Jornal Correio Braziliense

Revista

Futebol traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente

Esporte é atividade completa e é praticado por adultos ou crianças, homens ou mulheres

Não há dúvidas de que o futebol é um dos esportes preferidos dos brasileiros. É comum encontrar amigos jogando pelada à noite, crianças em escolinhas ou a galera reunida para acompanhar uma partida pela tevê. Na Copa, então, a paixão fica ainda mais forte. Mas há quem leve a relação com a modalidade mais a fundo. Seja por diversão, seja profissionalmente, brasilienses têm unido o útil ao agradável e apostado na atividade como um meio de fugir do sedentarismo.

Segundo especialistas, o futebol tem diversos efeitos positivos, não só ao corpo, mas também à mente. Miriam Conde, 56 anos, sabe bem disso. A aposentada tem aprendido na prática os benefícios do esporte. Ela conta que encontrou no futebol uma forma de escapar da academia sem virar refém do sedentarismo. ;Eu sempre gostei de jogos coletivos ; quando era adolescente, jogava handebol ; e não sou fã de academia, acho um saco, muito parado. Já o futebol me dá mais vida, a gente desenvolve várias habilidades e eu me identifico muito;, destaca.

A prática começou no trabalho, durante um torneio, no qual ela montou um time com as colegas. Miriam ressalta que acabou se apaixonando pelo esporte e aos 45 anos se matriculou em uma escolinha de futebol. Hoje, ela joga no mínimo três vezes por semana e garante que a iniciativa a tem ajudado não só fisicamente, mas também psicologicamente. ;Quando estou jogando, eu esqueço dos meus problemas, esqueço das minhas limitações e acredito no meu potencial;, garante.
Para Patrick Novaes Aguiar, presidente do Conselho Regional de Educação Física, além de ser um dos esportes mais praticados pelos brasileiros, o futebol trabalha várias partes do corpo, proporcionando diversos benefícios. ;É uma atividade muito completa. Ele fortalece as articulações, ajuda na coordenação motora e estimula as células ósseas, além de melhorar o condicionamento físico;, cita. A prática conciliada com outra atividade física de fortalecimento muscular também é indicada.

Quanto à idade, Miriam mostra que o esporte é para todos. Aos 56 anos, ela arrasa nas quadras esportivas. Patrick explica que, como toda atividade física, é preciso começar aos poucos e tomar alguns cuidados. ;É muito importante que se comece devagar, aumentando progressivamente o condicionamento físico. Depois dos 40, é recomendado passar por um exame cardiológico para jogar com mais segurança;, alerta.

Ideal para crianças

Bia tem apenas 4 anos e já encanta nas quadras esportivas. São duas horas de aula de futebol por semana, distribuídas em dois dias. Durante o treino, a pequena corre, pula, chuta a bola e trabalha em sintonia com os colegas. A mãe, Rafaela Bueno, 28, conta que há cerca de cinco meses, Bia decidiu misturar as sapatilhas do balé às chuteiras do futebol. ;Ela gosta muito. O irmão mais velho faz e ela quis fazer também. Ela disse que queria fazer balé e futebol;, conta Rafaela. ;Eu gosto muito de jogar e gosto muito de fazer gol;, completa Bia.

O professor Patrick destaca que o esporte é uma ótima alternativa de atividade física para as crianças. ;É excelente para desenvolver a criança como um todo. O futebol aumenta o reflexo, a coordenação, a agilidade e a capacidade cardiovascular, além de desenvolver o senso de coletividade, que é muito importante nessa fase;, frisa.

A mãe conta que observa o desenvolvimento de Bia não só dentro das quadras, mas também no dia a dia da menina. ;Ela melhorou bastante na questão de equilíbrio, de concentração, de energia e de respiração;, garante.

A modalidade também foi escolhida por Renato, 5, filho da jornalista Fernanda Alves, 34. A mãe, consciente da importância da prática de atividade física durante o crescimento da criança, não mediu esforços para apoiar a decisão do garoto. ;Para mim, o futebol é uma das principais atividades. Além da coordenação, eles aprendem a trabalhar em equipe;, afirma.

O educador físico Francisco Damião Sacramento, conhecido como Tio Chico, é professor de Bia e Renato. Chico dá aula de futebol há 26 anos e enfatiza os efeitos positivos no desenvolvimento das crianças. ;Melhora a flexibilidade, a postura e o condicionamento físico. Todos esses aspectos são excelentes para o indivíduo;, destaca. Ele ainda ressalta que é uma atividade simples e que, se tomado os devidos cuidados, não tem erro. ;Basta ter um material apropriado para o piso, um tênis de acordo com o nosso esporte, hidratar-se sempre e usar protetor solar. No mais, é só fazer a atividade;.