Revista

Faça chuva ou sol, é verão

Vento de maresia, céu cinza e garoa. Foi assim que Barra Velha, no litoral catarinense, decidiu se vestir no verão. Veja as fotos

postado em 15/01/2018 11:28
Vento de maresia, céu cinza e garoa. Foi assim que Barra Velha, no litoral catarinense, decidiu se vestir no verão. No centro da cidade, já é possível sentir as bênçãos vindas do Morro do Cristo, a 40m de altura.

Conforme os pés se enterram nas areias fofas, é possível transitar de uma praia para outra sem se dar conta. São 20km de praia, na Costa Verde e Mar ; Praia Central, Boca da Barra, Praia da Península, Praia das Pedras Negras do Sol, Costão Pedras Brancas e Pedras Negras, Praia das Pedras Brancas (Barrinha), Praia do Grant, Praia do Cerro e Lago.

Apesar da variedade de praias, o ponto turístico mais visitado é a ponte Pênsil, instalada no rio Itapocu, que mais à frente encontra o mar. Nela é possível ver o sol se pôr e experimentar a estranha sensação de andar sobre as águas calmas repletas de turistas boiando, praticando esportes ou pescando pelas redondezas do lago.

Falando em pesca, é com ela que muitos moradores sustentam suas famílias, por seguidas gerações. Isso quem conta são os pescadores Mario João de Henrique, 50 anos, e Edilson Braz, 48. ;Desde que me conheço, estava dentro do barco, comecei com 16 anos e assim também foi com o meu pai e o meu avô;, relembra Mario.

A rotina deles começa na madrugada, por volta da 1h. Quando retornam ao solo, o sol está começando a se espreguiçar, às 5h da manhã. Edilson conta que às 6h é o melhor horário para pegar peixe fresco. Com um sorriso no rosto, ele nos mostra onde fazem a limpeza dos peixes ; tudo acontece a céu aberto, na Praia Central.

O que fica de Barra Velha é a simplicidade de uma cidade pequena, que sabe que o verão pode estar em cores diferentes das habituais, como o cinza e o azul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação