Revista

Pesquisadores identificam benefícios do óleo de pequi para o corpo humano

Óleo da fruta típica do cerrado tem sido muito usada por malhadores para reduzir as dores musculares provocada por inflamações. Estudo da UnB comprova esse e outros benefícios

Carolina Militão*
postado em 20/05/2018 07:00
Para quem não gosta do sabor ou cheiro do pequi, uma solução é consumir a fruta em cápsulas (detalhe)O Caryocar brasiliense, popularmente conhecido como pequi, fruta nativa do cerrado brasileiro, é muito utilizado na culinária sertaneja. Dele também é extraído um óleo, chamado azeite de pequi, com propriedade medicinal para o tratamento de infecções brônquio respiratórias em crianças. O que poucos sabem é que esse mesmo óleo tem se tornado um grande aliado entre os malhadores para ajudar na recuperação muscular.

Desde de 1998, o óleo de pequi é objeto de estudo da Universidade de Brasília (UnB). As primeiras pesquisas foram desenvolvidos em animais de laboratório, aprovados pelo Comitê de Ética do Uso Animal. ;Posteriormente, selecionamos um grupo de voluntários que praticava corrida de rua e maratona ; devido ao grande desgaste físico desse esporte. Em todos os casos, conseguimos demonstrar propriedades fitoterápicas e nutracêuticas (alimento com ação de medicamento) do óleo de pequi;, explica o pós-doutor em ecotoxicologia, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas e coordenador do Laboratório de Genética da UnB, César Koppe Grisólia.

Mais de 15 artigos científicos foram publicados desde então. ;E ainda estamos com parcerias nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), com outros viés de estudos;, completa César. O jornalista Virgílio Ribeiro, 39 anos, é um dos beneficiados por esses estudos.

Corredor de rua há nove anos, Virgílio Ribeiro começou a usar o óleo de pequi em cápsulas desde agosto de 2017: menos dores muscularesCorredor de rua há nove anos, ele usa, com indicação de nutricionista, o óleo de pequi em cápsulas, desde agosto de 2017, para complementar e auxiliar nas atividades físicas. ;Percebi mudanças no meu organismo, minhas dores musculares diminuíram. Sou amante do óleo e sempre sugiro o uso para pessoas próximas, mas sempre com recomendação nutricional.;

Os estudos comprovam que o óleo de pequi traz diversos benefícios para o organismo. ;Proteção cardiovascular, menos inflamação muscular, redução de danos no DNA das células, menos estresse oxidativo (quando a prática de exercícios físicos é de longa duração e intensidade), prevenção de doenças degenerativas e auxílio na redução de pressão arterial são algumas das vantagens elencadas na pesquisa;, ressalta César.

O pequi é um excelente ingrediente na culinária, mas nem todos o apreciam, seja pelo sabor, seja pelo aroma marcante. ;O uso das cápsulas favorece aqueles que não gostam do sabor da fruta. Qualquer indivíduo pode ingerir diariamente o óleo de pequi. O indicado é consumir duas cápsulas de 400mg ao dia, porém é importante saber que o uso de todos os fitoterápicos deve ser moderado;, ensina César.

Ousadia

A cantora e funcionária pública Maria Luisa Sousa, 40, ouviu falar sobre o óleo de pequi em cápsulas e decidiu tomar por vontade própria. O motivo foi para prevenir doenças cardiovasculares, já que há casos da enfermidade na família materna, e para se livrar das dores musculares após a prática de musculação, pilates e ciclismo. ;Minha experiência foi há cinco meses. Desde então, nunca mais parei de comprar e usar. Minhas dores musculares diminuíram, meu intestino ficou mais regular e até me arrisco a dizer que me sinto mais disposta em tudo na vida.;

Segundo Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncologista da Aliança Instituto de Oncologia, o fruto do pequi é rico em vitaminas, minerais, carotenoides, ômega 9 e ácido palmítico, além da facilidade de se dissolver em gorduras, óleos vegetais e lipídios em geral.

;O ômega 9 é um tipo de gordura importante para a saúde, porque reduz a pressão arterial, o colesterol, aumenta o HDL, acelera a oxidação de gorduras, reduz a inflamação, melhora a plasticidade neuronal (capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões), melhora o metabolismo cardiovascular, entre outros;, acrescenta Michelle.

Romy Tokarski, CEO da Naiak, uma das empresas que comercializam o óleo de pequi, diz que, desde o início de 2016, existem pessoas consumindo as cápsulas, porém, por ser um produto bastante regional e pouco conhecido fora de Goiás, a demanda anda é pequena. ;Mas isso é questão de tempo. Acreditamos que o uso é crescente, pelo grande diferencial de embasamento científico que o óleo de pequi possui, o que é difícil no Brasil. Há até expectativa no uso do óleo para o tratamento coadjuvante do câncer.;

Segundo Romy, os consumidores são variados, mas a maioria são atletas ; homens e mulheres acima de 35 anos. ;Sempre recebemos feedback do uso do óleo em cápsulas. O principal relato é a diminuição de dores após exercícios físicos e a diminuição da dor inflamatória em doenças crônicas. O caso mais inusitado que chegou até nós foi de um médico. Ele deu as cápsulas para seu cachorro, que estava muito idoso e com dores articulares. Após a ingestão, voltou a andar;, enfatiza Romy.

Os benefícios

; Atletas praticantes de meia maratona mostraram uma melhora significativa nas lesões oxidativas do DNA ; exercícios de alta intensidade aumentam a oxigenação, produzindo mais radicais livres, o que favorece o aparecimento de lesões.
; O uso de óleo de pequi previne lesões, estresse oxidativo e normaliza a pressão arterial (benefícios característicos do Ômega 9).
; Estudos em ratos mostram que, quando o tratamento quimioterápico é associado com o óleo de pequi, o organismo sofre menos danos. Porém, mais estudos precisam ser feitos.
; Pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha um estilo de vida saudável, com objetivo na prevenção de doenças.
Fonte: Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncologista da Aliança Instituto de Oncologia
* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação