Jornal Correio Braziliense

Revista

Arquiteto ensina como otimizar espaço e viver bem em uma quitinete de 27m²

Fábio Cherman abre as portas da quitinete onde morou antes de se casar e mostra como otimizar espaços pequenos

Para muitos, 27m; pode parecer pouco, mas para Fábio Cherman era exatamente o que ele precisava. O arquiteto transformou a quitinete, no Plano Piloto, em um espaço com múltiplos ambientes, perfeito para pessoas que procuram um espaço compacto e confortável.

;Em ambientes pequenos, o projeto precisa ser muito detalhado. É preciso planejar onde cada objeto vai ser guardado, a quantidade de armários, tudo tem de ser pensado;, comenta. Ele morou na quitinete por quatro anos e se mudou, recentemente, após se casar.

O espaço tem um cômodo que se transforma em quarto ou sala, dependendo da disposição dos móveis. O carro-chefe é o sofá que vira cama ; um móvel italiano que o arquiteto comprou em 2012. Ao puxar a prateleira, o sofá se transforma em uma cama queen.

O móvel de madeira que circula todo o apartamento foi desenhado por Fábio especialmente para o apartamento. A mesa de jantar é retrátil e, quando guardada, dá espaço para uma cama de hóspedes. ;Essa cama foi feita para receber meu sobrinho, mas já recebi também um casal de amigos. Eles dormiram na minha cama e eu, na de solteiro.;

;Apartamentos compactos são uma tendência de mercado. Cada vez mais as pessoas procuram endereços no centro e precisam se adaptar a novos tamanhos;, acredita o arquiteto. Fábio conseguiu transformar 27m; em vários ambientes, e prova que morar em espaços pequenos pode ser sinônimo de conforto e elegância. ;Funcionalidade e elegância se complementam, um não existe sem o outro.;

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte
[VIDEO1]