Revista

Boa alimentação e muita hidratação são fundamentais para o carnaval

É necessário energia para cair na farra

Juliana Andrade
postado em 04/02/2018 07:00
O carnaval está chegando e, para garantir energia para a festa, os bons hábitos alimentares devem ser colocados em prática antes. A nutricionista Joana Lucyk recomenda que alguns alimentos sejam evitados, como o açúcar e as comidas com aditivos químicos. Já a nutricionista funcional Keila Dias destaca a importância de fortalecer o sistema imunológico. ;Podemos fazer isso aumentando a fonte de vitamina C e consumindo frutas mais ácidas, como laranja, limão, acerola e tangerina;, ensina.

A chef de cozinha Gabrieli Piquet, 37 anos, já está se preparando para a folia. Em sua programação, alguns bloquinhos e festas estão garantidos, além de uma alimentação reforçada. ;Eu me alimento com alguns bolinhos proteicos, que eu faço com batata-doce, ou até com algo mais prático, como açaí sem açúcar, apenas com uma fruta;, conta.

Com a arquiteta Adriana Suzano não é diferente. Apaixonada por carnaval, ela não dispensa uma folia. Cuidar da alimentação já faz parte da rotina dela e não fica de lado, claro, durante os dias de festa. ;Eu tenho várias restrições. Não posso comer nada que tenha farinha de trigo e queijo, por exemplo. Nesta época, procuro comer muita fruta e beber bastante água para hidratar, já que no carnaval sempre tomo muita cerveja;, destaca.

De acordo com Joana Lucyk, uma dica para fortalecer o sistema imunológico é o consumo de alimentos probióticos, ou seja, aqueles que fornecem fibra. ;Essas fibras estimulam a multiplicação das bactérias do intestino e ajudam na imunidade. Temos bactérias boas e ruins e outras que vivem de acordo com a situação. Toda vez que comemos muito açúcar, por exemplo, essas bactérias vão para o lado ruim e comprometem a imunidade;, explica. Entre os alimentos indicados pela profissional estão couve e batata-doce.
Gabrieli  se previne contra a fome e o cansaço: na bolsa, leva snacks saudáveis para comer enquanto brinca no bloco
A nutricionista ainda aconselha que os foliões evitem alimentos industrializados e busquem equilibrar as proteínas. ;Prefira carnes brancas, como peixe e frango. A gordura é bem-vinda, mas não se deve consumir as saturadas em excesso. Carboidratos também são bons, mas prefira os com baixos índices glicêmicos;, enfatiza Lucyk.

Para os que costumam ingerir bebidas alcoólicas durante a folia, a nutricionistas Keila Dias ressalta que o fígado também merece uma atenção prévia. ;As toxinas passam todas pelo fígado, então, é preciso dar uma melhorada nele antes. Alimentos como alho, açafrão, chá de boldo e folhas verdes escuras são ótimas opções para essa preparação;, aponta.

O que comer antes de sair de casa?

Sanduíche, com pão integral, vegetal e frango desfiado.
Omelete com farelo de aveia e salada.
Sopa de legumes

Fonte: Nutricionista Joana Lucyk

;Olha, olha, olha, olha a água mineral;

Em meio à festa, as pessoas se empolgam com a bebida alcoólica e se esquecem da nossa velha amiga água. Tomar muito líquido deve fazer parte da rotina, independentemente da época do ano, e não pode ser deixado de lado no carnaval. Gabrieli Piquet sabe bem disso e aposta na hidratação para se livrar da ressaca. ;Antes, tomo muito chá de canela com gengibre ou menta. Eu me hidrato bem para não sentir ressaca depois e, durante o evento, continuo tomando bastante água;, diz.

A nutricionista Keyla Dias lembra que as pessoas não podem achar que, por estarem tomando líquido ao ingerirem bebidas alcoólicas, não precisam de água. Muito pelo contrário, o consumo de água se torna ainda mais necessário nesses casos, para não causar desidratação.

Recupere o organismo

Para cortar os efeitos da cerveja, Adriana Suzano bebe muita água e come bastantes frutas
Nem todos conseguem seguir todas as indicações dos especialistas para uma boa alimentação durante o carnaval. Adriana Suzano, por exemplo, admite que se permite sair da rotina. ;Não me apego à dieta durante o feriadão, principalmente quando estou viajando. Abro exceções, mas dentro das minhas restrições. Eu até como besteira, mas até elas são limitadas;, comenta.

Os nutricionistas alertam que os cuidados devem continuar após as festas. É preciso equilibrar o organismo novamente, fortalecer a imunidade e voltar a comer de três em três horas. ;O carnaval é um período muito específico, nem sempre dá para manter uma alimentação 100%, mas não deixe para lá. Depois da folia, o organismo precisa se recuperar;, adverte Lucyk.

Entre as dicas das profissionais, os chás desintoxicantes são ótimas opções para a metabolização do álcool, já os carboidratos ajudam a recuperar o glicogênio. ;Escolha os carboidratos de baixo índice glicêmico. Opte por massas integrais, batata-doce, inhame, entre outros;, frisa Lucyk. Sucos detox, folhas verdes escuras e muito líquido também são ótimos nessa hora.

Recarregue as baterias

Depois de muitas horas de folia, é preciso recarregar a bateria e é nessa hora que muitos fazem más escolhas alimentares. Nos bloquinhos carnavalescos, costuma-se encontrar algumas barraquinhas com comidas práticas, mas nem sempre saudáveis. ;Durante as festas, a gente acaba indo para as comidas de rua, mas não saia comendo qualquer coisa. Procure coisas leves, mas que dêem energia. Um milho verde, por exemplo, é uma ótima opção;, aconselha a nutricionista Joana Lucyk.

Para não ter que se preocupar em ficar procurando comida durante os blocos, Gabrieli sempre leva uns petiscos na bolsa. ;Levo uns snacks de grão-de-bico. Se bater a fome, eles estão ali, à mão.; Uma dica das especialistas são as castanhas, que são práticas e uma ótima fonte de energia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação