Publicidade

Correio Braziliense

Ronaldo Fraga emociona público da SPFW com memória à tragédia de Mariana

Coleção foi inspirada na região atingida pela tragédia, em Minas Gerais, e teve bordadeiras da região como colaboradoras


postado em 26/04/2018 20:58 / atualizado em 26/04/2018 20:58

Coleção foi inspirada na região atingida pela tragédia de Mariana, em Minas Gerais, e teve bordadeiras da região como colaboradoras(foto: Fotosite)
Coleção foi inspirada na região atingida pela tragédia de Mariana, em Minas Gerais, e teve bordadeiras da região como colaboradoras (foto: Fotosite)

 
O desfile desta quinta-feira (26/4) na semana de moda de São Paulo (SPFW) deu o que falar. Com a presença da apresentadora e jornalista Marília Gabriela a passarela foi palco de uma emocionante performance da coleção As mudas – por um verão que virá, de Ronaldo Fraga. O estilista deixou os convidados boquiabertos quando interpretou, a seu modo, a tragédia de Mariana, ocorrida em novembro de 2015, decorando a passarela com papéis marrons.

Peças extremamente detalhistas, feitas 100% em linho, foram desenvolvidas em conjunto por mulheres do projeto Meninas de Barra Longa, artesãs da região. Segundo a marca, o bordado chegou a elas por meio de suas irmãs e avós, que herdaram os ofícios portugueses do século 18. O que inicialmente era usado para adornar roupas e adereços religiosos, é, além de grande instrumento de geração de renda, a representação da força do feminino na reinvenção do lugar e do país.

Ronaldo Fraga se inspirou nas histórias dessas mulheres e não comunicou tristeza, mas sim renascimento. Tudo com uma linguagem bastante poética. Plantas bordadas e aplicadas tridimensionalmente a vestidos soltos e compridos trouxeram frescor à coleção. Nos cabelos, mamonas naturais, avermelhadas, transformaram-se em adereços para os fios. "Chega até a ser divertido ter mamonas de verdade no cabelo. É um mix de força, fragilidade e resistência. É a beleza de Ronaldo Fraga", afirmou Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, que assinou a beleza do desfile.

Ronaldo Fraga e toda a equipe envolvida propuseram mais que peças utilitárias. Falou-se uma mensagem de esperança, silenciosa e resistente, que aguarda no próximo verão o renascer de um jardim que ali, em Barra Longa, um dia existiu.
 
Ver galeria . 12 Fotos Agência Fotosite
(foto: Agência Fotosite )
 
 
*Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade