Jornal Correio Braziliense

Revista

Guia de estilo: como usar o 'tênis feio'

O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de "tênis feio", mas o modelo com cara de sujo e solado alto caiu de vez nas graças dos fashionistas

De tempos em tempos, tendências que nunca imaginávamos que voltariam aparecem nas passarelas e nas produções na rua. Depois da calça de cintura baixa, conjuntinhos estampados, looks total jeans e moda esportiva, os tênis enormes, apelidados carinhosamente de ;tênis de pai;, caem no gosto dos fashionistas.

A tendência foi apresentada pela primeira vez em 2013, em uma parceria da Adidas, marca de roupas e calçados esportivos, com Raf Simons, então diretor-criativo da Dior. O tênis logo virou sensação entre os sneakerheads, invadiu o streetstyle e ganhou várias versões diferentes. Mas há pouco ganhou ainda mais destaque.

Cada vez mais influenciada pela moda das ruas, a Balenciaga, grife espanhola comandada por Demna Gvasalia, apresentou, na temporada de inverno 2017, o Triple S, que ficou conhecido como ugly sneaker ; ou o tênis feio, em libre tradução. O calçado tem três camadas de sola, aparência de sujo e combinação de cores, no mínimo, duvidosa.

Os tênis, no entanto, não foram a única empreitada arriscada de Gvasalia à frente da Balenciaga. Na coleção de primavera-verão 2018, o estilista apresentou uma versão estilizada da Crocs, sapatos de borracha, com 10cm de plataforma.

Os sapatos causaram frisson no público, e logo viraram meme na internet. Essa parece ser a intenção de Gvasalia em seus desfiles: apresentar coleções e peças que causam estranheza e desconforto, viralizam na internet e logo se tornam itens de desejo.

Várias marcas, como Gucci, Adidas, Dior e Louis Vuitton, também incluíram modelos de tênis esportivos em suas coleções. A tendência foi primeiramente apresentada nas passarelas masculinas, porém ultrapassou as barreiras de gênero e virou unanimidade entre os antenados. Os ;tênis de pai; causaram confusão e horror à primeira vista, mas logo fizeram a cabeça ; ou os pés ; dos fashionistas.

Como usar?

;A grande dica de styling para o uso desse tênis é fazer dele o centro da atenção na produção do visual. É como deixar que ele seja o artista principal e o resto do look coadjuvante;, ensina a consultora de imagem Lu Sampaio. A seguir, confira várias maneiras de usar o tênis no dia a dia.
Alfaiataria
O mais interessante desse tênis são os contrastes visuais que ele proporciona. ;Com alfaiataria, é legal brincar com o esportivo, apostando em terninhos com uma cor única;, explica a consultora de imagem.
Vestido
Uma boa opção é misturar o tênis com vestidos femininos, de estampas pequenas ou liso.
Ouse!
Aposte no mix de comprimentos, texturas, cores, e se jogue!
Calça Jeans
Quer fazer um look mais básico, com calça jeans e camiseta? Fuja do óbvio! ;O tênis vai arrematar essa composição com estilo;, diz Lu Sampaio.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte