Revista

Uso do protetor solar deve virar rotina entre os brasileiros

Verão traz o aviso que não pode ser esquecido: uso do filtro solar deve ser diário, para proteger a pele e prevenir o câncer

Carolina Militão*
postado em 10/12/2017 08:00
O verão está chegando no próximo dia 21 e os cuidados com a pele devem ser redobrados. O uso de protetor solar é uma medida de prevenção imprescindível para a saúde. Nesta estação, o efeito nocivo do sol é acumulativo e, por ser um país tropical, o Brasil registra um índice UV (radiação ultravioleta) muito alto.

O filtro solar deve ser usado diariamente para criar uma camada protetora e diminuir a incidência dos danos solares, como cânceres de pele e envelhecimento cutâneo. A Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso de produtos com fator de proteção solar (FPS) acima de 30. A orientação é reforçada desde 2009.

Como os usuários, na prática, aplicam cerca de 30% a 50% da quantidade de protetor solar recomendada ; de 2mg/cm; ;, os dermatologistas orientam que sejam usados produtos com FPS mais elevados, para compensar. O cuidado deve ser redobrado em situações de exposição excessiva ao sol ou de pessoas de pele muito sensível.
Três protetores solares. Um do vibro laranjado, outro branco, outro preto.
Para cada tipo de pele existe uma opção ideal de filtro solar. Há protetores mais cremosos e hidratantes, para peles secas ou que estejam ressecadas. Já para as oleosas, os produtos em gel, serum, loções oil free são os mais indicados, segundo a dermatologista Marcela Mateus.

A tendência é a aplicação de protetores que agreguem quase todas as etapas do cuidado diário da pele em um só produto: hidratação, proteção e maquiagem, como os filtros solares em pó para a reaplicação durante o dia. ;Temos que adequar o uso do filtro solar à rotina do paciente, para que não haja ;desculpas sinceras; para não adotá-lo;, afirma.

Marcela recomenda que o protetor seja aplicado pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, ;ainda sem roupa, uniformemente por todo o corpo e na quantidade correta indicada pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção;. A reaplicação também é necessária e está associada não só ao tempo de exposição ao sol. Outros fatores devem ser observados, como os ambientais ; tipo de roupa, toalha, vento, água, suor, entre outros ;, fórmula do produto e atividades exercidas pela pessoa.

Para o dermatologista Erasmo Tokarski, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, principalmente se a pessoa estiver à beira da praia ou na piscina. No caso do brasileiro, diz ele, uma boa proteção da pele ocorre a partir do fator 30.Três protetores solares. A cor deles são branca com laranja.

Tipos de pele

Criada em 1976, pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick, a escala Fitzpatrick classifica a pele em fototipos de 1 a 6. O número varia de acordo com a sensibilidade da pele quando exposta ao sol e a capacidade de cada pessoa se bronzear.
  1. Pele muito branca: sempre queima, nunca bronzeia, muito sensível ao sol.
  2. Pele branca: sempre queima, bronzeia muito pouco, sensível ao sol.
  3. Pele morena clara: queima (moderadamente), bronzeia (moderadamente), sensibilidade normal ao sol.
  4. Pele morena moderada: queima (pouco), sempre bronzeia, sensibilidade normal ao sol.
  5. Pele morena escura: queima (raramente), sempre bronzeia, pouco sensível ao sol.
  6. Pele negra: nunca queima, totalmente pigmentada, insensível ao sol.
Fonte: Marcela Mateus, dermatologista
Três protetores solares. Um do vibro laranjado com branco, outro branco com azul e opor fim outro amarelo com laranja.

Dicas

  • Quanto maior o fototipo, mais escura a melanina, pigmento que protege a pele contra a radiação. Portanto, pessoas de pele clara têm menos proteção e precisam de fotoprotetores com FPS e UVA maior.
  • É importante usar produtos que sejam mais secos, no caso de pessoas com pele oleosa, ou produtos mais hidratantes, no caso de quem apresenta pele seca.
  • Como os raios UVA atravessam janelas e entram em contato com a pele, é necessário considerar a proteção em ambiente fechado.
  • Quem tem pele clara deve usar FPS mais alto.
  • Quem tem pele escura pode usar FPS menor.
  • Veja a marca que melhor se adequa ao seu tipo de pele e, na dúvida, consulte um médico ou farmacêutico.

Fonte: Lucas Portilho, pesquisador em fotoproteção da Unicamp, farmacêutico e diretor do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele de Campinas.

Você sabia?

Se você usar protetor 50 em uma fina camada e espalhar muito, ele vira FPS 5, perdendo a função.
Três protetores solares. Um do vibro laranjado com branco, outro branco com azul e opor fim outro amarelo com laranja.
* Estagiário sob supervisão de Valéria de Velasco, especial para o Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação