Publicidade

Correio Braziliense MODA

Aprenda como usar a estampa de fruta, tendência do verão!

A cada verão, elas reaparecem. As estampas de frutas foram tendência no Hemisfério Norte e devem fazer sucesso em terras brasileiras


postado em 16/09/2018 08:00 / atualizado em 13/09/2018 18:55


Coleção de primavera-verão 2011 da Stella McCartney: estampas grandes em vestido de festa criam looks informais, perfeitos para eventos diurnos(foto: Monica Feudi/Indigital TV/Divulgação)
Coleção de primavera-verão 2011 da Stella McCartney: estampas grandes em vestido de festa criam looks informais, perfeitos para eventos diurnos (foto: Monica Feudi/Indigital TV/Divulgação)
 
As estampas de frutas podem ser consideradas um novo clássico de verão. Todo ano, essa tendência aparece renovada nas ruas e passarelas. Com variações que vão desde estampas discretas a frutas enormes e coloridas, a tendência promete voltar com tudo na estação mais quente.

Para a consultora de estilo Estela Silveira, as estampas de frutas vão e voltam ao longo da história da moda e surgem, especialmente, nas coleções de primavera-verão. “A cada temporada, elas vêm em shapes diversos, com tamanhos e cores diferentes.” No último verão do Hemisfério Norte, a tendência foi estampa pequena, principalmente de cerejas, laranjas e limões.
Dolce & Gabanna trouxe a estampa de fruta misturada com elementos de animal print na coleção de primavera-verão 2018(foto: Yannis Vlamos/Indigital.tv)
Dolce & Gabanna trouxe a estampa de fruta misturada com elementos de animal print na coleção de primavera-verão 2018 (foto: Yannis Vlamos/Indigital.tv)

Como usar?

A modelo portuguesa Sara Sampaio usou vestido com estampa pequena de cerejas, hit do verão 2018 no Hemisfério Norte(foto: Instagram/Reprodução)
A modelo portuguesa Sara Sampaio usou vestido com estampa pequena de cerejas, hit do verão 2018 no Hemisfério Norte (foto: Instagram/Reprodução)

Estela Silveira garante que não há restrições na hora de combinar uma ou mais estampas de frutas. “A dica é sempre repetir uma cor ou um padrão nas duas estampas, como: cores iguais e tamanhos diferentes da estampa ou estampas pequenas com cores sólidas”, complementa.

Para combinar com outros tipos de estampa, a dica é a mesma: procurar cores que se repitam para dar unidade ao look. “Listras, vichy, xadrez e bolinhas são ótimas opções. Estampas em preto e branco com colorido também ficam muito chiques.” As mais clássicas podem apostar em acessórios discretos, como joias, lenços, pingentes, entre outros.
%u201CO vichy com a estampa de frutas cria um look italiano, fugindo da tropicalidade do Brasil%u201D, comenta Estela Silveira(foto: Pop of Style/Divulgação)
%u201CO vichy com a estampa de frutas cria um look italiano, fugindo da tropicalidade do Brasil%u201D, comenta Estela Silveira (foto: Pop of Style/Divulgação)

“Estampas grandes atraem o olhar e podem ser usadas para destacar partes específicas do corpo”, ensina Estela. Da mesma maneira, as pequenas são mais discretas, ideais para ocasiões formais. Vestidos de festa com estampas muito grandes e coloridas, por exemplo, transmitem informalidade.

Já para usar no trabalho, a dica é combinar com peças de alfaiataria e retilíneas. “Um bom blazer acalma uma camisa estampada, ao mesmo tempo que peças retilíneas evitam aparência infantil.”
Coleção da Altuzarra de primavera-verão 2017: o blazer de alfaiataria ganha toque divertido com as aplicações de frutas.(foto: Yannis Vlamos/Indigital.tv)
Coleção da Altuzarra de primavera-verão 2017: o blazer de alfaiataria ganha toque divertido com as aplicações de frutas. (foto: Yannis Vlamos/Indigital.tv)

Como investir em uma peça tendência?

Aqui, a calça foi a peça destaque, e todas as outras tinham cores da estampa principal de abacaxi(foto: Pinterest/Reprodução)
Aqui, a calça foi a peça destaque, e todas as outras tinham cores da estampa principal de abacaxi (foto: Pinterest/Reprodução)

Toda estação surgem inúmeras tendências para agregar ao guarda-roupa. Para evitar compras impulsivas ou desnecessárias, é importante refletir a necessidade e a usabilidade da peça “Você deve se perguntar se já possui peças e acessórios em casa que combinam com essa nova que pretende comprar. Além disso, se pergunte em que ocasiões você poderia usá-la novamente e quantas vezes”, orienta Estela.
Coleção da Isolda para o verão 2019: muitas frutas tropicais(foto: Isolda/Divulgação)
Coleção da Isolda para o verão 2019: muitas frutas tropicais (foto: Isolda/Divulgação)
A stylist Luíza Schiavinis usa um mix de estampas de banana: quando repetidas, elas criam unidade no look(foto: Instagram/Reprodução )
A stylist Luíza Schiavinis usa um mix de estampas de banana: quando repetidas, elas criam unidade no look (foto: Instagram/Reprodução )
Conjunto da Dolce e Gabanna apresentado na primavera-verão de 2012: a estampa repetida cria um look arrumado e descontraído. (foto: Yannis Vlamos/Indigital.tv)
Conjunto da Dolce e Gabanna apresentado na primavera-verão de 2012: a estampa repetida cria um look arrumado e descontraído. (foto: Yannis Vlamos/Indigital.tv)
Estampa de fruta com alfaiataria e estampas em preto e branco: chique na medida! (foto: Pinterest/Reprodução)
Estampa de fruta com alfaiataria e estampas em preto e branco: chique na medida! (foto: Pinterest/Reprodução)
O colete de couro preto transforma um look trabalho em happy hour. Aqui, a estampa com fundo branco harmonizou com a blusa. (foto: Man Repeller/Reprodução)
O colete de couro preto transforma um look trabalho em happy hour. Aqui, a estampa com fundo branco harmonizou com a blusa. (foto: Man Repeller/Reprodução)


*Estagiária sob supervisão de Sibele negromonte

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade