Revista

Torcendo com conforto: pets também podem entrar no clima da Copa

O pet não pode ficar de fora das celebrações da competição, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem acabar com a festa

André Baioff*
postado em 01/07/2018 07:00
Quem disse que os pets também não podem entrar na torcida? Em tempos de Copa, não faltam paparicos para eles, como roupinhas, bandanas, fitas e outros acessórios. Mas antes de pensar na fantasia, o mais importante é ficar atento ao conforto do animal.

Segundo o médico veterinário Marcello Machado, se não tomados os devidos cuidados, os adereços podem causar estresse no momento de festejo. ;Atenção aos acessórios plásticos que possam enroscar e causar ferimentos ; e até mesmo sufocamento. Também é preciso ficar de olho em algo que ele possa tirar e engolir. Se for utilizar algum deles, sempre esteja perto de seu amigo para que possa supervisioná-lo;, alerta.

Há opções no mercado de tintas para passar nos pelos de gatos e cachorros. Mas Marcello avisa para aplicar apenas as próprias para animais. Mesmo assim, ressalta, é bom fazer um teste antes. ;Coloque uma pequena quantidade de tinta em uma pequena área, diretamente na pele, e observe se não causa algum tipo de reação alérgica.;

Outro ponto de cautela neste período é a alimentação. Como as pessoas estão em momento de confraternização, é comum jogar aquele pedacinho de carne do churrasco para o bicho. O veterinário diz que não pode oferecer de forma alguma petiscos que não são feitos para os pets. ;Esses alimentos estão, muitas vezes, carregados de gordura e outras substâncias que podem causar distúrbios digestivos graves.;

Diversão

A família de Júlia Hueb Perez: mapeamento para assistir aos jogos com os pets em segurançaA empresária Júlia Hueb Perez, 30 anos, se mudou com o marido para Brasília há cerca de dois anos. Como viajava muito, ele decidiu presentear a mulher com Mafalda, 2 anos, para lhe fazer companhia. Como queria levar a pug para todo canto, Júlia procurava lugares petfriendly na cidade e dificilmente achava.

Foi aí que surgiu a ideia de montar a plataforma colaborativa Mapa Dog, em que são informados locais onde os pets podem acompanhar os donos. E o projeto tem ajudado bastante os tutores nesta Copa, com a indicação de bares e restaurantes para assistir aos jogos com o amigo de quatro patas. Depois de um ano, o casal decidiu adotar a vira-lata Magali, 1 ano. ;Ela veio para complementar a família. Mafalda nos fez criar uma empresa e Magali juntou a família;, pondera.

Como é um momento de muita festa, é comum as pessoas soltarem fogos de artifícios em comemoração. Isso acaba incomodando os pets, que se assustam com a barulheira. Por isso, no segundo jogo do Brasil, o Mapa Dog, com ajuda dos usuários, parceiros e colaboradores, organizou um evento para os animais. ;A ideia era que todos pudessem ir, tanto a família quanto os bichos. Quem entrava com vuvuzela, falávamos que lá não era lugar para isso;, explica Júlia.

A atendente Raniérica Assunção, 30 anos, e o shih-tzu Thor, 3, participaram do evento. Ela colocou a camisetinha do Brasil no cão e, mesmo com a gritaria após cada gol, Thor ficou bem. No evento, o shih-tzu tomou até uma cerveja. ;Há uma cerveja própria para cachorro. Thor amou e se divertiu;, relembra.

O médico veterinário Marcello explica que, em hipótese algum, deve-se dar bebida alcoólica aos animais. ;O álcool é extremamente nocivo para eles e pode causar intoxicações graves;, avisa. Portanto, se não estiver em lugares petfriendly nos jogos do Brasil e queira levar o bicho aos festejos, é bom ficar de olho redobrado.

Para garantir a festa

A médica veterinária Flávia Rossi dá outras dicas para que o pet também tenha momento de prazer com o tutor. Confira:

  • Mantenha os pets em um local seguro e acolhedor
Evite o desconforto e a agitação do animal durante chegadas e saídas de pessoas em sua casa. Procure um espaço confortável e mais isolado para que ele se sinta seguro, evitando ansiedade e fugas.

  • Atenção ao barulho
A audição dos animais é mais sensível que a nossa. Por isso, barulhos altos tendem a causar medo e assustá-los. A dica é deixar o pet em um local familiar, com som ambiente, por exemplo, tevê ou rádio ligados em volumes apropriados. Isso reduz o estresse e mascara o barulho.

  • Cuidado com a comida dos convidados
Lembre a seus convidados que alguns alimentos são tóxicos para os bichos, incluindo cebola, uva, alho, álcool, chocolate, abacate, entre outros. Caso o animal ingira um desses produtos vetados, o recomendado é procurar sempre um médico veterinário. Se sua vontade é integrá-lo às comemorações, a recomendação é oferecer a ele um petisco próprio para pets.

  • A ajuda dos convidados é sempre bem-vinda
Pedir para que seus convidados ajudem a acalmar o pet ou até mesmo brinquem com ele faz com que se distraia e não se estresse tanto. Além disso, ele se familiarizará mais rapidamente com o ambiente.

  • Fim da festa
Ao terminar a celebração, certifique-se de que o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados. Fique sempre atento.

Rojões

Abaixo algumas dicas para quem não consegue escapar dos fogos:
  1. Não deixe os cães acorrentados, pois, ao ouvir os fogos, eles entram em pânico e podem acabar se sufocando. Mantenha o local seguro, livre de objetos que possam machucá-lo.
  2. Se você tem uma piscina em casa, cubra-a bem para evitar que animais assustados caiam e se afoguem nela. Lembre-se de que mesmo sabendo nadar, se o nível da água estiver baixo, eles não conseguirão sair sozinhos.
  3. Feche portas e janelas para evitar fugas. Assim você garante que eles ficarão protegidos dentro de casa.
  4. Se você tem mais de um cão, separe-os, pois, com o barulho alto, eles podem se assustar e brigar entre si.
  5. Sirva a ração em pequenas quantidades. Com muito alimento no estômago, ele pode ter problemas de digestão e até uma torção gástrica, caso entre em pânico.
  6. Se o seu pet é do tipo que fica muito assustado, procure um veterinário de confiança e peça indicações de ansiolíticos para os dias mais críticos.
  7. No momento dos fogos, feche as janelas e portas do local, ligue a televisão ou rádio (volume não exagerado) e se possível um ventilador para abafar o som de fora. Aja naturalmente e com tranquilidade. Caso ele queira se esconder, deixe-o à vontade sem forçá-lo a ficar no seu colo, apenas caso ele sinta necessidade e venha pedir abrigo.
Fonte: Marcello Machado é médico veterinário e gerente técnico nacional da Total Alimentos.

Para arrasar

Para descontrair ainda mais com o pet, o aplicativo de hospedagem e passeios para cães, DogHero, fez uma campanha para escolher os 10 cachorros mais estilosos, por meio da hashtag #CopaHero. A ideia é engajar as pessoas, trazer todo mundo para participar. ;Nós tivemos um superengajamento de anfitriões, de clientes e de passeadores;, conta Monique Heemann, responsável pelo conteúdo da DogHero. No último sorteio, em 19 de junho, eles tiveram que analisar cerca de 300 cães. ;No geral, as pessoas foram muito criativas. Vimos todos os tipos de fantasia.; A camapanha vai continuar durante todo o evento da Copa do Mundo de 2018.

Estilosos

O gerente de estética da Petz, William Galharde, sugere dicas divertidas para os pets arrasarem na Copa.

Gravatinhas e bandanas
Dão um toque no visual e são fáceis de usar. Mas atenção: sempre retire o acessório após algumas horas de uso, principalmente à noite, para não machucar o pescoço do animal.

Laço
Enfeites maiores são mais fáceis de colocar. Porém, use apenas nos pets que estão acostumados e gostam. Para aqueles que não suportam, é melhor fazer uma tosa e esquecer os acessórios.

Camisa da Seleção
Roupinhas que imitam a camisa dos jogadores devem ser de tecidos leves e confortáveis, que não comprometam o movimento dos bichinhos.

Elásticos e pompons
Na hora de colocar, segure só o pelo do alto da cabeça e ponha o elástico com cuidado. Na hora de retirar, use uma tesoura pequena para cortar o elástico, em vez de puxá-lo. Assim, o pelo fica preservado e não machuca o pet.
* Estagiário sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação