Revista

O cérebro humano adulto realmente é capaz de criar novos neurônios?

Ricardo Teixeira
postado em 26/03/2018 13:40
Uma das mais calorosas discussões da neurociência está pegando fogo. A capacidade do cérebro humano adulto de gerar novos neurônios, algo impensável por muitos e muitos anos, foi demonstrada no final da década de 1990. Esta semana, recebi um artigo pelas redes sociais, publicado por um jornal bastante popular, mostrando cinco dicas para se criar novos neurônios, lembrando do potencial que isso pode ter para as temidas doenças neurodegenerativas.
Entretanto, este mês, tivemos um balde de água fria nessa ideia após uma pesquisa publicada na disputadíssima revista Nature. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, em parceria com centros de pesquisa na Espanha e na China, demonstraram que a capacidade de um cérebro adulto em produzir novos neurônios é extremamente limitada, é um fenômeno extremamente raro. Eles demonstraram que a neurogênese decai drasticamente na primeira infância e, na idade adulta, passa a ser praticamente indetectável. Já no cérebro de embriões e recém-nascidos, novos neurônios eram comumente identificados e com uma rápida queda nos primeiros anos da infância, para ser quase inexistente na adolescência.
As cinco dicas que comentei, publicadas no artigo do jornal, realmente fazem o cérebro ficar mais afiado, mas talvez o mecanismo não esteja tão associado à criação de novos neurônios. Essas ações podem tornar os neurônios já existentes mais eficientes. Concordo com as cinco dicas:
  • Manter o cérebro sempre ativo. A função faz o órgão;
  • Exercício aeróbico;
  • Alimentação inteligente e a dieta mediterrânea é a principal candidata;
  • Atividade sexual. Provavelmente por diminuírem o efeito negativo do estresse sobre a função neuronal;
  • Ansiedade sob controle. O mesmo mecanismo do item anterior.

* Dr. Ricardo Teixeira é neurologista e Diretor Clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação