Revista

Doceira trabalhou quatro anos desenvolvendo receita de pudim de baunilha

Sibele Negromonte
postado em 29/04/2018 07:00
Cozinhar nunca foi exatamente o ponto forte de Angela Silveira. Ela até sabia fazer o trivial, mas nunca tinha se arriscado em pratos mais elaborados. Quando se casou, há 24 anos, o marido se mostrou um ótimo cozinheiro ; não exatamente uma surpresa, já que os dotes culinários da sogra Angela conhecia bem. ;Especialmente boa com os doces, ela foi uma ótima professora;, gaba-se. E, assim, a dona de casa começou a se arriscar um pouco mais com as panelas.

Durante uma viagem, o marido de Angela leu uma reportagem sobre a fava da baunilha ; especiaria rara e cara que brota da orquídea do gênero vanilla. ;Ele ficou superinteressado pelo produto e, em uma ida aos Estados Unidos a trabalho, trouxe algumas favas;, recorda-se. O ingrediente teve destino certo: um pudim preparado por Angela.

A partir dali, ela tomou gosto pelas favas de baunilha e pelos pudins. Especialmente os pudins. ;Peguei algumas dicas com a minha sogra, pesquisei receitas na internet e comecei a prepará-los em vários sabores.; Os amigos e a família se tornaram cobaias dos experimentos, que foram muitos. Mais precisamente quatro anos, até que Angela tivesse a certeza de que estava pronta para começar a comercializar o doce.

;Recebia muitos elogios dos amigos, e uma das características que eles ressaltavam é que o meu pudim não ficava com furinhos. Ele sempre saía muito lisinho;, lembra-se. E o segredo para que isso aconteça, ela divide com os leitores da coluna: os furos ocorrem quando o pudim assa demais e os ovos coagulam. ;Por isso, o tempo de forno é tão importante;, ressalta. Outra dica valiosa, aprendida com a sogra, é sempre untar a forma antes de pôr a calda. ;Isso evita que o pudim rache na hora de desenformar;, justifica.

Depois de tanto estudo, Angela desenvolveu diversos sabores. ;Só faço o tradicional pudim de leite se o cliente pedir muito. Eu ofereço um produto diferenciado;, garante. No cardápio da Baunilha Pudim, vão, além do pioneiro pudim de baunilha, os de chocolate, doce de leite, Nutella, queijo com calda de goiaba e coco com calda de chocolate. ;Estou em fase de teste com o de laranja e o de pistache.;

Apoio

Angela trabalha apenas sob encomenda. Oferece o pudim em três tamanhos: individual, com 150g; médio, com 650g; e grande, com 1,1kg. Os pedidos são feitos via Instagram e WhatsApp. Hoje, conta a doceira, ao lado do pudim de chocolate, o de queijo e goiabada é o que faz mais sucesso.

Com os leitores, ela compartilha leitores a receita que deu início a tudo: o de baunilha. Angela ensina, inclusive, a preparar o extrato caseiro. ;A fava da baunilha, um produto importado, é vendida aqui, em média, por R$ 35. Se fosse usar uma fava para cada pudim, ficava impraticável;, explica. E ela garante que a essência de baunilha, vendida por trocados em qualquer supermercado, não dá nem de longe o sabor desejado.

A dona de casa diz que, para transformar o hobby em negócio, tem contado com total apoio do marido e dos filhos. Formado em design, o mais velho desenvolveu, inclusive, a logomarca da Baunilha Pudim. A filha, estudante de engenharia de produção, é uma das testadoras oficiais das receitas. ;E, por incrível que pareça, eles ainda não enjoaram de tanto comer pudim;, diverte-se.

Pudim de baunilha


Ingredientes
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 325ml de leite integral
  • 15ml de extrato caseiro de baunilha (veja receita abaixo) ou de extrato puro de baunilha
  • 200g de açúcar
  • 100ml de água quente

Modo de fazer
  1. Bata o leite e os ovos no liquidificador. Quando estiverem bem misturados, acrescente o leite condensado e a baunilha e continue a bater. Reserve.
  2. Para preparar a calda, coloque o açúcar em uma panela e, em fogo baixo, vá mexendo. Acrescente a água, com cuidado, e mexa até o açúcar se dissolver.
  3. Em uma forma untada com manteiga ou margarina, coloque a calda quando estiver fria. Acrescente a massa do pudim, cubra com papel-alumínio e leve ao forno em banho-maria ; encha a forma externa com 3/4 de água.
  4. Deixe assar por uma hora a uma hora e meia em forno baixo (180;C). O tempo de assamento vai depender do forno.
  5. Desenforme e leve à geladeira.

Extrato de baunilha caseiro
Ingredientes
  • 8 favas de baunilha
  • 1/2 litro de vodca

Modo de fazer
  1. Abra as favas de baunilha ao longo do talo e raspe com a faca os pontinhos pretos.
  2. Em um recipiente com tampa, coloque as favas, os pontinhos raspados e a vodca.
  3. Deixe, de preferência na geladeira, curtindo por um ano.

Serviço

Baunilha Pudim
Instagram: @baunilhapudim
WhatsApp: 99800-3130
Encomendas com 24 horas de antecedência

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação