Jornal Correio Braziliense

Revista

Mesa montada com elegância

Em dúvida sobre como dispor taças, pratos e talheres e montar a mesa mais bonita? Veja dicas para receber os convidados com muito estilo


Receber bem é um talento aperfeiçoado ao longo da vida. Para quem não tem o costume, montar uma mesa para recepcionar amigos pode parecer um desafio. Débora Henriques, que mantém um blog especializado em decoração, garante, porém, que é mais fácil do que parece. ;O principal é fazer a produção com carinho e amor, para que os convidados se sintam em casa;, ensina.

Para quem está começando a montar um acervo, Débora recomenda investir em uma boa louça branca. ;Ela é curinga e vai te acompanhar para o resto da vida. A partir dela, a pessoa pode começar a investir em peças mais diferentes, como um prato de sobremesa colorido.;

Com tantos acessórios e complementos, como não perder a mão e exagerar? ;O principal na mesa é o serviço que vai apresentar, a comida;, completa Débora. Os arranjos de flores centrais, por exemplo, não devem ser maiores que 25cm para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Para Diego Gonçalves, gerente do Royal Tulip, cada vez mais o conforto é a prioridade ;Estão usando menos utensílios e valorizando o espaço para que os convidados se sintam à vontade.;

Monte a mesa com estas dicas preciosas

Débora revela seu truque para montar a mesa perfeita: ;Todos os utensílios com nomes no masculino, como guardanapo e garfo, ficam à esquerda do prato. Os utensílios femininos, como taça, faca e colher, são postos à direita. Memorize isso para nunca errar;.

Temas
;Menos é mais;, acredita Débora. ;Procure harmonizar as cores dos acessórios e das flores com as estampas, mas, na dúvida, aposte na toalha branca com pontos de cor; completa. O tema tropical está sempre em alta no verão, já as cores pastéis e motivos florais fazem sucesso em produções como chás da tarde e lanches.

Guia básico
  • Não use toalha com jogo americano. Para ocasiões mais formais, a toalha é recomendada. Jogo americano pode acompanhar lanches e almoços.
  • O sousplat é uma peça essencial para além da decoração. Sua função principal é proteger a mesa de possíveis respingos de comida. ;Não se deve usar sousplat com pratos de sobremesa, apenas prato principal; indica Débora.
  • As taças são proporcionais à quantidade de pratos servidos, devendo ser usadas no mínimo duas: de água e de vinho. A de água fica na ponta da faca e as outras vêm em cascata. ;A taça de vinho branco é menor, para manter o vinho gelado por mais tempo. Já a de vinho tinto é maior, para a bebida ter mais contato com o ar e chegar no ponto certo. A taça de espumante é a mais alongada. E os vinhos de sobremesa podem vir ou nas taças de vinho branco ou nas taças de licor; explica Diego Gonçalves.
  • Os guardanapos, sempre de pano, podem ficar à esquerda ou em cima do prato.
  • Os talheres também são proporcionais à quantidade de pratos servidos. A ordem dos talheres é sempre de fora para dentro: começa com talheres da entrada e, depois, do prato principal. As lâminas da faca sempre ficam para dentro. Talheres de sobremesa ficam acima do prato.
  • O prato de pão vem à esquerda e é utilizado para colocar o pão e apoiar os talheres.
Fontes: Blog Casa Campos e Diego Gonçalves, gerente do hotel Royal Tulip.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte