Marina Julião*
postado em 16/09/2018 08:00
As estampas de frutas podem ser consideradas um novo clássico de verão. Todo ano, essa tendência aparece renovada nas ruas e passarelas. Com variações que vão desde estampas discretas a frutas enormes e coloridas, a tendência promete voltar com tudo na estação mais quente.
Para a consultora de estilo Estela Silveira, as estampas de frutas vão e voltam ao longo da história da moda e surgem, especialmente, nas coleções de primavera-verão. ;A cada temporada, elas vêm em shapes diversos, com tamanhos e cores diferentes.; No último verão do Hemisfério Norte, a tendência foi estampa pequena, principalmente de cerejas, laranjas e limões.
Como usar?
Estela Silveira garante que não há restrições na hora de combinar uma ou mais estampas de frutas. ;A dica é sempre repetir uma cor ou um padrão nas duas estampas, como: cores iguais e tamanhos diferentes da estampa ou estampas pequenas com cores sólidas;, complementa.
Para combinar com outros tipos de estampa, a dica é a mesma: procurar cores que se repitam para dar unidade ao look. ;Listras, vichy, xadrez e bolinhas são ótimas opções. Estampas em preto e branco com colorido também ficam muito chiques.; As mais clássicas podem apostar em acessórios discretos, como joias, lenços, pingentes, entre outros.
;Estampas grandes atraem o olhar e podem ser usadas para destacar partes específicas do corpo;, ensina Estela. Da mesma maneira, as pequenas são mais discretas, ideais para ocasiões formais. Vestidos de festa com estampas muito grandes e coloridas, por exemplo, transmitem informalidade.
Já para usar no trabalho, a dica é combinar com peças de alfaiataria e retilíneas. ;Um bom blazer acalma uma camisa estampada, ao mesmo tempo que peças retilíneas evitam aparência infantil.;
Como investir em uma peça tendência?
Toda estação surgem inúmeras tendências para agregar ao guarda-roupa. Para evitar compras impulsivas ou desnecessárias, é importante refletir a necessidade e a usabilidade da peça ;Você deve se perguntar se já possui peças e acessórios em casa que combinam com essa nova que pretende comprar. Além disso, se pergunte em que ocasiões você poderia usá-la novamente e quantas vezes;, orienta Estela.
*Estagiária sob supervisão de Sibele negromonte