Revista

Especialistas dizem que os pets podem comer frutas apenas como petiscos

Para especialistas, as frutas devem ser oferecidas a cães e gatos apenas como petiscos, mas nunca para substituir a alimentação regular. Algumas, porém, são vetadas

André Baioff*
postado em 08/04/2018 07:00
Adeptos da alimentação natural (AN), muitos tutores acabam retirando a ração industrializada no dia a dia dos pets por acreditarem que ela sobrecarrega rins e fígado e causam problemas à saúde dos bichinhos. Outros continuam a adotar a ração como alimentação-base, mas gostam de agradar as mascotes com algo diferente. E as frutas costumam ser opção. Mas, como o organismo dos animais é diferente do dos humanos, muitos donos ficam na dúvida sobre qual tipo de fruta pode ou não fazer parte do cardápio diário.

Spike, Maria Ricota e Toddy passaram a comer frutas por indicação da veterináriaTodos os dias, quando acorda, a nutricionista Ana Carolina Medeiros, 25 anos, abre a porta da varanda para os yorkshires Spike, 6, Maria Ricota, 10 meses, e o lhasa-apso Toddy, 8, fazerem xixi. No fim do ano passado, notou que Toddy urinava de forma diferente: pausadamente e aparentando sentir dor. ;Ele nunca tinha feito isso! Daí o levei ao pronto-socorro de um hospital veterinário;, relembra. Depois de vários exames, foram detectados três problemas: cistite (inflamação na bexiga), aumento do tamanho da próstata e doença renal crônica.

A veterinária que atendeu Toddy sugeriu três procedimentos para aumentar a sobrevida do animal, considerado idoso: tomar soro de vez em quando, receber suplementos alimentares e mudar a dieta para controlar o rim. Ana procurou uma especialista em nutrição que, prontamente, prescreveu a alimentação natural para Toddy ; incluindo as frutas, oferecidas, diariamente, no café da manhã, para os três cães. ;Normalmente dou banana, manga, abacate ou melão. Às vezes, ofereço goiaba e melancia. Maçã e pera eles não gostam.;

Com ponderação

Especialista em nutrição clínica, funcional e preventiva de cães e gatos e membro da American Academy of Veterinary Nutrition (AAVN), a médica veterinária Sonali Rebelo explica que as frutas são alimentos muito ricos em nutrientes, porém, com alto teor de frutose (açúcar). Por isso, devem entrar como petisco e não em substituição à alimentação tradicional. ;Um cão de 5kg não deve comer mais que 20g de fruta por dia. Não deve passar de 10% da alimentação diária;, alerta.

Além disso, as frutas precisam ser evitadas por animais com sobrepeso, por serem muito doces, e devem ser consumidas em pedaços. É preciso ainda evitar os sucos, porque, com a quebra da fibra, o índice glicêmico aumenta, fazendo com que o açúcar entre mais rápido na corrente sanguínea. Outro cuidado, alerta a veterinária, é com as sementes. Em algumas frutas, elas contêm uma substância chamada ácido cianídrico, tóxica para os pets. ;Essa substância está presente em frutas como maçãs, pêssegos, cerejas e ameixas, por exemplo;, alerta.

Sonali não considera as frutas um alimento essencial para os animais. O organismo dos gatos, por exemplo, não é eficiente para metabolizar carboidratos e açúcar. Mesmo assim, existem bichanos que gostam. Nesse caso, o ideal é oferecer frutas que têm bastante água na composição, como melão e melancia. Assim, ajudam na hidratação.

O interessante mesmo é usar as frutas como petiscos. Sonali indica usar como forma de recompensa e de bom comportamento. Também como truques ou recheio de brinquedos. ;Enfim, não existe indicação de frutas específicas de acordo com raças ou tipos de bichos, mas cães com diabetes ou sobrepeso devem evitá-las;, finaliza.

Fruto proibido

Priscila de Sousa costuma dar frutas a Lunna e Nicole: menos problemas de saúdeA dona de casa Priscila de Sousa, 35 anos, tem duas yorkshires: Lunna, 10 anos, e Nicole, 9, além de quatro calopsitas. ;As duas são bem tranquilas, carinhosas e companheiras;, derrete-se. Priscila, assim como Ana Carolina, optou por dar a alimentação natural aos seus bichos. Antes, as cadelas costumavam ter problemas de saúde por conta de ração, e as idas ao consultório veterinário eram frequentes. Nicole chegou a ter pancreatite nesse período. Hoje, vão basicamente para exames anuais e para colocar as vacinas em dia.

Como lanche e em porções pequenas, Priscila costuma dar manga, banana, maçã, kiwi, mamão, caqui, abacate, morango, melancia e cereja. Até mesmo antes da mudança alimentar, ela fornecia frutas às cadelas, porque sempre gostaram. A diferença foi que Priscila começou a dar com mais frequência e variedade. Ela conta que não podem ouvir falar em morango que as pets já se entusiasmam. ;Ficam superalegres. Uma delas conhece todas. Se disser o nome, já vem correndo!”

Mas a uva está totalmente fora do cardápio, por ser associada a problemas renais e gastrointestinais. ;A carambola também. Pela mesma causa;, explica Priscila.

O que pode e o que não pode

Livre acesso
  • Morango e outros berries (framboesas, mirtilos, amoras)
  • Coco
  • Maçã (sem caroço, pois contém ácido cianídrico)
  • Pera
  • Melão
  • Melancia
  • Tangerina (sem caroço)
  • Manga
  • Banana
  • Mamão
  • Ameixa
  • Pêssego

Acesso negado
  • Carambola
  • Uva e uva-passa
  • Abacate
  • Abacaxi

Fonte: Sonali Rebelo, especialista em nutrição clínica, funcional e preventiva de cães e gatos

*Estagiário sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação