Revista

Personal chef prepara desde jantar romântico até grandes festas

Já não é sonho conseguir oferecer um pequeno ou um grande jantar de qualidade garantida, em sua própria casa, sem nenhum trabalho. E zero estresse.

Sibele Negromonte
postado em 29/10/2017 08:00
[VIDEO1]
Raquel Izac vive na estrada, percorrendo os 209 quilômetros que separam Goiânia e Brasília. Lá, o trabalho da chef de cozinha já é conhecido e sempre há um evento a ser realizado. Aqui, para onde se mudou este ano, ela vem, aos poucos, conquistando clientela com o serviço de personal chef.

Apaixonada pelas panelas, Raquel começou a cozinhar cedo, aos 13 anos, sob a influência da mãe e de dona Lenir, uma salgadeira de mão cheia que trabalhava em sua casa. ;Cresci na roça, sempre cozinhei comida de verdade;, brinca. Desde ali, ela já sabia que aquela era a profissão que queria levar para a vida.

Na hora de prestar vestibular, porém, por falta de opção, acabou decidindo por administração de empresas. Quando faltavam dois semestres para concluir o curso, Goiânia recebeu a primeira faculdade de gastronomia. Raquel nem titubeou. Largou tudo e ingressou já na segunda turma. Em 2008, com o diploma de chef nas mãos, decidiu vir para Brasília, onde, achava, encontraria um mercado mais amplo para trabalhar e se profissionalizar.

Na capital, trabalhou em vários restaurantes, como o Lakes, o Marieta e o Quitinete. Na Belini, atuou na área de eventos e, com a experiência adquirida, decidiu voltar para a cidade natal. Lá, chegou a abrir uma padaria, mas acabou atuando fortemente na realização de festas. ;Faço eventos para duas pessoas ou para 300. Se você quiser um jantar romântico ou uma festança, estou preparada;, garante.
Chef Raquel Izac com o prato Riso Salad.
O serviço de personal chef, tendência cada vez mais forte em Brasília, funciona da seguinte forma: depois de uma conversa prévia com o cliente, são definidos a quantidade de convidados e o cardápio a ser servido. Fica a cargo do chef a compra dos ingredientes e a execução dos pratos.

;Vou de madrugada para a Ceasa para pegar tudo fresquinho.; Fica a critério do cliente se o preparo será feito na própria casa ou se tudo chegará pronto. ;Prefiro cozinhar no local onde será o evento. Assim, evito ficar transitando com os alimentos. Tudo é feito com capricho e de forma artesanal.;

Dependendo do tamanho do jantar, ela contrata uma equipe de ajudantes. ;E, no final, deixamos a cozinha limpa, como se não tivesse acontecido nada;, garante. Quanto à louça, o cliente também escolhe se usará a da casa. Se preferir, Raquel leva os pratos, talheres e taças. A chef trabalha ainda com harmonização de vinhos, de acordo com o cardápio, que inclui entrada, prato principal e sobremesa.

Uma das especialidades de Raquel é o aveludado de aspargo ; espécie de creme servido na panhoca italiana ; que, garante, faz o maior sucesso entre a clientela. ;O preparo dura cerca de uma semana;, conta. Para a coluna, a chef escolheu dividir uma receita mais simples: uma salada leve, bem propícia para o calor que tem feito nos últimos dias. Para saborear e se refrescar!

Serviço

Raquel Izac
Telefone: (61) 99606-6020


Riso Salad

Foto do prato de Riso Salad
Ingredientes
500g de Rosmarino 70 (tipo de massa italiana que parece um arroz com grãos mais compridos)
1 bandeja de ervilha torta
1 maço de aspargos frescos
1 talo de alho-poró
400g de tomate seco
1 vidro (500g) de palmito pupunha
4 ramos de tomilho fresco
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino
Manjericão

Modo de preparar
- Coloque a massa em água fervente com sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 6 minutos. Escorra e reserve.
- Faça o branqueamento das ervilhas, ou seja, jogue-as em água quente por 30 segundos, tire-as e dê um rápido choque término em água com gelo. Corte em juliene e reserve.
- Em uma frigideira com azeite quente, refogue o alho-poró cortado em rodelas, acrescente os aspargos cortados em pequenos pedaços (deixe alguns inteiros para decorar) e dê uma salteada.
- Corte o tomate seco e o palmito em cubos.
- Em uma travessa, misture todos os ingredientes. Tempere com sal, azeite, pimenta-do-reino, tomilho e manjericão a gosto. Coloque também um pouco do óleo do tomate seco. Decore com os aspargos inteiros e flores comestíveis.
- Sirva a salada, de preferência, gelada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação