Revista

Aprenda como usar a estampa de fruta, tendência do verão!

A cada verão, elas reaparecem. As estampas de frutas foram tendência no Hemisfério Norte e devem fazer sucesso em terras brasileiras

Marina Julião*
postado em 16/09/2018 08:00

Coleção de primavera-verão 2011 da Stella McCartney: estampas grandes em vestido de festa criam looks informais, perfeitos para eventos diurnos
As estampas de frutas podem ser consideradas um novo clássico de verão. Todo ano, essa tendência aparece renovada nas ruas e passarelas. Com variações que vão desde estampas discretas a frutas enormes e coloridas, a tendência promete voltar com tudo na estação mais quente.

Para a consultora de estilo Estela Silveira, as estampas de frutas vão e voltam ao longo da história da moda e surgem, especialmente, nas coleções de primavera-verão. ;A cada temporada, elas vêm em shapes diversos, com tamanhos e cores diferentes.; No último verão do Hemisfério Norte, a tendência foi estampa pequena, principalmente de cerejas, laranjas e limões.
Dolce & Gabanna trouxe a estampa de fruta misturada com elementos de animal print na coleção de primavera-verão 2018

Como usar?

A modelo portuguesa Sara Sampaio usou vestido com estampa pequena de cerejas, hit do verão 2018 no Hemisfério Norte
Estela Silveira garante que não há restrições na hora de combinar uma ou mais estampas de frutas. ;A dica é sempre repetir uma cor ou um padrão nas duas estampas, como: cores iguais e tamanhos diferentes da estampa ou estampas pequenas com cores sólidas;, complementa.

Para combinar com outros tipos de estampa, a dica é a mesma: procurar cores que se repitam para dar unidade ao look. ;Listras, vichy, xadrez e bolinhas são ótimas opções. Estampas em preto e branco com colorido também ficam muito chiques.; As mais clássicas podem apostar em acessórios discretos, como joias, lenços, pingentes, entre outros.
%u201CO vichy com a estampa de frutas cria um look italiano, fugindo da tropicalidade do Brasil%u201D, comenta Estela Silveira
;Estampas grandes atraem o olhar e podem ser usadas para destacar partes específicas do corpo;, ensina Estela. Da mesma maneira, as pequenas são mais discretas, ideais para ocasiões formais. Vestidos de festa com estampas muito grandes e coloridas, por exemplo, transmitem informalidade.

Já para usar no trabalho, a dica é combinar com peças de alfaiataria e retilíneas. ;Um bom blazer acalma uma camisa estampada, ao mesmo tempo que peças retilíneas evitam aparência infantil.;
Coleção da Altuzarra de primavera-verão 2017: o blazer de alfaiataria ganha toque divertido com as aplicações de frutas.

Como investir em uma peça tendência?

Aqui, a calça foi a peça destaque, e todas as outras tinham cores da estampa principal de abacaxi
Toda estação surgem inúmeras tendências para agregar ao guarda-roupa. Para evitar compras impulsivas ou desnecessárias, é importante refletir a necessidade e a usabilidade da peça ;Você deve se perguntar se já possui peças e acessórios em casa que combinam com essa nova que pretende comprar. Além disso, se pergunte em que ocasiões você poderia usá-la novamente e quantas vezes;, orienta Estela.
Coleção da Isolda para o verão 2019: muitas frutas tropicaisA stylist Luíza Schiavinis usa um mix de estampas de banana: quando repetidas, elas criam unidade no lookConjunto da Dolce e Gabanna apresentado na primavera-verão de 2012: a estampa repetida cria um look arrumado e descontraído.Estampa de fruta com alfaiataria e estampas em preto e branco: chique na medidaO colete de couro preto transforma um look trabalho em happy hour. Aqui, a estampa com fundo branco harmonizou com a blusa.

*Estagiária sob supervisão de Sibele negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação