Revista

Clássico com um toque moderno

A madeira é uma opção versátil. Pode ser usada no teto, na parede, no piso ou apenas como um detalhe decorativo

Amanda Ferreira*
postado em 19/08/2018 07:30
Minimalista e de fácil aplicação. É assim que aparece um dos recursos mais tradicionais da decoração: a madeira. Além de seguir moderno em versões ecológicas, o amadeirado dá um toque sofisticado e aconchegante aos ambientes ; sem contar a durabilidade e a versatilidade do recurso, que pode ser usado nos mais variados cômodos do lar.

Seja em painéis fluidos de madeira clara, seja em paginações diferentes para pisos, a tendência aparece em projetos dos mais renomados profissionais. Para a arquiteta Estela Netto, a madeira é um clássico que nunca sai de moda. ;Ela tem o poder de aquecer o espaço, deixá-lo mais acolhedor, aproximar os moradores na natureza e ainda ajuda na acústica dos ambientes;, pontua.

Logo, combinar o recurso com elementos contemporâneos e naturais, como a pedra, pode ser uma boa opção para que o local fique mais requintado. ;É importante pensar na decoração do ambiente como um todo para que o amadeirado dialogue com o restante dos elementos;, recomenda Estela.

Quem concorda é a designer de interiores Fabiana Visacro. Para ela, não se pode apenas aplicar o recurso na decoração e imaginar sofisticação ; é preciso mesclá-lo com elementos frios, como o vidro, e trabalhar bastante a iluminação, de modo a destacar e evidenciar a madeira.

As profissionais garantem que tudo depende da ideia do projeto. Um mesmo ambiente pode, por exemplo, receber pontos de destaque em móveis e objetos, enquanto outro ganha o amadeirado nas paredes ou no piso.

;Uma peça maior, imponente, pode ficar sozinha e em destaque. O importante é não replicar essa madeira em outros elementos da decoração para não deixar esse recurso em excesso no espaço. Mas usá-lo com outros elementos naturais fica sempre muito interessante;, garante a designer.


Moda rústica
A sala de música assinada pelas arquitetas e urbanistas Clarissa Braga, Cristhiane Raupp e Manuella Leite representa um ambiente rústico, mas inspirado em características contemporâneas das capitais. A madeira aparece como base no piso, no teto e na parede de fundo ; a neutralidade do elemento garante o toque clássico do espaço voltado para quem aprecia a essência da arquitetura, da música e da arte.


Aplicação versátil
O quarto do casal, assinado pelas designers do escritório TEJ Interiores, é a prova de que a madeira pode ser aplicada em diferentes superfícies. O toque na parede faz referência ao taco comumente utilizado no piso, formando uma cabeceira ; a ideia deixa o ambiente moderno e aconchegante.


Além do décor
A escolha de tons amadeirados claros compõe o ambiente assinado pela arquiteta Estela Netto. Segundo ela, a madeira é uma ótima opção para a sala de televisão, uma vez que traz conforto e ajuda na acústica.


Varanda Gourmet
;Além de ser um recurso belíssimo, a madeira nos aproxima da natureza. Com um mundo cada vez mais on-line, a necessidade de elementos verdadeiramente reais e naturais se torna evidente;, afirma Fabiana Visacro, a designer de interiores que assina o ambiente. Nele, o amadeirado aparece de forma despojada, tanto nas paredes quanto na bancada.


Toque marrom
O mix de modernidade e minimalismo do projeto assinado pela arquiteta Gabriela De Rossi se destaca em uma sala de reunião reservada e funcional. Os diferentes estilos se complementam, mantendo a linearidade de um espaço clean e elegante. Entre os destaques, a persiana eletrônica em madeira, que garante privacidade e ajuda na separação da antessala.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação