Revista

Dicas para deixar sua casa mais aconchegante e agradável no verão

Na estação mais agitada e alegre do ano, tecidos leves, cores vivas, plantas e difusores ajudam a deixar os ambientes agradáveis e aconchegantes

Carolina Militão*
postado em 04/02/2018 07:00
A estação mais quente do ano pede atenção, cuidados e dicas redobradas com o cabelo, o corpo e a pele. Na decoração da casa não poderia ser diferente. Afinal, o verão é uma época alegre ; nela ocorrem as festas de fim de ano, as férias, o carnaval e as incessáveis confraternizações com amigos e familiares.
Pequena ou grande, a varanda é um convite ao bem-estar. No projeto da arquiteta Larissa Dias, o espaço ganhou uma confortável mesa e uma grande chaise redonda em fibra sintética, ideal para leitura e relax. As plantas ornamentais são de fácil manutenção e ficam nos cantos, para não comprometer a circulação. O piso em pedra natural refresca e dá um ar de requinte ao ambiente.
A temporada combina com leveza, frescor e conforto. Segundo os arquitetos Marcus Leite e Lídia Branquinho, é importante deixar a casa arejada e perfumada. Um bom aliado é o difusor de ambiente, pois é encontrado com facilidade e existem diversas opções de perfume. Os cítricos são bem adequados para esta época do ano.

As cores alegres e quentes também são usadas para deixar o lar com a cara do verão. Os tons mais indicados, além do tradicional branco, são vermelho, amarelo, verde, laranja, azul e rosa. E, claro, o ultraviolet, eleito pela Pantone a cor de 2018. Estampas coloridas ou com desenhos de flamingo ajudam a dar o toque da estação.
Neste projeto, a arquiteta Gláucia Britto integrou os ambientes e, com isso, deixou a natureza entrar na casa. Ao som da suave cascata que despeja água na piscina, as peças para um perfeito relax se completam com as chaises espalhadas pelo ambiente da varanda.
Tecidos leves são importantes na hora de climatizar o local para receber os amigos, e deixam o ambiente gostoso. ;Tecidos como linho, algodão e seda possuem texturas agradáveis ao toque. Eles são recomendados para o verão, pois possuem leveza, textura confortável e não esquentam;, informa Lídia.

Simplicidade e aconchego ajudam a criar conforto no verão. E nem é preciso gastar muito. Três medidas, simples e rápidas, podem renovar o ambiente nessa temporada: colocar uma planta na sala, pintar uma parede com uma cor bem marcante e trocar as capas das almofadas.Tecidos claros e iluminação natural são as dicas das arquitetas Fernanda Sperb e Ligia Jardim para criar uma casa com cara de verão.  O quarto se abre para a convidativa piscina, toda cercada por um bonito jardim.

Dicas

  • O verão pede colorido nos detalhes e cores claras e calmantes como pano de fundo. A base neutra de um sofá, por exemplo, pode receber almofadas com estampas supercoloridas.
  • Para deixar o ambiente com mais ar de frescor, o tropical está super em alta. Estampas de folhas e flores distribuem alegria na casa.
  • Tecidos como o linho e o algodão não esquentam e são ótimos para cobrir o sofá.
  • Criar uma parede com quadrinhos, combinando a paleta de cores com a existente no ambiente, ajuda a dar leveza.

Fonte: Marcus Leite, arquiteto.Base neutra aliada a detalhes coloridos é a proposta dos arquitetos Marcus Leite e Lídia Branquinho na decoração inspirada nos tons do verão. Na parede, uma composição de quadros com diferentes molduras. No sofá, almofadas bem coloridas dão versatilidade ao ambiente. As duas mesas de centro redondas facilitam a circulação dos moradores.

Sem gastar

  • O ideal é abusar de plantas, flores, folhagens verdes, que deixam a casa mais colorida.
  • Mantas leves e estampadas, jogadas em cima do sofá, remetem ao despojamento do verão.
  • Almofadas e objetos coloridos alegram o olhar e o ambiente.
  • Abrir a porta da casa para o sol entrar e energizar o ambiente.
  • Organizar a mesa com pratos e copos coloridos, para entrar no clima do verão.

Fonte: Gláucia Britto, arquiteta.

*Estagiária sob supervisão de Valéria de Velasco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação