Revista

Aprenda a fazer uma cama linda, confortável e sustentável para o seu pet

Produtos fabricados com materiais reciclados são alternativa barata e ainda ajudam o meio ambiente

postado em 09/09/2018 08:00
Talita Rocha preparou a caminha de Mel com pneu velho e madeira reciclada Criar um cachorro ou um gato demanda não só responsabilidade, mas também um certo custo financeiro. Além dos gastos com alimentação e saúde, alguns acessórios se fazem necessários no dia a dia do animal. No entanto, materiais que iriam para o lixo podem ser reutilizados e transformados em lindas camas para pet, uma iniciativa que beneficia não só o bolso, mas também o meio ambiente.

Pneus velhos e pedaços de madeira, por exemplo, viram arte nas mãos da estudante de direito Talita Rocha, de 26 anos. Há cerca de um ano, Talita passou a fabricar caminhas para pet utilizando material reciclado.

;Muitas pessoas falavam que os cachorros comiam as camas e eu vi na internet essa, fiz uma para a Mel e funcionou. Então, o pessoal gostou e eu continuei fazendo e aprimorando o produto;, relata. Hoje, Talita até vende as caminhas e Mel, sua Pug de 3 anos, virou a garota-propaganda da loja virtual.

A iniciativa de Talita também tem contribuído para diminuir a quantidade de lixo nas ruas. A maioria dos materiais usados pela universitária é reciclada. Pneus velhos, que ficavam jogados acumulando água e sujeira, hoje são a base das caminhas.

Talita afirma que pega os pneus em borracharias e nas ruas. As madeiras usadas também são recicladas, geralmente restos dispensados por marcenarias. Para a produção, ela limpa o pneu, corta, forra com a madeira e depois preenche com uma espécie de almofada, também produzida por ela. O resultado é uma caminha fofa, resistente e, claro, bonita para os bichinhos.

E não é de hoje que a estudante trabalha com itens reciclados. Apaixonada por animais, Talita iniciou há cerca de dois anos um trabalho como protetora independente. Atualmente, ela mantém casinhas com alimento e água para cachorros de rua em alguns pontos de Brasília. A estudante conta que, inicialmente, as casinhas também eram feitas com material reciclado, primeiramente com papelão e depois com bacias, mas, por ficarem na rua, algumas apareciam quebradas. Então, ela decidiu trocar por casinhas de madeira.

Transformando o inutilizável


Não são só os pneus que podem virar uma linda caminha para cachorros ou gatos. Sabe aquela camisa velha ou aquele moletom que fica só ocupando espaço no guarda-roupa? A consultora de costura Hortelina Maria Ferreira tem uma utilidade para eles. Ela trabalha em uma loja de customização e faz centenas de caminhas para pets utilizando peças de vestuário.

Produtos fabricados com materiais reciclados são alternativa barata e ainda ajudam o meio ambiente Com uma camisa velha, linha, agulha, elástico e espuma, a costureira transforma roupas que não são mais usadas em um acessório fofo e confortável que garante o descanso dos bichinhos. ;Geralmente, eu uso camisa masculina de tamanho grande para os cachorros, mas a gente também consegue usar as femininas, fazendo caminhas pequenas para os gatos;, ressalta.

As camas a partir de roupas não mais usadas são mais uma alternativa que ajuda a economizar na hora de comprar assessórios para os bichinhos, além de pôr em prática a reciclagem.

Faça você também


Assim como Talita e Hortelina, você também pode usar o que parece não ser mais útil para fazer uma cama para o seu animal. O consultor de costura Eduardo Ramirez, da Arranjos Express, ensinou a equipe da Revista a produzir o acessório usando uma camisa velha. Confira no vídeo:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação