Publicidade

Correio Braziliense ENCONTRO COM O CHEF

Gastronomia com carinho de mãe, simplicidade e amor encanta os que provam

Depois de três anos dedicados à maternidade em tempo integral, Carolina Tonelli volta a tocar projeto de receitas simples, saudáveis e saborosas


postado em 20/05/2018 07:00 / atualizado em 18/05/2018 18:52

(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Durante os últimos três anos, Carolina Cunha Tonelli exerceu uma função em tempo integral: a maternidade. Desde que Bento chegou, em janeiro de 2015, ela, sempre tão ativa e cheia de projetos, decidiu deixar tudo de lado para se dedicar ao papel de mãe. Para tanto, precisou fazer escolhas, algumas difíceis. A mais dura delas, certamente, foi largar outro bebê, também gerado por ela: a daCuia Cozinha, projeto que, aos poucos, Carolina vem retomando. Ela, agora, pretende criar os dois filhos juntos e sem disputas.

Antes de ingressar no mundo da gastronomia e de ser mãe, Carolina fez de tudo um pouco. Trabalhou em companhia aérea, em escritório de arquitetura, de advocacia, em antiquário, deu aulas de inglês, cursou psicologia (e não concluiu), formou-se em design de moda... “Desde cedo, eu sempre me virei. O importante era pagar as minhas contas.”

Quando deixou o último emprego, em 2011, Carolina se viu meio perdida. Não sabia qual seria o próximo rumo a seguir. Foi aí que começou a gestação da daCuia. Pegou um pouco das lembranças que tinha da infância, quando via o pai, descendente de italiano, preparar deliciosas massas, juntou com a experiência por que passou durante as duas temporadas em que morou na Austrália, quando conviveu com uma “mãe” que cozinhava saborosas quiches, e começou a trilhar um caminho por searas gastronômicas.

Carolina também já tinha a receita de um ótimo bolo de cenoura com chocolate, que costumava vender para os colegas de trabalho. Em outro emprego, aprendeu a fazer uma cheesecake de morango simples, mas divina. “Por cada lugar que você passa, acaba ganhando experiência. Até com o catering da empresa aérea em que trabalhei, aprendi algo. Hoje, não suporto comida de avião”, diverte-se.

Carolina decidiu, então, pegar esses ensinamentos e seguir pelo caminho da simplicidade. Começou a preparar bolos, tortas e quiches, tudo bem caseiro, colocar em embalagens artesanais, confeccionadas por ela, e vender sob encomenda. “Estava começando esta onda do delivery e as pessoas queriam a comodidade de receber em casa. Sem falar que essa pegada artesanal também estava em alta.”

Nova roupagem

Durante os anos que se seguiram, a daCuia foi ganhando clientes fiéis. “Foi uma conspiração do universo, encontrei as pessoas certas nas horas certas”, acredita Carolina. Não faltavam encomendas, e a cheesecake ganhou fama. As cestinhas de vime, montadas com capricho e recheadas com as delícias que ela preparava, vendiam bastante. Em 2014, porém, ela descobriu a gravidez — planejada, diga-se de passagem. Trabalhou até as vésperas de ganhar bebê, mas, quando Bento nasceu, decidiu que era hora de dar um tempo.

Além de querer se dedicar à cria, Carolina confessa que começou a questionar, inclusive, a função da daCuia. Rigorosa com a alimentação do filho, que não come nada doce, por exemplo, achou que o seu trabalho era uma farsa. “Como eu ia vender uma coisa que não dava para o meu filho? Tá, tudo bem que as pessoas não comem cheesecake todos os dias e meu filho era apenas um bebê”, pondera.

Carolina foi, então, em busca do equilíbrio. Mesmo que as suas tortas nunca tenham sido de fato açucaradas, ela passou a substituir alguns ingredientes por outros mais saudáveis. Ovos e cenouras, por exemplo, só orgânicos; açúcar, apenas o demerara. “Até o óleo, que costumava usar de soja, passei a adotar o de girassol”, reforça.

Mas, sem empregada e mãe em tempo integral, não encontrava tempo para voltar com a daCuia. Os clientes, porém, não se esqueceram dela. Este ano, Bento começou a frequentar a escolinha e Carolina passou a ter um tempinho — curto, é certo — para ela. E, mesmo sem fazer qualquer tipo de propaganda e com o site e o Instagram desatualizados, recebeu mensagens de várias pessoas fazendo encomendas para o Dia das Mães.

Carolina não teve como recusar. E, mesmo com a correria, aceitou preparar as caprichadas cestas que tanto sucesso faziam em datas festivas. “Quando você me procurou querendo marcar uma entrevista, percebi que o universo, assim como no início da daCuia, estava novamente conspirando ao meu favor”, acredita. Agora, ela pretende seguir em frente, mas sem grandes pretensões. “Não tenho ajudantes e sou muito perfeccionista. Pretendo continuar assim, pequena.” Os clientes agradecem

Serviço

daCuia Cozinha
WhatsApp: 98311-4747
E-mail: dacuiacozinha @gmail.com
Facebook: daCuiaCozinha

Receita

Torta de maçã e canela


(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
 
Massa
Ingredientes
  • 300g de farinha de trigo
  • 200g de manteiga gelada em cubos
  • 2 colheres de sopa de água gelada

Modo de preparar
  • Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Misture os dois ingredientes e, depois, a água, com as pontas dos dedos.
  • Sove até conseguir formar uma bola. Coloque no plástico filme e leve à geladeira por 5 a 10 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio
Ingredientes
  • 7 maçãs vermelhas ou verdes
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  • 1/2 colher (café) de noz-moscada ralada
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • Raspas de limão
  • 3 a 4 colheres de açúcar
  • 1 colher de farinha de trigo

Modo de preparar
  • Tire a casca e a semente das maçãs e corte-as bem fininhas. Junte todos os ingredientes, menos a farinha. Misture bem e reserve.
  • Quando for colocar o recheio dentro da massa, haverá um caldinho formado pelas maçãs, o açúcar, a canela e o limão. Coloque nesse caldo a colher de farinha e misture bem. Jogue sobre as maçãs.

Montagem
  • Preaqueça o forno a 180ºC. Abra 1/3 da massa com um rolo coloque em uma forma de fundo falso no tamanho que preferir. Coloque por cima as maçãs e a calda com a farinha. Abra o restante da massa. Se preferir, faça pequenas tiras com a massa e cruze-as por sobre a massa. Pincele com a gema e leve para assar por 50 minutos ou até dourar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade