Revista

Plantas e flores dão um tom especial de beleza e aconchego aos banheiros

E, com o aroma, ajudam a mandar o estresse embora

Ailim Cabral
postado em 03/12/2017 07:00
Deixando um aspecto relaxante e bucólico, o uso de plantas na decoração de banheiros tem papel fundamental na diversificação, para quem quer ousar um pouco mais. É possível usar as plantas para conferir sofisticação e, ao mesmo tempo, deixar um clima bem natural no ambiente.
Ambiente criado pelo escritório RBP Arquitetura e Interiores com a banheira Slipper, da linha Vitoriana da Doka Bath Works. No banheiro, as plantas foram posicionadas em pequenos vasos, em detalhes delicados. Para garantir a sobrevivência da planta escolhida, a arquiteta Bianca Prior, do escritório RBP Arquitetura e Interiores, parceira da Doka Bath Works, explica que o ideal é o banheiro ter pelo menos um foco de iluminação natural e ser bem arejado. Os que querem investir na tendência de forma mais acessível podem apostar em vasos perto de janelas, em cima da pia ou apoiados em outras superfícies existentes no cômodo.

;Eu procuro incluir plantas e flores em todos os meus projetos, principalmente no banheiro. Mas, nas salas de banho, independentemente do tamanho, é preciso ter moderação. O ideal é aplicar as plantas nos detalhes, como em pequenos vasos dentro da área do boxe, ao lado da cuba ou em apenas um vaso maior de chão;, diz Bianca.

Já para a banheira, a arquiteta recomenda colocar pequenos vasos ao redor da peça ou em cima de tombolos (espécie de bandejas), normalmente usados para taças e livros. Ela acrescenta que plantas nas proximidades de banheiras e duchas podem trazer benefícios à saúde. Algumas espécies liberam aromas que auxiliam no combate ao estresse, quando expostas ao vapor da água quente.
A arquiteta Priscilla Martelli Machado apresentou um projeto de banheiro com planta na última edição da CasaCor e garante que as plantas trazem um aconchego maior ao ambiente. Ela, no entanto, sugere as versões artificiais para ambientes muito fechados, como a maioria dos banheiros. ;Mas têm que ser artificiais de bom gosto. A que coloquei é de silicone encerado;, aconselha.
Ambiente da arquiteta Renata Dutra. Uso de plantas dá leveza e frescor ao espaço e  quebra o ar sóbrio predominante.

Como escolher

Capim-limão
Planta comum no Brasil, libera aroma que auxilia em tratamentos para problemas respiratórios, além de ajudar no combate ao nervosismo.

Samambaia
A espécie funciona como umidificadora natural, removendo do ar poluentes como benzeno e arsênio. São indicadas para banheiros pequenos e com pouca luz natural.

Eucalipto
Conhecido por suas propriedades curativas, libera um aroma que possui efeito calmante e também promove melhora no sistema respiratório.
Proposta da arquiteta Gabriela de Rossi. Parede verde de samambaias confere aspecto de aconchego ao banheiro sofisticado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação