Revista

Brasília possui locais gratuitos para passear com os pets

Espaços amplos, muito verde e muita energia para gastar. Confira os locais aonde você pode levar seu pet para passear

Juliana Andrade
postado em 22/04/2018 07:00
Quem tem um cãozinho em casa sabe muito bem o poder que a palavra ;passear; tem. Sair um pouco para brincar, pular e correr ao ar livre é um dos programas favoritos de muitos cachorros.

É só abrir a porta que eles já vêm abanando o rabinho todos contentes. Seja nos parques, seja nas praças, seja à beira do lago, os bichos gostam mesmo é de passear pelos espaços da cidade.

Alguns locais até ganharam espaços especiais para os cães. O Parque da Cidade, por exemplo, destinou uma área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados para os cachorros brincarem à vontade. O Parcão, nome dado ao local, é cercado e possui brinquedos para os bichos.

Amora gosta de brincar no Parque da Cidade  com sua bolinha preferidaMas Amora, a american bully da funcionária pública Larissa Galvão, de 33 anos, nem liga muito para os brinquedos, o que ela quer mesmo é correr atrás de sua bolinha. É no fim de tarde que ela brinca incansavelmente com sua dona, que joga o objeto com todo carinho e segurança. ;Aqui é bom porque é cercado e vem diversos cachorros, o que acaba sendo um ponto de encontro;, comenta.

Larissa ainda afirma que, por ser um local destinado somente aos animais, a Amora pode brincar livre de coleiras. ;Para a raça dela, é mais complicado. Levo para os parques sempre na coleira, só solto em espaços realmente destinados a cachorros;, destaca.

A funcionária pública só lamenta a falta de manutenção do local e conta que, devido à quantidade de terra no espaço, só traz a cadela ao Parcão em dia de banho. Além do Parque da Cidade, Larissa costuma levar a Amora para brincar na quadra 504 do Sudoeste e no Parque Bosque do Sudoeste.

Aproveitando o lago

Cloe curte Uma das principais atrações de Brasília sem dúvida é o Lago Paranoá, inclusive para os cachorros. A militar Thayná Barbosa, de 28 anos, que o diga. Cloe, a spitz alemã dela, ama aproveitar as águas da capital. ;Ela é apaixonada pela brincadeira de buscar a bolinha. Jogo na água e ela vai nadando até pegar e depois traz de volta. Sempre que dá, e o tempo ajuda, levo os meus cachorros ao lago para passarmos a manhã;, conta.

Além de Cloe, Thayná tem mais dois bichinhos: a Mel, uma shih tzu, e o Noah, um spitz alemão. Para aproveitar as águas do Paranoá, a militar frequenta os parques que ficam na orla e que permitem a entrada de cães, como o Parque Asa Delta, no Lago Sul, e o Parque das Garças, no Lago Norte. ;São locais ao ar livre, sossegados, onde os cães podem aproveitar ao máximo e eu também;, ressalta.

Os cachorros de Thayná não estão sozinhos nessa. Brincar no lago também é a paixão da Malu, a golden da advogada Caroline Freitas, 36. Por isso, o Parque Asa Delta se tornou destino certo da advogada e da cadela. ;Ela ama entrar na água. É um espaço bem bacana, pois é perto do lago e não tem risco de o cachorro correr para a rua. Tem muita gente que vem com os cães no fim de semana;, afirma.

Caroline Freitas e a Golden Malu no Parque Asa Delta: momento de descontraçãoCaroline conta que visita o parque com frequência e, ao menos a cada 15 dias, faz um passeio divertido com os cães. ;Brasília tem muita opção. A revitalização da orla do lago ajudou muito. A gente traz bolinha e faz piquenique. Eles curtem muito;.

Ainda ao redor do lago, o Pontão, no Lago Sul, e o Calçadão da Asa Norte, na L4, são outras opções de passeio.

Praças e campos

Além dos parques, algumas praças e campos também são boas opções. A Praça dos Cristais é uma delas. Enquanto, para as noivas e debutantes, o espaço é um ótimo cenário fotográfico, para os cães ele é perfeito para brincar e correr.

Vitória Régia Costa e seus cachorros na Praça dos Cristais: terapia para todosA praça é um dos lugares favoritos da Vitória Régia Costa, 40. Ela tem uma yorkshire e dois goldens. Vitória mora em apartamento e sempre que possível sai com os bichinhos para passear. ;Eles gostam bastante. Eu não posso fazer qualquer movimento que eles já ficam completamente doidos para sair. Na Praça dos Cristais, não tem trânsito, é um local tranquilo e bonito, com espaço para correr sem muito perigo;, garante.

A praça fica no Setor Militar Urbano, tem um amplo gramado, espelho d;água, além de um lindo visual. Outro cantinho que também tem sido uma opção para os cachorros é o Campinho da Octogonal, um espaço grande e tranquilo na quadra 2 da cidade.

Amigos dos cães

Vai às compras e não quer deixar seu companheiro canino em casa? Confira alguns shoppings que permitem a entrada de cães.

Pátio Brasil
  • Permitida a entrada de cachorros de pequeno porte no colo, exceto na praça de alimentação

Conjunto Nacional
  • Pequeno e médio portes no colo ou na coleira. Animais de grande porte devem estar com focinheira. Não é permitido cães na praça de alimentação. Entrada nas lojas, mediante autorização dos lojistas

Brasília Shopping
  • Permitida a entrada de cachorro no colo ou no carrinho. Não é permitido na praça de alimentação

Iguatemi
  • Pequeno porte, de segunda a sexta, na coleira e, nos finais de semana, somente no colo

Terraço Shopping
  • Pequeno porte no colo. Proibida a entrada na praça de alimentação

MapaDog

  • Procurando locais pet-friendly? Esse aplicativo de Brasília pode ajudar. Na ferramenta, é possível localizar e indicar locais, como restaurantes, hotéis, lojas e parques, em que a entrada de cães é liberada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação