Revista

Dor como se estivesse pisando em agulhas alerta para fascite plantar

Doença acontece quando o tecido que sustenta o arco do pé se inflama

Marília Padovan - Especial para o Correio
postado em 03/12/2017 07:00
Quando acorda e se levanta, a pessoa sente uma dor forte e aguda na parte inferior dos pés. Ao longo do dia, a sensação tende a diminuir, mas, cada vez que se levanta após um longo período sentado, lá está a dor, de novo. Esse é o principal sintoma da fascite plantar, uma inflamação que ocorre na região da sola do pé.

A doença se manifesta principalmente entre 40 e 60 anos e tudo acontece a partir de um tecido fibroso no pé, a fáscia plantar, explica o médico Leônidas Bomfim, coordenador de ortopedia do Hospital Santa Lúcia e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do DF. O tecido se estende do calcanhar até a ponta dos dedos e tem a função de sustentar o arco plantar.

;Quando há inflamação desse tecido, a caracterizamos como fascite plantar. Ela pode ocorrer devido a microtraumas nessa região, esforço repetitivo, impactos, sobrecarga ou processos degenerativos;, afirma Bomfim. O início súbito de exercícios de alto impacto ; como a corrida de rua, o crossfit ou outra modalidade que impacte diretamente o calcanhar ; é considerado uma das causas comuns do problema, que afeta parte da população.
Doença acontece quando o tecido que sustenta o arco do pé se inflama
De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), estudos recentes têm demonstrado que a dor da fascite plantar pode estar associada ;a uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos; causados pela prática exagerada de exercícios físicos ou pela idade, por exemplo. Mas, entre as causas mais frequentes encontra-se o aumento de peso da população brasileira.

Dados do Ministério da Saúde apontam que uma em cada cinco pessoas no Brasil está acima do peso. Em 10 anos, o percentual dos que sofrem com sobrepeso saltou sete pontos percentuais ; de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. Se o Índice de Massa Corpórea (IMC) aumenta, o indivíduo carrega uma carga além da prevista, o que favorece a inflamação da área.

Devido à dor crônica recorrente, a fascite plantar interfere diretamente na qualidade de vida do paciente. O processo inflamatório provoca limitações, como dificuldades para caminhar e praticar atividades físicas e de lazer. Por isso, ao surgir qualquer suspeita da patologia, é importante procurar um especialista para fazer o diagnóstico e providenciar a intervenção mais adequada.

O tratamento conservador e não-invasivo é o recomendado para quase todos os pacientes, orienta Bomfim. ;Ele consiste em reduzir o processo inflamatório local, identificar os fatores de risco e reabilitar o paciente;, adianta o médico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação