Revista

Livros podem ser um aliado na decoração da casa

Presentes no dia a dia de quem escolhe ampliar, sempre, o conhecimento, livros também ajudam a tornar os ambientes da casa mais bonitos e acolhedores

Ailim Cabral
postado em 10/12/2017 08:00
O hábito da leitura, além de ser saudável para a imaginação, o raciocínio e o crescimento pessoal, pode ser um aliado na decoração da casa. São muitas as formas de armazenar os livros e de usá-los para dar um charme especial ao ambiente. E as pessoas têm buscado formas cada vez mais criativas.
Os que podem investir em estantes encontram opções sofisticadas e criativas. Espaços embaixo de escadas ou materiais reciclados, como paletes, são tendências econômicas e fáceis de executar. Ambiente de Ney Lima reúne, na estante, livros e outros objetos de decoração.
No Pinterest, rede social de dicas e inspirações sobre assuntos diversos, como decoração, o número de imagens salvas sobre estantes de livros tem aumentado cerca de 70% por ano. Segundo dados da plataforma, as imagens sobre estantes DIY (do inglês Do It Yourself, em português, Faça Você Mesmo) também têm crescido ; um aumento de 80% anualmente. As fotos relacionadas ao uso de livros na decoração de ambientes aumentaram 2.010% no último ano.

A tendência também é vista e valorizada por arquitetos e decoradores. O arquiteto Ney Lima afirma que livros mais bonitos, de capa dura e mais sofisticada, tornam-se objetos de decoração por si só. Podem ser usados em mesas de centro, aparadores e combinados a vasos de planta e outros elementos em estantes mistas.

Livros comuns, de uso diário, também podem ganhar ares mais decorativos quando empilhados em um canto do ambiente, todos juntos. O mesmo pode ser feito com revistas, sugere Ney.
Quem tem pouco espaço pode apostar em aparadores de livros ou na estante flutuante, uma das mais pesquisadas na internet quando se fala em livros na decoração. Porta-livros Harry Potter, Plataforma 9 ¾, da Imaginarium (preço sob consulta).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação