Revista

Guia de estilo: como usar o "tênis feio"

O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de "tênis feio", mas o modelo com cara de sujo e solado alto caiu de vez nas graças dos fashionistas

Marina Julião*
postado em 05/08/2018 07:00
Balenciaga apresenta seu %u201Cugly sneaker%u201D na coleção masculina de inverno de 2017
De tempos em tempos, tendências que nunca imaginávamos que voltariam aparecem nas passarelas e nas produções na rua. Depois da calça de cintura baixa, conjuntinhos estampados, looks total jeans e moda esportiva, os tênis enormes, apelidados carinhosamente de ;tênis de pai;, caem no gosto dos fashionistas.

A tendência foi apresentada pela primeira vez em 2013, em uma parceria da Adidas, marca de roupas e calçados esportivos, com Raf Simons, então diretor-criativo da Dior. O tênis logo virou sensação entre os sneakerheads, invadiu o streetstyle e ganhou várias versões diferentes. Mas há pouco ganhou ainda mais destaque.
Tênis da Louis Vuitton combinando com vestido feminino na passarela do Verão 2018 da marca.
Cada vez mais influenciada pela moda das ruas, a Balenciaga, grife espanhola comandada por Demna Gvasalia, apresentou, na temporada de inverno 2017, o Triple S, que ficou conhecido como ugly sneaker ; ou o tênis feio, em libre tradução. O calçado tem três camadas de sola, aparência de sujo e combinação de cores, no mínimo, duvidosa.
Gucci apresentou um tênis grande e cheio de aplicações com pedras na coleção de inverno de 2018.
Os tênis, no entanto, não foram a única empreitada arriscada de Gvasalia à frente da Balenciaga. Na coleção de primavera-verão 2018, o estilista apresentou uma versão estilizada da Crocs, sapatos de borracha, com 10cm de plataforma.

Os sapatos causaram frisson no público, e logo viraram meme na internet. Essa parece ser a intenção de Gvasalia em seus desfiles: apresentar coleções e peças que causam estranheza e desconforto, viralizam na internet e logo se tornam itens de desejo.

Várias marcas, como Gucci, Adidas, Dior e Louis Vuitton, também incluíram modelos de tênis esportivos em suas coleções. A tendência foi primeiramente apresentada nas passarelas masculinas, porém ultrapassou as barreiras de gênero e virou unanimidade entre os antenados. Os ;tênis de pai; causaram confusão e horror à primeira vista, mas logo fizeram a cabeça ; ou os pés ; dos fashionistas.
Na coleção de primavera 2018, a Dior apresentou sua versão do tênis

Como usar?

;A grande dica de styling para o uso desse tênis é fazer dele o centro da atenção na produção do visual. É como deixar que ele seja o artista principal e o resto do look coadjuvante;, ensina a consultora de imagem Lu Sampaio. A seguir, confira várias maneiras de usar o tênis no dia a dia.
Alfaiataria
O mais interessante desse tênis são os contrastes visuais que ele proporciona. ;Com alfaiataria, é legal brincar com o esportivo, apostando em terninhos com uma cor única;, explica a consultora de imagem.
O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de
Vestido
Uma boa opção é misturar o tênis com vestidos femininos, de estampas pequenas ou liso.
O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de
O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de
Ouse!
Aposte no mix de comprimentos, texturas, cores, e se jogue!
O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de
Calça Jeans
Quer fazer um look mais básico, com calça jeans e camiseta? Fuja do óbvio! ;O tênis vai arrematar essa composição com estilo;, diz Lu Sampaio.
O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de
O gosto é duvidoso, tanto que ganhou o apelido de

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação