Revista

DNA Brasileiro no Design

O mobiliário produzido por designers nacionais caiu de vez no gosto dos apaixonados por decoração

Marina Julião*
postado em 02/10/2018 17:00
;Cada vez mais o consumidor procura peças que tenham história.; É assim que Pedro Franco, designer e CEO da A Lot Of Brasil, define o momento que o design brasileiro vive. Em palestra na feira de decoração ABCasa, em agosto, ele comentou que o consumidor está à procura de peças que sejam únicas e que transmitam verdades.
A banqueta Bossa Nova é assinada por Claudia Mazzieri e Pepê Lima e tem estrutura em aço inox e acabamento em tecido italiano.
Seguindo a tendência, a CasaCor Brasília 2018 conta com diversos ambientes com móveis e características intrinsecamente brasileiras. Manuella Leite e Clarissa Braga, arquitetas da Esquina Arquitetura, exploraram o design e a arte brasileira em seu ambiente, Caixa de Memórias. ;Somos apaixonadas pelas belezas do nosso país e, por isso, defendemos sempre os resultados magníficos que os designers daqui têm apresentado;, declararam.

;Percebemos que essa valorização do design local tem sido explorada nos projetos de arquitetura. Os arquitetos estão fazendo a sua parte e educando seus clientes a conhecerem o valor dessas peças; completaram as arquitetas.

No ambiente Anexo Concreto, idealizado pelo escritório Carpaneda e Nasr, todos os móveis são assinados por brasileiros. A arquiteta Laísa Carpaneda conta que se inspira em movimentos artísticos brasileiros para criar os projetos.

;Uma de nossas grandes influências é o modernismo, muito bem representado por Oscar Niemeyer e Lucio Costa. O movimento expressa algumas coisas em que acreditamos: valorização da realidade nacional, funcionalismo, formas geométricas bem definidas, panos de vidro contínuos nas fachadas e integração da arquitetura com o entorno.;
A cadeira Esqueleto, feita pelo designer Pedro Franco, tem estrutura de metal e encosto de madeira líquida injetada com açaí, coco, acerola e outros materiais naturais e brasileiros.
Alinhado com o tema da edição 2018 da CasaCor, Casa Viva, o Anexo Concreto tem a madeira, a pedra e os tecidos em tons naturais como destaque. ;Uma das características marcantes do nosso design é a manufatura, contrapondo-se à produção em série. Os resultados são móveis únicos, que nos dizem como foram feitos;, ressalta Laísa.

;Temos que usar a diversidade brasileira, e não uma regra única. O rico é explorar a cultura diversa de cada parte que compõe nosso país;, conclui o designer Pedro Franco. Laísa acrescenta que a diversidade do Brasil, tanto na estética quanto nos materiais, proporciona peças únicas ;São verdadeiras obras de arte e, felizmente, já estão sendo reconhecidas como tal, tanto pelos clientes quanto pelos profissionais.;

Espaço Anexo Concreto, de Carpaneda e Nasr
Muitos dos móveis usados no espaço foram da coleção Qubo, uma parceria entre a marca de móveis para exteriores Mac e diversos designers brasileiros.

Mesa de centro Oca ; Sérgio Matos é um designer brasileiro baseado em Campina Grande, na Paraíba. Dono de um estúdio que leva seu nome, ele desenvolve móveis e projetos que buscam unir a multiculturalidade brasileira com as técnicas artesãs.

Mesa lateral Grilo ; A dupla de arquitetos e designers Luiz F. Costa e Rodrigo Irffi cria móveis atemporais, com elegância e simplicidade. Já expuseram suas criações em diversos salões nacionais e internacionais. A mesa lateral Grilo é um móvel artesanal com estrutura de alumínio e acabamento em madeira Cumaru.

Cadeira Louva-a-Deus ; Médico de formação, Márcio Sassine começou a investir no design de móveis há pouco tempo. Uma de suas primeiras peças, a cadeira Louva-a-Deus, foi premiada internacionalmente no A;Design Award Competition de 2018, a maior competição de design com júri do mundo.

No Anexo Concreto, a integração entre a arquitetura e o meio ambiente é um ponto muito importante para as arquitetas, que têm como inspiração o movimento modernista brasileiro.

A banqueta Bossa Nova é assinada por Claudia Mazzieri e Pepê Lima e tem estrutura em aço inox e acabamento em tecido italiano.

Espaço Caixa de Memórias, da Esquina Arquitetura
O ambiente está cheio de peças de designers renomados no Brasil e no exterior.

Poltrona Salsa (preta) ; Pedro Franco é designer e fundador da marca A Lot Of Brasil ; primeira fábrica brasileira a participar do Salão Internacional do Móvel em Milão. O designer teve vários móveis premiados nacional e internacionalmente, como a Cadeira Esqueleto e a Poltrona Supernova. Além do design inovador, Pedro usa de tecnologias e materiais inusitados, como alumínio reciclado, fibras de acerola, coco e açaí, entre outros. Em 2017, seu sofá Antropófago foi apontado pelo jornal The New York Times como uma das quatro tendências do salão de Milão.

Cadeira Saccaro (furinhos) ; A cadeira Tenreiro, da Saccaro, é uma homenagem ao marceneiro e designer de móveis Joaquim Tenreiro. Nascido em Portugal, Joaquim veio para o Brasil trabalhar como marceneiro.

Na década de 1940, montou sua própria empresa de móveis, e suas criações foram muito aclamadas, estando presentes em órgãos importantes, como o Itamaraty.

Mesa de centro Revoar e estantes Arestas ; Ambas são criação de Bruno Faucz, designer catarinense. Bruno se formou em design mobiliário em 2007 e, desde então, já expôs suas criações em diversos salões nacionais e internacionais, como o Salão do Móvel de Milão e durante a semana de design de Paris.

Carrinho de bar ; Obra do arquiteto e designer paulista Fabrício Roncca. Em seus projetos, ele busca combinar o design com a sustentabilidade, sempre inspirado na arquitetura brasileira.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte


[FOTO1261014]

Correio premia

Pela segunda vez, o Correio Braziliense premiará 10 projetos e arquitetos da mostra. Entre 24 de setembro e 24 de outubro, os leitores poderão votar em seus projetos preferidos da CasaCor Brasília em quatro categorias: meu sonho de sala, meu sonho de cozinha, meu sonho de quarto e meu sonho de banheiro. As outras categorias serão decididas por um júri técnico a ser convidado. São elas: uso de obra de arte, originalidade, melhor uso de luz, melhor paisagismo e o prêmio especial, que avaliará representatividade, inovação e sustentabilidade. A solenidade de premiação será em 25 de outubro.


CasaCor Brasília 2018

Visitação: de terça a sexta, das 15h às 22h
Sábado, domingo e feriado, das 12h às 22h
Duração: até 30 de outubro, sendo os dois últimos dias
dedicados ao Special Sale da mostra, com descontos de até 60%.
Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975
Entrada: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação