Publicidade

Correio Braziliense BELEZA

Franjas são eleitas um dos cortes preferidos das mulheres

Elas estão entre os cortes preferidos das mulheres, mas, para não errar na escolha, especialistas afirmam que observar o formato do rosto é fundamental


postado em 04/03/2018 07:00 / atualizado em 02/03/2018 17:01

(foto: Raquel Cunha/Globo - 22/1/18)
(foto: Raquel Cunha/Globo - 22/1/18)
Que garota nunca se aventurou em uma franja? Elas são ótimas opções para quem quer dar um “up” no visual com delicadeza e estilo. São diversos os modelos: enviesada, curta, desfiada, reta e arredondada. Acredite, tem franja para todo tipo de rosto e cabelo. Não é à toa que ela é a queridinha de muitas mulheres.
 
Para o cabeleireiro Luiz Marcelo Caetano, do Salão Hélio, o caimento sobre a testa serve como uma espécie de moldura para o rosto. “A franja tem um papel fundamental na estética facial. Ela pode emoldurar e a ainda ressaltar alguns pontos que a cliente tem de bonito”, afirma.
 
Os profissionais destacam que a decisão sobre o estilo de franja merece atenção, pois, se má escolhida, pode se tornar uma vilã. Raiene Rodrigues, do Instituto Embelleze, destaca que a definição do corte requer alguns cuidados. “Além do tipo e da ondulação do cabelo, deve-se observar, principalmente, o formato do rosto.”
 
Marcelo complementa: “A adequação da franja também vai muito da referência da essência da mulher. Hoje, há uma tendência muito forte de as clientes pedirem franjas extremamente curtas, sendo que o formato do rosto, às vezes, não condiz com aquele estilo. O corte está muito ligado à autenticidade da pessoa, de como ela quer ser vista”, assegura.

Use a seu favor

O hair style Ivan David conta que, além de ressaltar alguns traços, a franja, se bem escolhida e cortada da forma correta, tem o poder de disfarçar alguns pontos, caso seja esse o desejo da mulher. “Ela orna o rosto e deixa um ar mais jovem. Também pode ajudar a esconder espinhas, cicatrizes ou, até mesmo, rugas”, comenta.
 
Os profissionais explicam ainda que a franja tem o poder de causar algumas impressões, como diminuir o tamanho da testa, afinar o rosto ou alongá-lo. “Para dar uma levantada no rosto, por exemplo, gosto de dar um volume no topo da cabeça e uso a franja para isso”, acrescenta Ivan.
 
De acordo com Luiz Marcelo, para aquelas que têm o rosto redondo e querem afiná-lo, as franjas diagonais são ótimas escolhas. Já para as que têm o rosto quadrado, uma franja desconectada proporciona suavidade à face.

Dica de ouro

Sabe o bom e velho “faça você mesmo”? Nesse caso, não faça! Na internet, é comum encontrar alguns tutoriais com técnicas para cortar o cabelo, mas também são inúmeros os vídeos de pessoas que não obtiveram muito sucesso fazendo isso. Para Raiene Rodrigues, cortar a própria franja é muito arriscado. “Jamais faça isso, pois a franja compõe a moldura do rosto. Um erro pode demorar algum tempo para ser corrigido.” Ivan David alerta que um dos grandes riscos que a pessoa corre é cortar a franja muito curta. “Procure um profissional. Se a pessoa errar e cortar muito curta, não tem nem como prender.”





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade