Revista

Esmaltes e maquiagens conquistam o público masculino

Celebridades provam que maquiagem e esmalte também são coisas de homem. E empresas lançam linhas específicas para o público masculino

André Baioff*
postado em 19/09/2018 16:58
A campanha da nova linha da Risqué conta com a participação do fotógrafo Beto Gatti
Seal, Zac Efron, Johnny Depp são alguns dos famosos que foram clicados, recentemente, com as unhas pintadas. Fugindo das habituais bases incolor, essas celebridades têm ousado na escolha das cores ; quase sempre em tons escuros, como azul, preto e, até mesmo, vermelho. Além dos esmaltes, a Chanel anunciou o lançamento da Boy de Chanel, a primeira linha masculina de maquiagem da história da marca que, no Brasil, está prevista para chegar no início do ano que vem.

A inclusão no mercado desses homens vaidosos ; que usavam produtos, até então, feitos apenas para mulheres ; abriu novas e importantes conversas sobre padrões e comportamentos. São questões que parecem se tornar uma grande tendência de moda, incentivando o público masculino a fazer algo diferente e a se libertar de conceitos estabelecidos.

Para a dermatologista Barbara Uzel, do Hospital Anchieta, os homens não têm muita paciência para administrar diversos cosméticos. Por isso, quando as marcas lançam linhas exclusivas para eles, já associam várias funções a um só produto. ;Pode ser um produto que tenha função hidratante e proteção sola, por exemplo. Eles gostam de ser mais práticos;, justifica.

Para Ana Carolina Candia, cosmetóloga esteticista e biomédica, a preocupação do público masculino vai além da estética. Eles querem aliar saúde e beleza em um combo só. Por isso, a melhor maneira de obter um resultado mais eficiente e sustentável é conciliar um tratamento estético integrativo, ou seja, a cura de dentro pra fora.

Underground e mainstream


Não é de hoje que os homens têm aderido à onda dos esmaltes e das maquiagens. Artistas do universo alternativo, por exemplo, sempre recorreram a esses aparatos para compor um visual que fugisse do comum, um atrativo para torná-los mainstream ; de conhecimento do grande público.
[FOTO1235435]

A pele masculina


É importante entender que a pele masculina é diferente da feminina. Ana Carolina Candia, cosmetóloga esteticista e biomédica, explica as diferenças e dá dicas de cuidados:
Os homens têm mais glândulas sebáceas que as mulheres e, portanto, mais poros. A produção de sebo é o dobro da feminina, de maneira que a pele deles é mais oleosa. Por isso, tende a ser mais brilhante e tem mais formação de impurezas, acne e comedões (os famosos cravos). Já as mulheres têm a pele mais fina. Na menopausa, tende a ficar ainda mais.
Justamente por terem mais disponibilidade a acne e impurezas, eles precisam controlar com maior frequência a oleosidade e a produção de sebo, com produtos livres de óleo e toque seco, por exemplo. Isso ajuda a não aumentar ou agravar o quadro.
Não dormir com a maquiagem! Quando se dorme de maquiagem ou sem a assepsia correta da pele, os poros ficam intoxicados, não deixando a pele respirar. Uma coisa muito importante é evitar lavar o rosto com sabonete em barra.
Dê preferência aos neutros e líquidos.
Hábitos alimentares ruins, sedentarismo, estresse, tabaco e descompensações hormonais são os principais responsáveis por deformidades estéticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação