fraturar os dentes;.

Para cães e gatos

Os irmãos Beto e Soneca reclamaram no início, mas hoje permitem que a tutora, Kadydja Albuquerque, escove os seus dentes

Se a importância da escovação vale para deixar os donos de cachorros atentos, ela não escapa para aqueles tutores de gatos, como percebeu a jornalista Kadydja Albuquerque, 37 anos, dona de Beto e Soneca. Os gatinhos, irmãos de 9 anos, não receberam com muita alegria os primeiros contatos com o dentista, mas estão se acostumando com essas consultas depois de passarem por apertos.

;No início do ano, Soneca teve uma diarreia e eu o levei à clínica veterinária. A médica achou que ele estava com halitose, pois o mau hálito estava muito forte. Ela me orientou a fazer uma avaliação odontológica e uma limpeza nos dentes, porque eles não faziam a escovação.; Kadydja procurou tratamento dentário para Soneca, mas percebeu que ele não era quem mais precisava de cuidados, porque o irmão, Beto, estava com uma infecção que só seria tratada com a extração de alguns dentes.

Após o tratamento dentário realizado em seus dois gatos, a jornalista mudou os hábitos para introduzir, pouco a pouco, a limpeza dentária nos pets, com a dedeira e as instruções recebidas. Para Floriano, o diagnóstico de doenças causadas pela falta de higienização bucal é muito complexo comparado à facilidade do hábito da escovação. ;Como a escovação é a única maneira realmente efetiva de prevenir a doença periodontal, mais prevalente em cães e gatos, a limpeza acaba sendo fundamental para a manutenção da saúde, qualidade de vida e conforto dos pets. Isso se traduzirá em uma vida mais longa e saudável ao lado dos tutores.;


Saiba mais

Doença periodontal
É uma infecção crônica dos tecidos que dão suporte aos dentes
É popularmente confundida com tártaro
É a doença que mais ocorre no meio animal, acometendo 85% dos cães e gatos acima dos 3 anos de idade
Os sintomas mais comuns são o mau hálito, a gengivite, a dor ao mastigar e a dificuldade em se alimentar
Pode levar a óbito
Serviço
OdontoZoo - Odontologia Veterinária
Onde: Octogonal Sul AOS 06/08 bloco B loja 43 e 48
Contato: (61) 3547-9058 | (61) 9 9935-5883
Facebook: https://www.facebook.com/OdontoZooOdontologiaVeterinaria/
* Estagiário sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação