Publicidade

Correio Braziliense CASA

Confira as dicas de como preparar a casa para receber os amigos na copa

Especialistas dão dicas de como ganhar mais espaço na sala e assistir aos jogos do Mundial com a galera reunida e confortável


postado em 24/06/2018 07:00 / atualizado em 21/06/2018 17:59

Forrar o chão com um tapete confortável também é uma alternativa para acomodar os convidados, como nestes projetos de Juliane Vargas.(foto: Clausem Bonifácio/Divulgação)
Forrar o chão com um tapete confortável também é uma alternativa para acomodar os convidados, como nestes projetos de Juliane Vargas. (foto: Clausem Bonifácio/Divulgação)
Família e amigos reunidos, tevê ligada, petiscos espalhados pelo local e aquela disputa por um espaço em frente à televisão. A cena é típica de Copa do Mundo. Afinal, reunir a galera em casa para torcer pela Seleção é comum durante as partidas de futebol. Porém, se sobra emoção, muitas vezes, falta espaço, e a sala tende a ficar pequena para tanta gente.

Durante os jogos, a casa vira coração de mãe e traz para si o ditado que “sempre cabe mais um”. Segundo especialistas, se organizar direitinho, cabe mesmo. Basta buscar estratégias para ganhar espaço.

Se no campo a posição dos jogadores é fundamental, em casa a disposição dos móveis também faz toda a diferença. A escolha do time também é importante. Enquanto na Copa os atletas são escolhidos a dedo, cada um com sua função, aqui a dica é apostar na multifuncionalidade. Assim, com um bom time em campo, bons móveis na sala e todos bem posicionados, não tem erro: é gol de placa, ou melhor, de conforto.
Forrar o chão com um tapete confortável também é uma alternativa para acomodar os convidados, como nestes projetos de Juliane Vargas.(foto: Haruo Mikami/Divulgação)
Forrar o chão com um tapete confortável também é uma alternativa para acomodar os convidados, como nestes projetos de Juliane Vargas. (foto: Haruo Mikami/Divulgação)

Aproveitando o chão

O arquiteto Frederico Borba afirma que aproveitar o chão é uma ótima solução. “Quando se tem espaço, o pessoal não se importa muito de sentar no chão, então é legal colocar almofadas e pufes na frente do sofá, além de posicionar cadeiras em volta”, destaca.

A designer de interiores Juliane Vargas concorda e aconselha o uso de tapetes para garantir o conforto dos convidados. “Você pode colocar um tapete felpudo bem confortável para que os torcedores possam jogar almofadas e se sentar para ver o jogo. Dessa forma, você ganha mais espaço e pode receber várias pessoas”, frisa.
No projeto da designer de interiores Juliane Vargas, os pufes são peças curingas na decoração e servem tanto como mesa de centro quanto como um novo assento.(foto: Haruo Mikami/Divulgação)
No projeto da designer de interiores Juliane Vargas, os pufes são peças curingas na decoração e servem tanto como mesa de centro quanto como um novo assento. (foto: Haruo Mikami/Divulgação)

Frederico ainda alerta sobre a importância de pensar na circulação dos convidados. Durante as partidas de futebol, é comum os torcedores se levantarem para pegar bebidas ou ir ao banheiro, então, é fundamental deixar um caminho entre as almofadas e as cadeiras.

Móveis multifuncionais 

Invista em móveis de fácil locomoção. Assim, quando necessário, você pode reorganizá-los. O projeto é de Frederico Borba, da Outra Arquitetura.(foto: Outra Arquitetura/Divulgação)
Invista em móveis de fácil locomoção. Assim, quando necessário, você pode reorganizá-los. O projeto é de Frederico Borba, da Outra Arquitetura. (foto: Outra Arquitetura/Divulgação)
Segundo os especialistas, a multifuncionalidade dos móveis faz toda a diferença quando o assunto é espaço, pois quanto menos móveis no local, mais amplo ele se torna. Juliane indica ainda que, no quesito funcionalidade, os pufes são verdadeiros curingas. “Em vez de ter uma mesa de centro, é preferível ter pufes, pois eles podem servir tanto de apoio para uma bandeja quanto para colocar os pés ou ter um assento extra”, explica.

O sofá, além de confortável, pode ser funcional. A dica é usar o modelo retrátil. Além de ser uma ótima pedida para quem busca conforto para a família, é uma forma de ganhar espaço quando precisar. “Com o sofá retrátil, você tem a opção de recolhê-lo e aumentar o vazio de acordo com a necessidade”, enfatiza Juliane.

Dica de ouro

  • Para evitar o vai e vem das pessoas, alugue ou compre um cooler. Assim, as bebidas ficam ao alcance dos convidados, sem a necessidade de se levantar para ir à cozinha.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade