Revista

Chef troca a criatividade da publicidade para ser criativa na cozinha

Ao trocar a publicidade pela cozinha, brasiliense leva junto o talento para criar. Aposta no novo faz a diferença nos sabores levados à mesa

Sibele Negromonte
postado em 12/11/2017 07:00
Ao contrário da maioria dos entrevistados que já passaram por esta coluna, Thaíza Pacheco não começou a cozinhar ainda criança. Também não brincou de panelinhas nem sonhou em seguir carreira como chef de cozinha. A única memória gastronômica que guarda da infância são os almoços de fim de semana preparados pela mãe, cozinheira de mão cheia.

Logo, quando chegou a hora de decidir a profissão que seguiria, a gastronomia nem passou pela cabeça de Thaíza, que enveredou pela publicidade. ;Sempre gostei de mexer com a criatividade. Achei que esse seria o caminho;, justifica. Mas o curso não foi exatamente tudo aquilo que a jovem esperava. ;Até cheguei a trabalhar na área, mas não me empolguei;, confessa.

Nesse período, a brasiliense passou a viajar mais, a conhecer outras culturas gastronômicas, novos restaurantes e a descobrir esse mundo, que, como bem ressalta, exige muita criatividade também. Thaíza resolveu, então, fazer cursos pontuais para aprender algumas técnicas culinárias. Até que, um dia, recebeu a proposta de um amigo publicitário: ;Por que não entramos juntos no curso de gastronomia?;
Ao trocar a publicidade pela cozinha, brasiliense leva junto o talento para criar. Aposta no novo faz a diferença nos sabores levados à mesa
A jovem, hoje com 29 anos, tinha acabado de se formar em publicidade e não estava certa se queria engatar outra faculdade. Decidiu, porém, meter as caras. Não demorou para se encantar de vez pelas panelas e perceber que aquela poderia, sim, ser a sua profissão. ;Eu acabei me formando e o meu amigo desistiu no meio do curso;, ri.

Há seis anos, com o diploma de gastronomia na mão, Thaíza recebeu o convite de um outro amigo, também publicitário e chef de cozinha, para serem sócios em uma empreitada na área. Proposta aceita, montaram um espaço em que ofereciam cursos de culinária e disponibilizavam o serviço de personal chef. Passaram-se dois anos até que viram que era chegada a hora de dar um passo mais largo: abrir um restaurante. Assim surgia o Cookers Cozinha Criativa, na Asa Norte.

Em um espaço que mistura uma decoração moderninha com um toque vintage, o restaurante tem a cozinha comandada por Thaíza. A cada seis meses, com a ajuda do sócio, que se foca mais na área administrativa, a chef faz mudanças no cardápio. Mas alguns pratos, por conta da popularidade, têm espaço garantido, a exemplo do filé goiabada com risoto de cream cheese e da costelinha de porco.

Adepta do sous-vide ; método de cozimento em sacolas plásticas, seladas a vácuo, que usa baixas temperaturas por um tempo maior que o tradicional ;, Thaíza explica que a sua costelinha é cozinhada por 18 horas a uma temperatura de 85;C. ;Quando chega à mesa, ela está desmanchando, nem precisa usar faca. É um sucesso entre os clientes;, garante.

De segunda a sexta, durante o almoço, o Cookers oferece um menu executivo a R$ 25. ;A nossa costelinha, inclusive, está lá, em um tamanho reduzido.; À noite, há rodízio de entradinhas ; com os tomates verdes fritos como carro-chefe ; e sempre um tipo de drinque em promoção.

Para a coluna, Thaíza ensina uma salada com uma pegada asiática. Refrescante, mas, ao mesmo tempo, apimentada, ela não está no cardápio, mas resume bem o tipo de gastronomia que a chef pratica. ;Gosto de preparar ; e comer ; comida de verdade, que traz esse misto de cores, sabores, temperos e texturas. Comida que reconforta.;

[VIDEO1]

Salada thai de mamão

Ao trocar a publicidade pela cozinha, brasiliense leva junto o talento para criar. Aposta no novo faz a diferença nos sabores levados à mesa
Ingredientes
- 150g de mamão ;de vez; (entre o verde e o maduro. Nessa fase de amadurecimento, o mamão confere uma leve doçura e textura tenra ao prato)
- 65g de manga verde
- Coentro picado a gosto
- Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
- 20g de castanha-de-caju torrada e sem sal
- 1/4 de limão espremido
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim
- 5 colheres de sopa de molho de soja
- Gergelim para decorar.

Modo de preparar
Corte o mamão em bastões finos e reserve.
Corte também a manga em tiras finas e reserve.
Em um bowl, coloque a pasta de amendoim, o molho de soja e o óleo de gergelim. Misture tudo até que o líquido esteja homogêneo e a pasta de amendoim esteja dissolvida.
Em seguida, misture o suco do limão, o coentro, a pimenta, a castanha de caju e a manga.
Por último, adicione o mamão e misture novamente com cuidado.
Sirva a salada com o gergelim em cima.

Serviço

Cookers Cozinha Criativa
Comércio Local Norte 412, Bloco B, Loja 20, Asa Norte
Telefone: (61) 3033-8434
Abre de terça a sábado, das 12h às 23h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação