Revista

Aprenda a usar a estampa de poá no dia a dia

Febre em meados do século passado, o poá conquistou o seu espaço como estampa clássica. E nesta temporada, está mais atual que nunca

Rachel Sabino *
postado em 29/07/2018 07:00

Para um look bem-humorado, mescle peças com bolinhas de tamanhos diferentes.

Poá, bolinhas ou polka dot. A estampa clássica dos anos 1950 e 1960 voltou ao gosto das fashionistas e é curinga nos looks do dia a dia. Seja neutro, seja colorido, o print leva humor e descontração à produção, ainda mais se mesclado a outras estampas.

Atemporal, o poá começou a se popularizar com os poloneses no pós-guerra. Para a América, eles trouxeram a polka, dança que inspirou a criação da estampa por meio de uma coreografia com movimentos circulares.

Marilyn Monroe ditou a tendência com as pin-ups da época e trouxe a mania para os dias de hoje. Versáteis, as bolinhas estão com tudo em qualquer temporada. Inspire-se!

Exiba uma produção high-low, quebrando a delicadeza do poá com um tricô pesado, de trama grossa.

Jogo de estampas, dimensões e tamanhos: exemplo de combinação neutra e jovial.

Para sair do tradicional, arrisque misturar a estampa de poá com a de onça: elegância na medida

Coleção Resort 2019, da Calvin Klein: o poá aparece como ponto focal de uma produção colorida e moderna.

Como usar

- O poá é uma estampa democrática: fica bem em qualquer tipo de corpo. Porém, estampas maiores tendem a aumentar a silhueta. Se quiser evitar essa impressão, dê preferência às pequenas.

- As estampas com bolinhas menores são mais sofisticadas, enquanto as maiores ficam mais despojadas. Para eventos formais ou ambientes de trabalho, opte pelas discretas e neutras. Deixe os círculos coloridos para ocasiões diurnas e descontraídas.

- O print é romântico e a cara do estilo lady like. Se não quiser parecer muito comportada, contraste com tênis, jeans ou texturas pesadas.

- A estampa não precisa ser bicolor sempre e pode enfeitar as pernas. Inove no inverno com meias-calças de poá pretas.

- Não foque só em roupas: as bolinhas calçam muito bem os pés. Sandálias de salto grosso, anabelas e tênis são apostas certas.

- Invista em modelos de vestidos ou blusas transpassadas, que amarram na altura do umbigo, para marcar a cintura e deixar a silhueta mais feminina.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação