Revista

Aprenda a fazer maquiagem para soltar as bruxas neste Halloween

O passo a passo de uma maquiagem de Halloween para você arrasar e "assustar" nas festas da cidade

Ailim Cabral
postado em 22/10/2017 08:00
Mulher branca com uma camisa branca maquiada para a festa de halloween. A maquiagem tem os olhos fortes, nas cores preta e roxa. A boca está vermelha com uns machucados pretos nos dois lados da bochechaO Halloween está chegando e o feriado norte-americano tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Em Brasília, durante os meses de outubro e novembro, o que não faltam são festas para celebrar o Dia das Bruxas ; uma ótima oportunidade para os mais descolados inovarem nas fantasias e maquiagens.

Para ajudar os leitores a entrar no clima e se inspirar, a Revista acompanhou um curso de make de Halloween da maquiadora Jéssica Almeida, do salão Desiderata. Aproveitando o embalo causado pelo filme It ; A coisa, ela ensinou a fazer uma maquiagem de palhaço de terror. Veja como criar o look.
[VIDEO1]

Os olhos

Primeiro passo

Mulher branca deitada sob uma cadeira de salão para iniciar uma maquiagem para a festa de halloween. A maquiadora estava fazendo um traço preto sob os olhos da moça.Depois de preparar a pele como se fosse fazer uma maquiagem tradicional ; higienizando, passando primer, base adequada ao tom de pele e corretivo ;, crie um esboço do olho de palhaço com a ajuda de um lápis. Comece desenhando um triângulo acima da pálpebra superior e indo até acima da sobrancelha, passando pelo centro dela. Faça também um triângulo na horizontal, no canto externo do olho, como se estivesse fazendo um delineado gatinho bem grande.

Segundo passo

Mulher branca deitada sob uma cadeira de salão para iniciar uma maquiagem para a festa de halloween. A maquiadora estava passando sombra metálica amarela nas pálpebras da moça.Use uma tinta pasta à base de água de cor preta para preencher os triângulos desenhados com o lápis. Pegue um pincel de sombra e use um pouco de água para diluir a tinta. Pinte apenas a borda, deixando o centro da pálpebra limpo. Use um pincel mais fino para ajustar as pontas e fazer uma pintinha na extremidade dos triângulos.

Com o lápis, esfume as bordas internas pintadas de preto, deixando a transição de cores mais suave. Pinte o côncavo do olho com tinta pasta à base de água amarela e esfume com a tinta preta. Use uma sombra amarela cintilante por cima da tinta amarela.

Dica: Use um pincel vassourinha para limpar os excessos de tinta ou sombra que podem cair na pele.

Terceiro e quarto passos

Mulher branca sorrindo com os olhos pintados de traços pretos e sombra amarela brilhosa nas pálpebras, nariz preto.Com o lápis, faça o contorno da pontinha do nariz e preencha com a mesma tinta preta usada nos olhos. Depois de pintar, use o lápis para ajustar as pontas e acertar o desenho.

Em seguida, use o lápis para fazer os contornos dos triângulos na parte de baixo dos olhos. Faça um maior, na vertical, descendo até o início da bochecha e um pequeno, horizontal. Alinhe os desenhos da parte de baixo com os da parte de cima. Preencha os contornos com a tinta preta. Esfume as extremidades.

Quinto passo

Mulher branca com os olhos pintados de traços pretos e sombra amarela brilhosa nas pálpebras, nariz preto. Abaixo dos olhos tem traços roxo e lilás para compor a maquiagem.Use uma sombra roxa cintilante ao redor dos triângulos da parte de baixo, esfumando e dando cor. Passe a sombra por cima dos triângulos, suavizando a transição de cor. Passe a sombra roxa também na linha dos cílios inferiores. Ao redor, escolha uma sombra lilás ou rosa, como a usada pela maquiadora, para fazer um acabamento da cor roxa.

Em seguida, reforce os triângulos, passando mais uma camada de tinta preta por cima do colorido.

Dica: As cores escolhidas foram roxo e amarelo, mas você pode fazer também outras combinações.

A boca

Primeiro passo

Mulher branca com os olhos pintados de traços pretos e sombra amarela brilhosa nas pálpebras, nariz preto. Abaixo dos olhos tem traços roxo e lilás para compor a maquiagem. A maquiadora está colocando pedaços brancos, como se fossem gesso ou fitas no canto da boca da modelo.Pegue uma folha de papel higiênico e dobre no meio, corte dois triângulos com as pontas quadradas. Passe o látex de maquiagem nas bordas do papel e cole próximo à boca, com a parte maior virada para os lábios.

Use o secador de cabelo para secar o látex e mantenha o rosto relaxado para evitar que o papel se mova. Repita o processo dos dois lados do rosto.

Com uma esponja de maquiagem, passe látex por cima do papel, criando uma camada inteira com a cola. Novamente, use o secador para acelerar a secagem. Faça, no mínimo, três camadas de látex, sempre secando antes de fazer a próxima. Aumente a quantidade de camadas conforme achar necessário.

Dica: Nenhum pedaço de papel pode ficar sem látex e a textura deve ser semelhante à da pele. Use a base para igualar a cor da falsa boca de látex à pele.

Segundo passo

Mulher branca com os olhos pintados de traços pretos e sombra amarela brilhosa nas pálpebras, nariz preto. Abaixo dos olhos tem traços roxo e lilás para compor a maquiagem. A maquiadora está cortando aqueles pedaços brancos, como se fossem gesso ou fitas no canto da boca da modelo. Eles já estão maquiados, cobertos no tom de pele da moça.Use uma tesoura para cortar a falsa boca na ;segunda pele;. Separe as bordas com cuidado, para dar a impressão de um corte no rosto.

Terceiro e quarto passos

Mulher branca com os olhos pintados de traços pretos e sombra amarela brilhosa nas pálpebras, nariz preto. Abaixo dos olhos tem traços roxo e lilás para compor a maquiagem. A maquiadora está passando o pincel na cor preta e vermelha para colorir aqueles no canto da boca da modelo.Use a tinta preta para pintar a parte de dentro do ;corte;, dando a impressão de profundidade. Use tinta vermelha para pintar as bordas do corte. Misture a tinta vermelha nos lábios, dando a sensação de continuidade entre boca e corte. Desenhe a boca e acentue o arco do cupido com a tinta vermelha.

Em seguida, use o sangue podre ou de zumbi, o mais escuro, para preencher o corte e as extremidades da segunda pele. Ele vai dar um aspecto de ferida aberta à maquiagem.

Use o sangue artístico artificial vermelho dentro do corte e nas bordas do papel. A mistura entre os dois tipos de sangue falso ajuda a dar um aspecto mais realista ao falso machucado.

Toques finais

Mulher está pronta. Ela é branca com os olhos pintados de traços pretos e sombra amarela brilhosa nas pálpebras, nariz preto. Abaixo dos olhos tem traços roxo e lilás para compor a maquiagem. O canto da boca da modelo está preto borrado e a boca vermelha. Ela encontra-se de lado na foto. Use uma base de alta cobertura para ;apagar; as sobrancelhas.

Contorne a boca com lápis preto.

Nos olhos, se quiser, aplique cílios postiços ou aposte em camadas generosas de máscara. Um pouco de tinta preta, como delineador, também deixa o olhar mais marcado.

Se gostar, aposte no glitter para dar um toque especial. O glitter dourado por cima da sombra amarela traz mais vida ao look. Um glitter bem fino e que reflete a cor roxa é ideal para a parte de baixo dos olhos de palhaço. Por fim, bem no centro dos lábios, o glitter vermelho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação