Revista

Estúdio Orla é destaque na CasaCor Brasília

A convite da Revista, as arquitetas Carla Monza e Isabella Souza contam os segredos sobre a Casa de Vidro, ambiente que projetaram na mostra

Rachel Sabino *
postado em 11/10/2018 12:30

Carla Monza e Isabella Souza comandam o Estúdio Orla, responsável pela Casa de Vidro, na CasaCor Brasília

Durante todo o mês de outubro, a Revista tem uma programação semanal na CasaCor Brasília 2018. Ocupamos a Casa de Vidro, café oficial da mostra, com bate-papos e eventos diversos sobre moda, decoração e saúde.

O talk da última quarta-feira (10) contou com a participação das arquitetas responsáveis pelo ambiente, as brasilienses Carla Monza e Isabella Souza, do Estúdio Orla. Aos convidados presentes, as profissionais falaram sobre a inspiração na concepção do espaço e, principalmente, sobre a presença feminina na engenharia e na arquitetura.

Como marca registrada o concreto, a madeira, a serralheria ; e agora, o vidro ; Isabella e Carla escolheram a cena gastronômica de Nova York como inspiração. ;Por meio do vidro, quisemos trazer uma conexão com a rua, com a praça. A ideia não era enclausurar as pessoas no café, mas promover um contato com o ambiente de fora;, explica Isabella. O intuito, segundo elas, era gerar uma ;visão de tudo;, para que todos os clientes, ao sentarem no café, pudessem se conectar aos outros espaços da CasaCor.

O charme cosmopolita de Nova York e a interação com outros ambientes da mostra definem a Casa de Vidro. O café tem quitutes e bebidas assinadas pela Bäckerei

Para o teto da Casa de Vidro, as arquitetas deram preferência a uma cobertura que oferecesse um conforto térmico ao espaço, detalhe primordial na concepção. Plantas suspensas em grades traduziram o conceito de ;casa viva;, tema da mostra neste ano.

A quantidade de plantas, porém, foi um desafio para as sócias. ;Tivemos que escolher espécies específicas que se adaptam melhor ao sol. As samambaias foram alocadas em um ponto específico. Unimos as peperômias, os tostões e o cafeeiro. Todas as paredes também têm películas nos vidros, para evitar que o sol queime as plantas. Também demos preferência a uma ventilação natural, porque o café não poderia virar uma estufa;, detalha Isabella.

Presença feminina

Da engenharia ao design mobiliário da Casa de Vidro, as arquitetas revelam que a maioria dos profissionais envolvidos no ambiente foram mulheres. Carla afirma que este é um dos propósitos do Estúdio Orla: trabalhar com a presença feminina na indústria e abrir portas para mulheres no mercado.

;A arquitetura e a engenharia têm uma tendência de ser um ambiente predominantemente masculino. Queremos mostrar que nós, mulheres, somos tão competentes quanto. Tivemos mulheres presentes na engenharia, no cálculo estrutural, no mobiliário e no paisagismo;, revela.

Design da capital

Os móveis do café também têm identidade brasiliense. Danilo Vale e Rafaela Gravia são os nomes de destaque para o mobiliário do ambiente e da varanda externa. As sócias do Estúdio Orla reforçam a importância de valorizar o design local. ;Ambos os designers já foram a Nova York para expor o trabalho deles. E quisemos trazer isso para cá: o Danilo com o mobiliário interno e a mesa da varanda, e a Rafaela com as poltronas e mesas de apoio no ambiente externo;, concluem.

O mobiliário externo é de Danilop Vale (mesa e bancos) e Rafaela Gravia (poltronas e mesas de apoio, à direta). O jardim vertical é obra de Flávia Caravalho, da Encanto Verde Paisagismo.

CasaCor Brasília 2018

A CasaCor Brasília fica em exposição até 30 de outubro. Confira os horários de visitação abaixo e fique atento aos eventos da Revista na casa. Toda a programação é transmitida ao vivo pelas nossas redes sociais. Siga @casacor_brasilia e @revistadocorreio para mais detalhes.

Horários de visitação: de terça a sexta, das 15h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 22h

Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975

Entrada: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Assinantes do Correio têm desconto pelo Clube do Assinante.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação