Revista

Tranquilidade suprema

Bernardo Bittar
postado em 05/08/2018 07:00

Tranquilidade suprema


Longe dos holofotes, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes é mais reservado. Evita declarações polêmicas e reuniões volumosas. É esportista e tem senso de humor refinado.

Esportes
Gilmar é tão apaixonado por esportes que comprou até um jet-ski. Aos fins de semana, aproveita o tempo livre para andar de bicicleta e fazer SUP (stand-up paddle) no Lago Paranoá. Nas férias em Lisboa, onde tem apartamento, gosta de correr na rua. Lá, frequenta uma famosa loja de departamentos especializada em itens esportivos.

Hobby
Atividades físicas não se restringem à prática. Quando não está se exercitando, o ministro gosta de acompanhar os jogos de futebol na televisão. Coleciona camisetas de times, que ficam expostas em casa e no trabalho. A maioria delas é autografada.

Dois relógios
Se você reparar, não é raro vê-lo com um relógio em cada pulso. Gilmar Mendes gosta de usar um Rolex específico de sua coleção e um Apple Watch, que serve para ler mensagens e medir a frequência cardíaca.

Família
O ministro do STF é quatro anos mais jovem que a mulher, Guiomar Feitosa. Eles não têm filhos juntos. Os herdeiros de Gilmar Mendes são Francisco e Laura, ambos formados em direito e funcionários públicos.

Curiosidade
Gilmar Mendes adora ver as caricaturas que fazem dele, mesmo aquelas em tom crítico. Grande parte delas foi emoldurada e fica na área da churrasqueira, em casa.

Assunto da cidade

Todo mundo que acompanha o Instagram em Brasília tem dado likes nas postagens do ator Henry Zaga, que está passando férias na cidade. Acompanhado da irmã, Fernanda, aproveitou a estada para correr no Parque da Cidade e curtir os points do Lago Sul. O rapaz participou da série 13 Reasons Why, da Netflix, e seu próximo projeto é um filme encabeçado pela Sony. As gravações começam em outubro, em Los Angeles. Henry é, na verdade, Henrique, filho do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga.


Vista capenga

A iluminação da Ponte JK, um dos cartões-postais da cidade, está horrível. Cheia de lâmpadas queimadas. Donos de casas de festas com vista direta para o monumento têm dito aos clientes que, para aproveitar o cenário em seus eventos, é necessário contratar refletores. Isso aconteceu recentemente em duas oportunidades: um aniversário e um casamento.

Reação imprevisível

Em conversas informais, aliados do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) afirmam que a ;reação das Forças Armadas é imprevisível; caso o novo chefe do Executivo ;seja um presidiário;. Ocupantes do cargo têm o poder de comandar os militares ; que torcem o nariz para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-presidente cumpre pena em regime fechado, em Curitiba, após ser condenado a 12 anos e um mês no caso do tríplex do Guarujá (SP).


O amor está no ar

A estudante de arquitetura Maria Eduarda Nogueira assumiu o namoro com o DJ paulista Olin Batista. Ela é filha do presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e da deputada Iracema Portella (PP). Ele, caçula do empresário Eike Batista e da ex-modelo Luma de Oliveira. O casal aproveitou as férias no Mediterrâneo.

15 minutos depois;

...Ninguém mais fala de Jojo Toddynho (que, agora, é Jojo Marottini) nem de MC Loma. As duas fizeram sucesso estrondoso no carnaval, uma com Que tiro foi esse e, a outra, com Envolvimento. Mas o ;consumo; delas caiu muito. A última notícia que se teve de Loma foi um show cancelado pela Vara Regional da Infância e do Adolescente de Recife por ela ter abandonado a escola. A artista, vale lembrar, tem 15 anos.


Freegans

Comuns nos Estados Unidos, os ;freegans; estão chegando ao Brasil. Contrárias ao desperdício, essas pessoas se alimentam com restos de comida. Comem o ;lixo; de supermercados, feiras e restaurantes para provar que esses alimentos podem ser reaproveitados. A legislação não permite a doação de comidas "preparadas" ou com vida útil pequena.


Segredinhos...


Juízes eleitorais
Neste ano, a Justiça Eleitoral vai gastar R$ 11,9 milhões com o pagamento de gratificações a juízes eleitorais e jetons para membros dos tribunais eleitorais.

O trabalho
Os magistrados nesta função respondem pelas zonas eleitorais durante biênios (que podem ser prorrogados por mais dois anos) e ganham aumento de 18% no salário.

Garantia em lei
No Distrito Federal, existem 172 juízes nesta condição, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Cada um recebe R$ 4.631 mensais pelo trabalho. A gratificação é fixada pela Lei n; 8.350/1991.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação