Revista

Fernanda Yamamoto explora cultura japonesa sustentável em desfile

No terceiro dia da SPFW, estilista se inspira na comunidade de Yuba, localizada nos arredores de São Paulo

Rachel Sabino *
postado em 24/04/2018 18:21
Fernanda Yamamoto mesclou o casting de modelos com habitantes da comunidade Yuba e artistasAplaudida de pé nesta terça-feira (24/4), Fernanda Yamamoto desfilou o seu olhar sobre a comunidade Yuba, população autossustentável de ascendência japonesa localizada em Mirandópolis, a 600km de São Paulo.

[SAIBAMAIS]Fundada na década de 1930 pelo japonês Isamu Yuba, a comunidade é de todos: lá, a circulação de dinheiro não existe e arte e trabalho possuem o mesmo valor. Os habitantes têm rotina diária definida pelo cultivo de alimentos durante o dia e a prática de atividades artísticas após o trabalho ; teatro, balé, dança, cerâmica e bordado são algumas delas.

"Fiquei bastante sensibilizada pela simbiose entre a lavoura e as artes, e como essas atividades podem se influenciar mutuamente: a delicadeza com o que se toca um instrumento pode também ser percebida no momento de tratar um alimento. Da mesma forma, a dureza e o peso de um trabalho braçal na roça são suavizados com a sutileza das artes", explica Fernanda.
[FOTO1147973]

O ponto de partida da criação das peças parte de formas simples como o círculo, o quadrado e o triângulo, resultando em roupas tridimensionais com construção trabalhosa e sofisticada. Todas as cores dos tecidos foram obtidas por processos de tingimento natural, a partir de plantas da própria comunidade, como urucum, folha de caju e flor de cosmos.

A passarela é de todos

Seguindo o ritmo da nova identidade da moda, Fernanda Yamamoto mesclou o casting de modelos com habitantes da comunidade Yuba e artistas, como bailarinos músicos, que se identificam com a filosofia do local e que têm a arte presente no dia a dia. Mulheres de várias idades e biotipos atravessaram a passarela abrindo espaço, mais uma vez, para a democratização da moda.

A 45; edição da SPFW vai até a próxima quinta-feira (26/4), no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. Acompanhe a cobertura da Revista do Correio pelo site e pelo perfil no Instagram @revistadocorreio.
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação