André Baioff*
postado em 15/01/2018 13:09
Vivemos em uma era digital e isso não tem volta. A conectividade ultrapassa barreiras e faixas etárias. Crianças fazem rotineiramente uso de aparelhos tecnológicos como smartphones, tablets, notebooks e computadores. Já que não há mais saída, que tal recorrer a aplicativos educativos para que elas possam usufruir do mundo da tecnologia de forma saudável e se manter distantes de perigos existentes na internet?
Para Gilberto Lacerda dos Santos, doutor em sociologia do conhecimento científico e tecnológico pela Universidade de Brasília (UnB), embora jogos eletrônicos tenham aspectos positivos ; como o desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio lógico, do empreendedorismo, da competitividade etc. ;, os aplicativos voltados para educar ainda são pouco atrativos. E isso é um grande desafio.
;Em um mundo ideal, sem dúvida, aplicativos educativos deveriam ser a porta de entrada de pequenos usuários no universo da internet. Porém, dada a complexidade de se aliar o lúdico e o educativo, isso pouco acontece;, admite Gilberto. Essa integração a que ele se refere é um desafio importante para desenvolver aplicativos educativos.
A enfermeira Luana Dias da Cunha Diniz, 32 anos, tem dois filhos: Miguel, 6, e Matheus, 4. Há pouco tempo, ao assistirem a um desenho em um canal por assinatura voltado para o público infantil, viram um comercial mostrando o aplicativo Fun english with Doki ; jogos infantis em inglês. Os garotos se interessaram e pediram para Luana baixá-lo no celular. ;Eles estão gostando muito;, diz.
Mas esse não foi o primeiro contato dos garotos com a interatividade da internet. Miguel e Matheus estudam em uma escola com o sistema COC de ensino ; rede que visa à integração de conteúdos tradicionais com os digitais, com a utilização de recursos multimídia, internet e tablets ;, que disponibilizam jogos educativos para os alunos.
Ponderação
Para Luana, hoje o mundo está muito ligado à tecnologia e esses jogos são uma ferramenta mais atrativa na educação e no desenvolvimento da garotada. ;É um aprendizado de forma lúdica e cativante;, pondera. Luana deu aos filhos os antigos aparelhos celulares dela e do pai para que eles vissem apenas desenho no YouTube. Mas ela ressalta que o uso é controlado durante a semana. Agora, que estão de férias, acabam usando um pouco mais. Mas, em período de aulas, é só aos fins de semana.
Para Carla Cristie de França Silva, especialista em tecnologia da informação e da comunicação em educação e coordenadora do curso de pedagogia da Universidade Católica de Brasília, é importante as crianças ;saírem do aplicativo;, ou seja, do universo digital, e irem para a vida real. Isso quer dizer que são fundamentais as brincadeiras interativas e presenciais para o desenvolvimento cognitivo do ser humano.
;Tudo em exagero não é saudável, precisamos supervisionar todas as atividades que são propostas nos ambientes digitais, como ;babás eletrônicas;, e dividir as atenções e responsabilidades;, reforça. Para ela, essa missão não é somente da escola, mas, sobretudo, dos pais e/ou responsáveis, que devem estimular a interatividade e a socialização das crianças nos primeiros passos da vida.
Usando os aplicativos
São inúmeras ofertas de aplicativos educativos para crianças nas plataformas digitais como Play Store (no caso de aparelhos Android) e Apple Store (para dispositivos iPhone), tanto pagos quanto sem custo algum. Para ajudar na seleção, as plataformas contam com avaliações e comentários dos próprios usuários para facilitar a escolha. Além disso, a Revista filtrou alguns dos mais usados para simplificar a busca. Confira:
Fun english with Doki ; jogos infantis em inglês
É o novo aplicativo do Discovery Kids (canal pago voltado para o público infantil) e propõe jogos de aprendizado na língua inglesa. Além disso, sugere brincadeiras para desenvolver habilidades motoras. A cada lição, ensina uma habilidade diferente, de forma intuitiva. As crianças aprendem os números, a diferença entre plural e singular, as cores e suas combinações, os nomes dos animais, as frutas, os veículos, entre outras coisas. E se familiarizam com o vocabulário do idioma inglês da mesma forma que aprenderam o próprio idioma: observando, escutando, executando atividades e sendo expostas à pronúncia de frases e palavras.
Avaliação: 4,0
YouTube Kids
O acesso garante mais segurança de que as crianças não verão conteúdos impróprios à sua idade. O aplicativo filtra vídeos impróprios para a garotada. E, para ajudar ainda mais os pais, oferece ferramenta como o controle parental para que, se aparecer um vídeo impróprio, eles tenham o direito de bloquear, denunciar e alertar, e o aplicativo realizar uma revisão rápida do conteúdo detectado.
Avaliação: 4,5
Kids 3 ; jogos educativos para crianças
Esse aplicativo contém 12 jogos com a proposta de aprender o nome dos animais e os seus sons; mais de 100 palavras; os números e as letras em inglês, espanhol e português; distinguir formas; paint & cores; juntar pontos; melhorar a memória, a lógica e a concentração. As crianças podem desfrutar, também, de jogos de divertimento que vão melhorar as habilidades motoras e de visão espacial. Na descrição, eles garantem que são ideais para crianças no período pré-escolar.
Avaliação: 4,2
Comida Engraçada 2: Infantis jogos de aprendizagem ; educação infantil
Com 15 jogos infantis, o participante aprende sobre formas e cores. Além disso, trata de vários tópicos como figuras geométricas, lógica, tamanhos etc. Também tem puzzles ou o famoso quebra-cabeça.
Avaliação: 4,4
Aventuras pré-escolares 1
Esse aplicativo é em formato puzzles, com 36 quebra-cabeças, e pretende explorar as habilidades de crianças entre 3 e 4 anos. Contém 600 imagens projetadas para essa faixa etária e arquivos de áudio com nomes de animais, vegetais e frutas, cores, números, tamanhos, pássaros e outros. No aplicativo, aprendem-se números de 1 a 10; formas de quadrado, círculo e triângulo; semelhanças de ferramentas de transporte, animais, frutas, roupas, insetos, peixes, bonecos, utensílios de cozinha e de trabalho; tamanhos grandes, médios e pequenos; consciência bilateral; sombra de objetos; e por aí vai.
Avaliação: 4,2
Awesome Paper Toys
Com a proposta de ser um aplicativo de artesanato, basta o participante escolher uma figura e seguir as instruções para fazer uma figura de papel 3D e brincar conforme a imaginação. Lá, é possível fazê-los voar e se mover. O aplicativo disponibiliza materiais como papel, tesoura e cola, por exemplo, e mistura fantasia com realidade. O Awesome paper toys está disponível somente para dispositivos iOS e é pago.
Avaliação: 4,5
Little Dentist
O intuito desse aplicativo é trabalhar a imaginação de forma descontraída e divertida. Voltado para crianças entre 5 e 10 anos, ensina da forma mais lúdica possível a importância de conservação dos dentes. O usuário é o dentista que cuida dos mais diversos pacientes e tem que realizar limpezas, escovação, retirar cáries, sujeiras e remoção de dentes estragados. Isso traz noções básicas de higiene bucal e enfatiza as habilidades motoras dos pequenos.
Avaliação: 4,0
* Estagiário sob supervisão de Sibele Negromonte