Revista

Embaixador da Dolce & Gabbana, Guilherme Siqueira declara amor por Brasília

Ele frequenta castelos europeus, janta com celebridades e viaja de jatinho, mas não esquece os amigos e o pôr do sol de Brasília, cidade onde cresceu

Bernardo Bittar
postado em 29/07/2018 08:00

Guilherme Siqueira posa de csaco

Ele está nas listas de moda como um dos homens mais elegantes do mundo. Aos 36 anos, frequenta castelos, viaja de jatinho e circula entre celebridades como Gisele Bündchen, Sarah Jéssica Parker, Naomi Campbell e Sophia Loren. Atualmente, o brasiliense vive com o namorado na Itália ; onde diz ter uma rotina relativamente simples em meio a todo o glamour do jet-set internacional. Guilherme Siqueira é embaixador da Dolce & Gabbana, grife que leva o sobrenome do companheiro, Domenico Dolce, e cujo trabalho aproximou a marca do mercado brasileiro. Longe de Brasília há quase quatro anos, sente falta da cidade e dos amigos. De uma pizzaria da Asa Norte e do pôr do sol.


Você é um apaixonado por Brasília. Hoje, com acesso a todo lugar do mundo, essa admiração continua?
Brasília é a melhor obra de arte do século. Já viajei o mundo inteiro e acho que Brasília é única, maravilhosa. Sempre fui muito feliz vivendo aí e nunca pensei em ir embora. Conheci muitos lugares que amo, como a China, a Rússia, a Casa Branca, nos Estados Unidos, castelos da Europa; Mas vou ser para sempre propagador do sonho de JK.

Do que sente falta?
Sinto falta desse céu maravilhoso, dos ipês e dos monumentos que sempre gostei de fotografar. Adorava comer pizza na Fratello, pedia sempre calabresa e banana. Mantenho meu apartamento aí, visito eventualmente. Sinto falta de missa aos domingos na Perpétuo Socorro. São coisinhas que me deixam saudade.

O que acha da política que se faz na capital?
Fui embora do país logo após o impeachment da Dilma (Rousseff), não tive muito contato com a política brasileira desde então. Acho que todos os países têm suas diferenças e não me sinto desprestigiado nesse assunto quando falo com outras pessoas. O mundo tem uma boa impressão de nós sobre o combate à corrupção.

Como você lida com a força da Dolce & Gabbana e as portas que ela te abre pelo mundo?
Não me deslumbra, mas é claro que algumas coisas são encantadoras. Estava nos Estados Unidos, num jantar com a primeira-dama do México e ela comentou algo sobre o Luiz Miguel, um cantor de lá que adoro. Dias depois, ela me convidou para ir ao show dele. Fui aproveitar a noite com a mulher de um chefe de Estado, uma coisa inusitada que terei para sempre na minha memória.



Apadrinhamento em série

Deputado de primeiro mandato que virou ministro das Cidades, Alexandre Baldy (GO) foi escolhido para ser padrinho de batismo de Felipe, filho caçula do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com Patrícia Vasconcelos. Baldy foi indicado ao cargo pelo presidente de República, Michel Temer, por sugestão de Maia ; seu padrinho político.

Verão europeu

Turma boa de Brasília, São Luís, São Paulo e Porto Velho, encabeçada pelo arquiteto Arnaldo Pinho, vai curtir o verão europeu em Mykonos, na Grécia. ;É bom para descansar para o Casa Cor;, justifica. A programação conta com visita à mítica Skorpios, ilha particular que pertenceu à família Onassis. O local foi palco do casamento do multimilionário com a cantora Maria Callas e local de sepultamento dos corpos do armador Aristóteles Onassis e de seus dois filhos, Cristina e Alexander.


Malas prontas


Natascha Ewerton e Francisco Borsoi
Os brasilienses Francisco Borsoi e Natascha Ewerton estão de mudança para a Espanha. Ele vai cursar comunicação e mídias digitais na IE University, em Segóvia; ela fará relações internacionais na EU Business School (antiga European University) de Barcelona. Chico é filho do escritor Luiz Carreira e da designer Renata Leal. Natascha é a caçula de Marcos e Keila Ewerton, representantes da Mitsubishi em Brasília. A mudança fica para setembro.


Tudo se copia

Empresários de Brasília e de Goiânia sempre competiram para ver quem sabe fazer as melhores festas. Diante do sucesso da nossa Na Praia, criaram, lá, a Deu Praia ; um ano mais jovem. A proposta é exatamente a mesma: comidinhas e baladas durante os meses das férias. Quem vai daqui não gosta...


Novos ares

Dudu Camargo abre restaurante em São Paulo
O chef-estrela Dudu Camargo está de casa nova. Acabou de abrir o restaurante Soul Gastrô & Lounge no Jockey Clube de São Paulo. A proposta é basicamente a mesma das unidades do Dudu Bar na Asa Sul e no Lago Sul: comida boa e som animado.

Segredinhos...


Ficou para o próximo
Os novos embaixadores do Brasil em Paris, Roma, Buenos Aires e Washington serão escolhidos depois das eleições. Quem fará a indicação será o próximo presidente. As articulações para a escolha deles, no entanto, devem começar bem antes de janeiro.

Politicagem
O subsecretário-geral do Serviço Exterior, embaixador João Pedro Corrêa Costa, explicou que esses postos são estratégicos, mais políticos que os demais, e, por isso, precisam da chancela presidencial.

Adiós, chefe
Algumas mudanças no Ministério das Relações Exteriores (MRE), no entanto, já aconteceram. O chefe do cerimonial do presidente Michel Temer, embaixador Pompeu Andreucci, vai se mudar para a Espanha.

Despesas
A ordem é trazer todos os embaixadores com mais de 10 anos de serviço no exterior para o Brasil. A medida traria economia à instituição, que gasta 30% do orçamento com aluguéis mundo afora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação