Fernanda Bueno*
postado em 09/09/2018 08:00
Eles estão trocando as maquininhas de raspar cabelo pelo estilo black power. Febre no universo feminino, os cachos conquistaram de vez o mundo masculino. O aumento da demanda é percebido nos salões de beleza. Segundo Mikaiane Alexandrino, cabeleireira especialista em cachos, cada vez mais homens procuram tratamentos voltados aos fios ondulados e querem aprender a lidar com eles. ;Os homens buscam conhecimento sobre a finalização dos cachos e a forma mais adequada de cortar o cabelo. Não é uma preocupação apenas feminina.;
O universitário Benny da Silva Leite, 20 anos, faz parte desse público. A rotina de cuidados com as madeixas se tornou indispensável. Na infância, por ser mais fácil de cuidar e por questões culturais, costumava raspar o cabelo. Foi só na adolescência que sentiu o desejo de adotar um novo estilo.
;Quando eu estava no ensino fundamental, todos os meus amigos seguiam uma onda de cabelo Justin Bieber/Neymar e eu, em nenhum momento, ia conseguir ter esse estilo, porque meu cabelo é crespo. Naquela época, usava o cabelo raspado e, por influência de um professor, comecei a deixar os fios crescerem;, lembra.
Para Benny, assumir os cachos foi mais do que aderir a um novo estilo, foi também uma forma de encontrar sua identidade. ;Meu professor tinha um cabelo afro e eu me identifiquei bastante. Vi que esse é meu estilo.;
Esse tipo de fio, porém, exige cuidados especiais. O cabelo cacheado tende a ser mais ressecado, pois sua estrutura irregular não permite que a oleosidade da raiz se espalhe para as pontas. Por isso, na hora de hidratar e finalizar, produtos como manteigas e óleos são mais eficientes.
Oleosidade
A dermatologista Fernanda Seabra alerta sobre as consequências do acúmulo de oleosidade. ;Pelo fato de serem naturalmente mais ressecados, as pessoas com cabelos cacheados/crespos reduzem o número de lavagens semanais, o que agrava a oleosidade, a caspa e a perda de fios.;
O cabelo masculino, porém, tem características específicas. A dermatologista explica que, como os homens têm mais testosterona, geralmente apresentam cabelos mais oleosos. A textura e o crescimento dos fios também costumam ser diferentes.
;Uma das principais diferenças está na velocidade média de crescimento do fio. Em adultos, o cabelo dos homens cresce cerca de 0,349mm por dia, e o das mulheres, 0,339mm. Por fim, existem diferenças quanto à textura ou à espessura. Os homens costumam apresentar fios mais grossos;, detalha.
Mikaiane Alexandrino explica que a curvatura do cabelo cacheado influencia nos cuidados exigidos. ;Quanto mais apertadinho for o cacho, mais seco e frágil ele se torna; então, ele é um cabelo que precisa de mais hidratação e umectação. A oleosidade natural percorre por todas as curvinhas até chegar ao fim, como se fosse uma estrada. No cabelo cacheado, porém, esse caminho leva mais tempo. Mantendo os fios mais hidratados e umectados, a gente consegue um cabelo mais bonito e saudável;, afirma.
A profissional lembra ainda que, para manter a saúde e beleza dos fios, é preciso adotar uma rotina de hidratação, reconstrução e higienização. Já a limpeza dos fios deve ser feita com xampu especial para cabelo cacheado, que é o sem sulfato.
Higiene
Na hora de higienizar, os cacheados podem escolher que técnica se adapta melhor aos seus fios.
No-poo: técnica em que não se usa xampu.
Co-wash: uso do condicionador no lugar do xampu. É uma opção de higienização para quem optou pelo no-poo.
Low-poo: utilização de xampu sem sulfatos, que limpam sem agredir os fios.
Confira alguns produtos especiais para os cachos.
* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte