Revista

Conheça o lar da artista plástica Clarice Gonçalves

Em Taguatinga, ela mostra cada cantinho recheado de personalidade

Fernanda Bueno*
postado em 05/08/2018 07:00

Clarice Gonçalves recebeu a Revista em sua casa e apresentou o ateliê

Cheirinho de manjericão no ar, sorriso largo e abraço apertado. Quem chega à casa da artista plástica Clarice Gonçalves, 32 anos, se sente definitivamente acolhido.

Localizada em Taguatinga, a casa é dividida em ambientes que são reflexo da identidade da artista, que, além da pintura, se dedica ao trabalho com fermentação e jardinagem. As telas e tintas no ateliê, a cozinha com conservas e os vidros de tempero, os brinquedos espalhados no quintal, os bonsais e as plantas crescendo livres no jardim... Cada detalhe mostra o quanto há vida e personalidade naquele lar.

Viva e mutante. Assim Clarice define a casa onde mora com o filho de 5 anos, Hector, um lugar que se transforma e se adapta ao seu estilo de vida. ;É um espaço de criação e de cura, que vai se adaptando também às novas coisas que eu vou aprendendo e quero manifestar. Então, é um lugar que vai mudando de forma lenta, porque também eu procuro fazer tudo sozinha, com as mãos;, explica.

Sobre como a arte influencia o lar, Clarice afirma que existe uma busca cenográfica de trazer para os espaços sensações que são sentidas na pintura, mas a principal influência está na busca pela luz natural.

Outro item indispensável é a presença das plantas. A natureza está presente em muitas das suas obras, mas Clarice explica que elas são mais do que inspiração. ;Um lugar onde uma planta não sobrevive não me faria bem. Uma planta saudável no ambiente é, para mim, quase um termômetro de que a coisa está harmônica. "

Quando o assunto é decoração, a artista fala sobre como a inspiração não está ligada a uma estética específica, mas sim ao estilo de vida. Elementos como paredes brancas e janelas que permitem a entrada de claridade são imprescindíveis. A artista plástica afirma que seu foco está em fazer com que a casa seja o mais sustentável possível.

;Eu estou sempre pesquisando um pouco das soluções que a permacultura traz para os ambientes em termos de luz, de economia, de uso de recursos de captação de água e a própria questão das plantas dentro do ambiente, para trazer esse acolhimento, essa umidade.;

Sobre objetos e outros elementos que possam ser fonte de inspiração, a artista explica que prefere deixar a casa mais limpa de referências e afirma que assim consegue transmutar todas elas em suas pinturas. Entretanto, mantém algumas inspirações, alguns objetos que remetem à sua ancestralidade, memórias que Clarice guarda com carinho.

;Eu gosto de ter os livros com os títulos à mostra para que eu entre em contato com a temática deles só de olhar para a capa, gosto de ter os temperos e todos os ingredientes à vista para poder me inspirar. Tenho um quadrinho ali que ficava na farmácia do meu avô; uma carranca que tinha na casa da minha avó; também um livro de receitas que era de uma tia do meu avô, ela escrevia a lápis, recortava aquelas figuras de revista antiga da década de 1950 e escrevia as coisas ainda com ph. "

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação