Sibele Negromonte
postado em 01/04/2018 07:00
Na virada de vida ao vencer um câncer, advogada tributarista encontra o caminho da realização profissional ao se descobrir confeiteira. E faz a delícia da clientela, que só cresce
Quando chegou em casa, radiante, depois da primeira aula na faculdade de gastronomia, o marido de Renata Diniz olhou para ela e constatou: ;Finalmente, estou de novo diante da mulher por quem me apaixonei;. Não era para menos. Renata vinha de momentos difíceis. Tinha acabado de se curar de um câncer e não estava nem um pouco satisfeita com a profissão que exercia havia 10 anos, de advogada tributarista.
A brasiliense estava morando em Campinas, no interior de São Paulo, por conta do trabalho. Diante de tantas atribulações, decidiu, para desestressar, aprender a cozinhar. Fez cursos pontuais na área e tomou gosto pela coisa. Resolveu, então, começar a faculdade de gastronomia. ;Seis meses depois de ter iniciado o curso, larguei o trabalho. Estava decidida a transformar o meu hobby em profissão.;
O ano era 2013 e os pais de Renata acharam uma loucura a filha largar o emprego ; na época, os dois filhos da advogada ainda eram pequenos ; para embarcar nesse novo universo tão incerto. O marido, porém, ela relembra, deu a força de que tanto precisava. Decisão tomada, a brasiliense se dedicou com afinco aos estudos e logo se encantou pela confeitaria.
No início de 2016, com o diploma na mão, voltou com a família para a cidade natal disposta a fazer da confeitaria o ganha-pão. ;Passei um ano estudando o mercado, pesquisando as carências de Brasília para saber onde e como investir;, conta. Enquanto fazia esse mapeamento, Renata começou a pegar as primeiras encomendas. Os clientes iniciais eram familiares e amigos.
Habilidosa, Renata percebeu um importante filão entre as noivas, que estavam à procura de doces mais elaborados e finos. ;Sempre fui muito caprichosa. Prezo muito pelo sabor, claro, mas sempre aliado à beleza;, justifica. Assim surgia a confeitaria Renata Diniz, pronta para atender aos gostos mais exigentes. Além de casamentos e outras festas, ela costuma realizar eventos em embaixadas e lugares sofisticados da cidade.
Trajetória
Em um primeiro momento, em parceria com uma amiga, a confeiteira alugou um espaço em uma pequena loja de subsolo para servir como cozinha de produção. ;Foi mais uma experiência, tanto para mim quanto para a minha amiga. Depois de um tempo, vi que era aquilo mesmo que queria para a minha vida, enquanto ela descobriu que a cozinha não era sua paixão e desistiu.;
Com o crescimento do número de clientes, Renata viu a necessidade de ter um espaço maior, em que pudesse atendê-los com conforto. Alugou uma loja na 410 Sul e equipou a cozinha do jeito que queria. ;Lá, era apenas um lugar de produção, mas as pessoas chegavam e queriam comer uma fatia de bolo, um doce. Eu acabava dando, porque essa não era a proposta;, diverte-se.
Quis o destino que surgisse uma boa oportunidade para Renata abrir um café no Boulevard Shopping. Era o que ela precisava para atender esse público de varejo. A essa altura, Renata estava trabalhando enlouquecidamente. ;Tinha semana que eu nem via os meus filhos, pois, além da cozinha, precisava lidar com toda a parte administrativa.;
Novamente, acredita, o destino pôs uma amiga disposta a formar sociedade no caminho da confeiteira. ;Era o que eu precisava para expandir o negócio. Começamos as obras na loja em agosto do ano passado e a abrimos em janeiro deste ano;, relembra. Renata, então, tomou uma decisão: transferiu a cozinha da 410 Sul para a unidade do shopping. ;O problema é que ficamos sem um espaço para receber as noivas.;
;Minha sócia, porém, quase por um acaso, esbarrou com uma loja que era perfeita para o que precisávamos.; Há duas semanas, Renata Diniz abriu a sua segunda confeitaria, no Brasil 21. Lá, além de café, há um ambiente para eventos, com capacidade para até 28 pessoas, e um espaço para atender os clientes que querem agendar casamento e outras festas.
Renata conta que foram ; e ainda são ; muitos experimentos até chegar ao cardápio atual. ;Nessa brincadeira, cheguei a ganhar 15kg;, recorda-se. ;Estava sempre experimentando para chegar ao resultado perfeito. Lembro que, quando desenvolvi a minha receita de brownie, eu e minha assistente comemos um tabuleiro inteiro. Daí vimos que tínhamos chegado ao ponto certo;, diverte-se.
Um dos carros-chefes das confeitarias de Renata Diniz são os bolos no copo. Para este domingo de Páscoa, ela adaptou a receita especialmente para os leitores da coluna e pôs o bolo, um red velvet simples, na casca do ovo. Simples e delicioso para um almoço especial.
Renata diz que, de tanto fazer experimentos, ela, que sempre foi uma chocólatra assumida, enjoou um pouco de doce. ;Tive que fechar a boca, né?; E os 15kg conquistados no início da nova carreira já foram devidamente perdidos.
Bolo na casca do ovo
O ovo
Ingrediente
- 200g de chocolate branco temperado ou fracionado
Modo de fazer
- Se optar pelo chocolate fracionado, derreta-o no forno de micro-ondas.
- Coloque por 30 segundos, tire e mexa.
- Ponha novamente por 30 segundos.
- Em seguida, coloque na forma de acetato. Deixe descansar por cerca de 20 minutos.
- Quando estiver duro, retire da forma.
O recheio
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 lata de creme de leite
- 100g de chocolate branco puro
- 1 fava de baunilha
Modo de fazer
- Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. Mexa bem até dar o ponto de brigadeiro.
O bolo
Ingredientes
- 4 ovos
- 140g de trigo
- 75g de açúcar refinado
- Frutas vermelhas a gosto
- 1 colher de corante vermelho
Modo de fazer
- Bata os ovos até ficarem brancos. Quando estiver com bastante volume, acrescente, aos poucos, o açúcar. Sempre batendo.
- Em seguida, incorpore a farinha de trigo, mexendo com um fouet.
- Bata as frutas vermelhas no liquidificador e incorpore-as à massa junto com o corante. Mexa bem com o fouet.
- Coloque em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180;C por 20 a 30 minutos.
A montagem
- Sobre a casca do ovo coloque uma camada do recheio, uma fatia de bolo, outra camada de recheio, até preencher toda a casca.
Serviço
Casas de chás Renata Diniz Chocolatier
Unidade Boulevard Shopping (Asa Norte)
Aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 20h.
Telefone: (61) 3032-2787
Unidade Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul)
Aberto de segunda sexta-feira, das 9h às 19h.
Telefone: (61) 4141-1143