Publicidade

Correio Braziliense ENCONTRO COM O CHEF

Comida de irmãos

Receitas saborosas, com tempero de raízes mineiras, surpreendem em banca de revistas da Asa Sul


postado em 03/06/2018 07:00 / atualizado em 01/06/2018 13:19

(foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

 
Desde que deixaram Uberlândia, em Minas Gerais, os caminhos dos irmãos Branco e Clayton Queiroz deram muitas voltas e seguiram rumos diferentes. Os dois, porém, mantiveram algo em comum nessa jornada: a gastronomia. E foi justamente o amor pela boa mesa que voltou a reunir os dois, há quatro anos, quando decidiram investir em um negócio no ramo. O local escolhido é, no mínimo, inusitado: uma banca de revistas, batizada de Avenida 07.

Depois de viver um tempo nos Estados Unidos, Clayton acabou fixando moradia na Chapada dos Veadeiros, onde abriu uma pizzaria, ao lado da então mulher, em 1997. A Villa São Jorge fazia tanto sucesso entre os brasilienses que costumam frequentar o parque que ele decidiu abrir uma filial em terras candangas, mais precisamente na 413 Sul.

O ano era 2000 e Clayton manteve as duas casas até 2005, quando, por conta da separação com a mulher e sócia, acabou fechando as portas. As pizzas, de massa fina e assada no forno a lenha, eram criação do próprio Clayton e ajudaram muito na montagem do cardápio da Avenida 07. “Somos de família mineira, que adora uma boa mesa. Eu e meu irmão crescemos nesse meio”, ressalta.

Já Branco também viveu durante um tempo na Chapada dos Veadeiros, onde ajudou a montar o cardápio do restaurante da Pousada Casa das Flores. A paixão pela gastronomia e a vontade de se aperfeiçoar fizeram o mineiro correr atrás de cursos pontuais na área. “Naquela época, nem existiam as faculdades de gastronomia por aqui. Eu sempre fui mesmo é cozinheiro”, ressalta.

Nos verões, Branco costumava fazer as malas e passar temporadas nas praias catarinenses e baianas, onde trabalhava nos restaurantes que tinham o movimento intensificado por conta do grande fluxo de turistas. “Fazia um dinheiro extra e ganhava experiência.” Até que, em 2003, passou em um concurso para a Rede Sarah e foi comandar as panelas da cozinha do hospital.

Na banca

Há quatro anos, quando ainda estava trabalhando no Sarah, Branco recebeu a proposta do irmão para montarem o Avenida 07. Convite aceito, eles transformaram a banca de revistas na entrada da residencial da 303 Sul em um restaurante. Entre alguns exemplares de papel e guloseimas diversas, são servidos sanduíches e saladas.

“Como nosso espaço é reduzido, precisávamos servir refeições rápidas e simples. A princípio, pensamos em oferecer cachorro-quente gourmet, mas, depois de vários testes, não ficamos satisfeitos”, lembra Branco. A experiência de Clayton como pizzaiolo, no entanto, ajudou na criação daquele que seria o carro-chefe do Avenida 07: sanduíches servidos no pão folha — uma massa muito fina que envolve recheios diversos.

“Preparamos os recheios em uma cozinha industrial, fora daqui, mas abrimos a massa na hora”, detalha Branco, que, ao lado do irmão, montou todo o cardápio. Para os leitores da coluna, ele compartilha a receita de um guacamole com pico de galo. No Avenida 07, ele vem misturado à carne ou ao frango desfiado dentro do pão folha.

O ambiente, com mesas e cadeiras dispostas na lateral da banca, sob as frondosas árvores da quadra, casa perfeitamente com o cardápio natural. “Temos planos de, em breve, promover happy hour, aos sábados, com música ao vivo”, diz Branco. Mais brasiliense impossível!

(foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Guacamole com pico de galo

Para a guacamole:
Ingredientes
1 abacate grande e maduro
50ml de azeite
1 limão grande
Sal a gosto

Modo de fazer
Corte o abacate em cubos pequenos (ou amasse). Esprema o limão, acrescente o azeite e o sal e mexa bem. Reserve

Para o pico de galo
Ingredientes
1 cebola média
1 tomate grande sem semente
30ml de azeite
1 limão
1 pimenta dedo-de-moça sem semente e sem a parte branca
10g de coentro fresco
Sal a gosto

Modo de fazer
Pique a cebola, o coentro, o tomate e a pimenta. Misture com o sal e o limão e acrescente o azeite. Formará uma espécie de vinagrete. Misture com a guacamole na hora de servir.
Pode ser comido com chips. No Avenida 07, ele é acrescentado à carne ou ao frango desfiados e servido no sanduíche.

Serviço
Avenida 07
Banca de revistas da 303 Sul, na Asa Sul; Telefone: (61) 4101-2033

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade