Revista

Brasil é representado por 65 profissionais de design em Milão

Na maior mostra internacional de design mundial, o Brasil será representado por 65 profissionais e levará um pouco do modernismo, tão presente em Brasília, à Itália

Ailim Cabral
postado em 01/04/2018 07:00
A Semana do Design de Milão, maior evento mundial do calendário de design, contará com dois espaços dedicados à exposição do trabalho de brasileiros. O Brasil S/A e o Be Brasil contarão com a presença de 65 profissionais. O modernismo brasiliense marcará presença em algumas das obras expostas.

O Banco Marquesa, de Oscar Niemeyer, será um dos destaques nos estandes brasileirosNo espaço Be Brasil, os visitantes terão uma experiência no estilo túnel do tempo. Os nomes dos grandes modernistas Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues, em conjunto com profissionais que fazem sucesso na atualidade, estarão representados em exposições que buscam destacar a criatividade, a inovação e a sustentabilidade de criações brasileiras.

Na entrada do espaço dedicado à exposição de móveis, luminárias, revestimentos e objetos brasileiros, os visitantes vão se deparar com a mostra central, dedicada aos mestres modernistas com criações que remontam à década de 1940. Peças de Jorge Zalszupin, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues levam um pouco da identidade brasileira para a Itália.

Fernando Mendes, presidente do Instituto Sergio Rodrigues, explica que, na exposição das peças do designer, o foco estará nos anos 1959, 1960 e 1961, nos quais a sua história se relacionou com a Itália. Na primeira data, ele se tornou o primeiro brasileiro a ter seu mobiliário publicado na famosa revista italiana de design Dommos. No ano seguinte, projetou todo o mobiliário e o interior do Palácio Pamphilj, Embaixada do Brasil em Roma, e, por fim, em 1961, ganhou o IV Concurso Internacional do Móvel em Cantu, na Itália, com a Poltrona Mole.

Algumas das peças de Sergio Rodrigues que estarão expostas em MilãoFazendo grande sucesso no exterior e tendo sido o responsável pela decoração da Embaixada Brasileira em Roma, Rodrigues foi chamado para ser também a mente por trás da decoração do Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Para Fernando, poder continuar divulgando o trabalho do mestre internacionalmente é manter viva a presença do Brasil na área de mobiliário. ;Ele foi o primeiro designer brasileiro a ter espaço no mercado estrangeiro e acho que abriu as portas, justamente por apresentar um trabalho autoral e diferente, expressando a cultura brasileira por meio de seus desenhos;, completa.

Entre os novos nomes brasileiros no mercado, Gustavo Bittencourt é um dos que bebe na fonte do modernismo do qual a capital federal é um exemplo vivo. ;Brasília é dos um ápices dessa arquitetura, com Niemeyer e tantos outros nomes. Uma cidade criada do zero e pensada com uma identidade própria. É um exemplo do modernismo;, afirma.

O bar de Gustavo Bittencourt tem inspiração no brise-soleilGustavo já expôs na Semana do Design de Milão diversas vezes, mas afirma que a realização de poder mostrar seu trabalho aos principais nomes do mercado é constante. ;É a cidade inteira se movimentando pelo design. Só se fala nisso e é impressionante como é valorizado;, observa.

Este ano, Gustavo apresenta um bar com inspirações no brise-soleil (quebra-sol), clássico modernista. ;Sou apaixonado pela arquitetura modernista brasileira e ela é uma grande inspiração. Os movimentos, a transparência e o jogo de luz dos brises, tão característicos em Brasília, foram a minha inspiração. É uma espécie de homenagem a esse elemento da nossa arquitetura;, completa.

Este ano, a Semana do Design de Milão, que ocorre entre 16 e 22 abril, será voltada à tecnologia, à flexibilidade e à sustentabilidade. Estarão reunidos 2 mil expositores do mundo inteiro e são esperados mais de 300 mil visitantes de 165 países. Durante a semana, as exposições ficarão restritas aos profissionais da área e, no fim de semana, todos poderão conhecer as criações que envolvem design, móveis, iluminação e decoração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação