Revista

Unir turismo a cerimônia intimista tem sido opção de cada vez mais casais

Eles buscam paisagens paradisíacas ou locais com simbolismo especial para dizer o tão esperado sim

Juliana Andrade, Ailim Cabral
postado em 11/03/2018 07:00
Passagens aéreas, passaporte, hotel reservado. Na mala, um vestido de noiva, terno, gravata e alianças. O destino? Casamento. É essa a proposta do destination wedding, sair do casamento tradicional e transformar a celebração do matrimônio em uma viagem inesquecível.

Seja no litoral, seja no campo ou na cidade, no Brasil ou no exterior, opções de paisagens maravilhosas não faltam. Segundo a wedding planner Diana Parigot, da Welcome trips, a procura por esse tipo de serviço tem crescido no Brasil. A agência em que ela trabalha, por exemplo, realizou 17 casamentos nesse estilo em 2016. Em 2017, o número pulou para 48 celebrações e, para 2018, já há 60 festas agendadas.

Com a empresa de Adriana Pereira da Silva, a Kemp Viagens, não é diferente. Ela conta que passou a investir nesse tipo de serviço em 2015, depois de ter sido procurada por uma noiva. Já no ano seguinte, realizou 12 casamentos, número que subiu para 49 em 2017. A expectativa é de que em 2018 sejam organizadas 100 cerimônias.

Ela acredita que o motivo principal para esse aumento é o baixo custo com a festa. ;Normalmente, os noivos pagam a cerimônia, as próprias passagens e hospedagem. Os convidados se bancam, e isso deixa tudo muito mais em conta;, justifica.

O consultor de eventos César Serra ressalta que as vantagens do destination wedding são muitas. Entre elas, cenários incríveis, um álbum de fotos diferente, a redução do número de convidados e uma comemoração prolongada. Mas, para garantir que a festa dos sonhos não se torne um pesadelo, ele alerta para alguns detalhes. O primeiro é buscar uma boa assessoria. ;Um casamento fora dá muito mais trabalho. O profissional que vai apoiar o casal tem que ter toda uma estrutura, como o conhecimento de bons fornecedores.;

Diana conta que trabalha com diferentes fornecedores nos destinos mais procurados, como Punta Cana e Caribe. ;A gente tem produtores e parceiros nos principais locais. Caso os noivos escolham um lugar novo, a gente vai atrás dos profissionais, faz visita técnica e fecha um bom contrato para garantir os fornecedores;, explica.

Adriana destaca que as empresas oferecem variados pacotes que podem facilitar a organização da festa. Ela explica que a maioria dos resorts que fazem esse tipo de serviço tem toda a estrutura pronta. Os noivos apenas pagam o valor da hospedagem e, algumas vezes, uma pequena taxa. Isso costuma dar direito a uma festa para cerca de 30 pessoas, com local, cadeiras, bancada para a cerimônia, bolo e espumante incluídos.

Alguns hotéis, segundo Adriana, oferecem ainda o buquê e a flor da lapela do noivo. A decoração é simples, mas o casal tem a opção de incrementar a festa com mais flores e banda, por exemplo, além de aumentar as quantidades, de acordo com o desejo e o orçamento.

Serra aponta que, além de uma boa assessoria, é preciso ficar atento aos costumes do país escolhido, em casos de casamentos no exterior. ;A noiva que casa em Punta Cana tem que entender que não existe o bombom que tem no Brasil, alguns lugares não oferecem bolo-maquete, não há bem-casado. Ela precisa ser uma noiva aberta às novas opções e se adaptar ao lugar que escolheu;, frisa.
Eles buscam paisagens paradisíacas ou locais com simbolismo especial para dizer o tão esperado sim

O sim diante de 12 pessoas

Um lugar especial para o casal foi o destino escolhido para a cerimônia que uniu Andressa Lucena de Miranda Jaguaribe, 27 anos, e Pedro Raposo Jaguaribe, 27. Em 2016, o casal fez uma viagem para Portugal, com passagem por Barcelona, e foi durante o passeio que o noivo fez a tão esperada pergunta para Andressa.

A engenheira civil e o advogado começaram a namorar em 2011 e, desde o início do relacionamento, falavam em casamento. ;Mas sabíamos que era preciso esperar o namoro amadurecer e nos estabelecer financeiramente para iniciar nossa vida a dois;, pondera Andressa.

Seis anos depois, eles disseram o sim na Praia da Adraga, em Sintra, Portugal. Ao escolher o lugar, o casal sabia que a viagem seria cara. Por isso, não criaram expectativas nem se chatearam com os que não puderam ir. Ao todo, foram 12 convidados: os pais dos noivos e quatro casais de padrinhos, um deles a irmã e o cunhado da noiva.

Apesar de sempre ter sonhado com uma grande festa de casamento, a noiva abriu mão da ideia ao perceber que o valor seria mais do que o bastante para reformar o apartamento do casal. ;Resolvemos casar no civil e fazer uma viagem de lua de mel, mas o sonho de me casar vestida de noiva persistia;, confessa Andressa.

Quando fazia orçamentos para a festa, ela se deparou com o elopement wedding, tendência que consiste em ;fugir; para se casar. Em geral, apenas os noivos viajam, mas podem ser acompanhados pela família e poucos amigos.

O casal passou alguns dias em Lisboa e a ideia se formou na cabeça de Andressa. ;Como eu queria muito marcar esse momento, decidimos fazer uma pequena cerimônia na praia, com os nossos pais, e depois, jantar em um restaurante próximo;, conta. Depois, o casal seguiu para a lua de mel na Itália.

Apesar da ausência de pessoas queridas, Andressa não se arrepende de ter trocado uma festa pelo destination wedding. ;Foi uma celebração íntima, com romantismo e amor. Percebemos que o que importa realmente são as pessoas que torcem pela nossa felicidade, presentes ou vibrando de longe, pois a essência de um casamento é a cumplicidade, a família e a celebração do amor.;

O mar como convidado especial

Eles buscam paisagens paradisíacas ou locais com simbolismo especial para dizer o tão esperado sim
;Nós adoramos o mar. Sempre que podemos, fugimos para vê-lo. Então, pensamos em fazer uma cerimônia com pé na areia, onde o mar fosse o plano de fundo;, conta a servidora pública Karine Rodrigues da Silva, 30 anos, que se casou em Punta Cana, na República Dominicana.

Depois de tomar a decisão, ela e o noivo, o também servidor público Renan Oliveira Santos, 38, se conformaram em dizer o aguardado sim sozinhos. Pelos custos, pensaram que ninguém iria querer acompanhá-los. ;Não imaginávamos que as pessoas fossem topar nos acompanhar por conta própria, mas, quando fechamos o contrato e comunicamos aos amigos e familiares, 24 pessoas quiseram viver esse sonho com a gente;, lembra Karine.

Apesar de não ter feito orçamentos de festas em Brasília, por não ser o tipo de cerimônia que queria desde o início, Karine afirma que, na mesma época, tinha amigas organizando os próprios casamentos e, pelos cálculos, chegou a gastar 80% a menos que algumas delas.

Juntos desde 2014, oficializaram a união em junho do ano passado e afirmam que se casar em uma praia, no exterior, e ainda emendar a lua de mel foi uma das melhores decisões que tomaram. Apaixonados por viagens, Karine e Renan não sonhavam com uma festa tradicional e resolveram se casar em uma cerimônia que simbolizasse o espírito viajante do casal.

Karine afirma que poder dizer sim para o marido em frente ao mar azul-turquesa, com a família e os amigos esperando por eles na areia, foi um dos momentos mais inesquecíveis de sua vida. Punta Cana também foi o destino escolhido pela publicitária Elisa Roriz, 38. Para ela, que nunca tinha sonhado em se casar na praia, a escolha foi certeira. ;Eu, simplesmente, amei ter me casado fora. Foi uma viagem de amigos com um casamento no meio. A animação era latente, as pessoas que foram realmente queriam estar lá.;

Quatro festas

Eles buscam paisagens paradisíacas ou locais com simbolismo especial para dizer o tão esperado simElisa conta que a ideia de se casar na praia, inicialmente, não agradou muito, mas passou a ser uma opção por não encontrar fornecedores disponíveis e hotéis pequenos em outros lugares. ;Não era uma proposta que me agradasse, pois os pacotes dos grandes hotéis eram muito limitados e eu não queria aqueles hotéis imensos que, enquanto você casa, outros hóspedes estão de biquíni na piscina.;

Mas foi justamente o hotel que levou Elisa a escolher as praias de Punta Cana. O casal fechou um pacote com uma agência de viagem e quatro diárias para os convidados. ;Decidimos fazer uma festa por dia, já que a proposta era que as pessoas curtissem o local.;

Para organizar a cerimônia, o hotel ofereceu a Elisa três diárias para conhecer o local e conversar com os fornecedores. ;O hotel que escolhemos também tem o serviço de cerimonial para casamentos, o que fez grande diferença. Então, três meses antes da festa, eu viajei com minha mãe para lá;, relembra.

Depois da viagem, todas as tratativas passaram a ser pela internet. ;Eu sou uma pessoa muito detalhista, então escolhi absolutamente tudo do meu casamento. Essa parte foi um pouco difícil, pois, além dos preços em dólar, havia a escassez de fornecedores e serviços. Foi um pouco estressante em determinado momento por conta da diferença do serviço que é oferecido lá e todas as opções que temos em Brasília;, comenta.

A cerimonialista do hotel ajudou Elisa com a indicação de vários fornecedores para que tudo saísse perfeito. A jovem só levou do Brasil o DJ e alguns doces que não existiam no país, como bem-casado e pão de mel.

O casamento contou com 120 convidados, que comemoraram a união do casal em um jardim do hotel com vista para a praia. ;100% dos hóspedes eram convidados e a maioria se conhecia. Fez toda a diferença. Virou uma grande viagem de amigos com festas todos os dias;, lembra.

Sobre gastos, diferente de Karine, Elisa assume que o casamento não saiu mais barato do que se tivesse feito em Brasília, por ter tido quatro festas, todas personalizadas e com decorações diferentes. Porém, ela destaca que o investimento valeu a pena. ;Eu indico demais fazer casamento fora, pois a animação é diferenciada. Se for um pacote de alguns dias, o mais legal é que, no dia do casamento, todos os convidados já se conheceram, então, vira realmente um grande encontro de amigos.;

Barateando os custos

Um dos principais motivos que levam as noivas a optarem pelo destination wedding é a duração da festa. Por ser uma viagem, a programação costuma ir além da cerimônia, proporcionando uma convivência de, no mínimo, três dias com familiares e amigos. Adriana Pereira da Silva acrescenta que muitos dos casais que procuram a sua agência e escolhem casamentos no Caribe, por exemplo, nunca viajaram para o exterior. ;Eles realizam dois sonhos de uma vez, se casam e conhecem outro país.;

Outra vantagem é o valor gasto. O consultor de eventos César Serra explica que nem sempre o valor do destination wedding é menor do que o de uma festa tradicional, pois os custos variam de acordo com o estilo da festa e o número de convidados, mas que a redução é possível.

;Em alguns casos, chega a custar 30% mais barato que uma festa realizada no Brasil, devido à quantidade de convidados, que tende a ter números reduzidos, já que cada um arca com seus gastos de viagem;, conta.

Adriana ainda complementa que muitos dos resorts fazem promoções e pacotes especiais para os noivos. ;A cada cinco hospedagens, eles dão a sexta de graça ou somam as horas de hospedagem de todos os convidados e oferecem horas de festa, de acordo com a média das noites alugadas. Se os noivos e convidados compram, ao todo, 75 noites, por exemplo, eles ganham uma festa de nove horas, com bebida e comida, que pode ser dividida em dois dias;, explica.

A profissional afirma que, caso paguem apenas os próprios custos e resolvam incrementar a cerimônia, o casamento custa R$ 15 mil em média. ;Isso é com uma festa boa, com bebidas e decoração extra. Acredito que, mesmo se pagarem para alguns convidados da família, como muitos acabam fazendo, também sai mais em conta do que uma grande festa em Brasília;, completa.

Sem sair do Brasil

Eles buscam paisagens paradisíacas ou locais com simbolismo especial para dizer o tão esperado simA fotógrafa Priscilla Vallone, 24 anos, define bem a sua festa de casamento: ;Inesquecível;. Priscilla e o marido, o empresário Filipe Souza, 25, não precisaram ir muito longe. Os registros da cerimônia do casal são a prova de que o Brasil também tem cenários perfeitos para um lindo destination wedding.

Nas fotos, as lembranças da festa ainda emocionam Priscilla. ;Não tem como descrever. Acho que o principal foi a energia da cerimônia. Foi incrível. A gente sentia o carinho das pessoas, uma energia boa e positiva;, diz.

A escolha não podia ser mais romântica. Os noivos se casaram em Gramado, na Igreja de São Pedro, próxima aos cadeados coloridos da Fonte do Amor Eterno. O casal já conhecia a cidade. Inclusive, o pedido de casamento foi feito durante uma viagem ao local. ;Ele fez o pedido ao lado da fonte e, quando colocamos o cadeado, vimos a luz acesa na igreja. Então, entramos para fazer uma oração e decidimos que a gente casaria ali;, relata a fotógrafa.

Trabalhando há anos com festas de casamento, Priscilla e Filipe já tinham em mente que, quando ficassem noivos, queriam uma cerimônia diferente. ;Se fizéssemos a festa em qualquer salão de Brasília, seria como se tivéssemos saído para trabalhar. A gente conhece todos os salões, todos os fornecedores, então seria um dia muito normal;, justifica a fotógrafa.

Outro motivo que levou o casal a optar pelo destination wedding foram os gastos com a festa. ;Sem dúvida, desembolsamos um terço do que gastaríamos aqui. Nosso casamento em Brasília teria muitos convidados e isso encarece muito a festa, porque tudo é cobrado por pessoa.;

Filipe ainda destaca a duração da festa como outro importante motivo. A maioria dos convidados embarcou na quarta-feira e seguiu uma programação, opcional, durante todos os dias, já que a cerimônia estava marcada só para o sábado. ;O custo da festa é muito alto para durar só cinco horas;, comenta o empresário.

A preparação da festa durou cerca de 11 meses. Apoiado por uma cerimonialista de Brasília e indicações de fornecedores, o casal acompanhou os preparativos por telefone, e-mail e WhatsApp. Priscilla e Filipe só foram a Gramado um mês antes do casamento para garantir os últimos detalhes, como escolha dos doces e do chope.

Destinos mais buscados pelos brasilienses

  • Cancún ; Média de R$ 4 mil por pessoa, incluindo passagem e hospedagem all inclusive.
  • Punta Cana ; Média de R$ 4 mil por pessoa, incluindo passagem e hospedagem all inclusive.
  • Jamaica ; Média de R$ 5 mil por pessoa, incluindo passagem e hospedagem all inclusive.

* Com esses valores, os noivos têm um custo de cerca de R$ 10 mil por casal caso optem pelas cerimônias mais simples oferecidas pelos hotéis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação