Publicidade

Correio Braziliense ARQUITETURA

Estúdio Orla é destaque na CasaCor Brasília

A convite da Revista, as arquitetas Carla Monza e Isabella Souza contam os segredos sobre a Casa de Vidro, ambiente que projetaram na mostra


postado em 11/10/2018 12:30

Carla Monza e Isabella Souza comandam o Estúdio Orla, responsável pela Casa de Vidro, na CasaCor Brasília (foto: Gillian Caetano)
Carla Monza e Isabella Souza comandam o Estúdio Orla, responsável pela Casa de Vidro, na CasaCor Brasília (foto: Gillian Caetano)

Durante todo o mês de outubro, a Revista tem uma programação semanal na CasaCor Brasília 2018. Ocupamos a Casa de Vidro, café oficial da mostra, com bate-papos e eventos diversos sobre moda, decoração e saúde. 

 

O talk da última quarta-feira (10) contou com a participação das arquitetas responsáveis pelo ambiente, as brasilienses Carla Monza e Isabella Souza, do Estúdio Orla. Aos convidados presentes, as profissionais falaram sobre a inspiração na concepção do espaço e, principalmente, sobre a presença feminina na engenharia e na arquitetura.

 

Como marca registrada o concreto, a madeira, a serralheria — e agora, o vidro — Isabella e Carla escolheram a cena gastronômica de Nova York como inspiração. “Por meio do vidro, quisemos trazer uma conexão com a rua, com a praça. A ideia não era enclausurar as pessoas no café, mas promover um contato com o ambiente de fora”, explica Isabella. O intuito, segundo elas, era gerar uma “visão de tudo”, para que todos os clientes, ao sentarem no café, pudessem se conectar aos outros espaços da CasaCor. 

O charme cosmopolita de Nova York e a interação com outros ambientes da mostra definem a Casa de Vidro. O café tem quitutes e bebidas assinadas pela Bäckerei(foto: Jomar Bragança )
O charme cosmopolita de Nova York e a interação com outros ambientes da mostra definem a Casa de Vidro. O café tem quitutes e bebidas assinadas pela Bäckerei (foto: Jomar Bragança )

Para o teto da Casa de Vidro, as arquitetas deram preferência a uma cobertura que oferecesse um conforto térmico ao espaço, detalhe primordial na concepção. Plantas suspensas em grades traduziram o conceito de “casa viva”, tema da mostra neste ano. 

 

A quantidade de plantas, porém, foi um desafio para as sócias. “Tivemos que escolher espécies específicas que se adaptam melhor ao sol. As samambaias foram alocadas em um ponto específico. Unimos as peperômias, os tostões e o cafeeiro. Todas as paredes também têm películas nos vidros, para evitar que o sol queime as plantas. Também demos preferência a uma ventilação natural, porque o café não poderia virar uma estufa”, detalha Isabella.

Presença feminina 

Da engenharia ao design mobiliário da Casa de Vidro, as arquitetas revelam que a maioria dos profissionais envolvidos no ambiente foram mulheres. Carla afirma que este é um dos propósitos do Estúdio Orla: trabalhar com a presença feminina na indústria e abrir portas para mulheres no mercado. 

 

“A arquitetura e a engenharia têm uma tendência de ser um ambiente predominantemente masculino. Queremos mostrar que nós, mulheres, somos tão competentes quanto. Tivemos mulheres presentes na engenharia, no cálculo estrutural, no mobiliário e no paisagismo”, revela. 

Design da capital

Os móveis do café também têm identidade brasiliense. Danilo Vale e Rafaela Gravia são os nomes de destaque para o mobiliário do ambiente e da varanda externa. As sócias do Estúdio Orla reforçam a importância de valorizar o design local. “Ambos os designers já foram a Nova York para expor o trabalho deles. E quisemos trazer isso para cá: o Danilo com o mobiliário interno e a mesa da varanda, e a Rafaela com as poltronas e mesas de apoio no ambiente externo”, concluem. 

O mobiliário externo é de Danilop Vale (mesa e bancos) e Rafaela Gravia (poltronas e mesas de apoio, à direta). O jardim vertical é obra de Flávia Caravalho, da Encanto Verde Paisagismo. (foto: Jomar Bragança )
O mobiliário externo é de Danilop Vale (mesa e bancos) e Rafaela Gravia (poltronas e mesas de apoio, à direta). O jardim vertical é obra de Flávia Caravalho, da Encanto Verde Paisagismo. (foto: Jomar Bragança )

 

CasaCor Brasília 2018

A CasaCor Brasília fica em exposição até 30 de outubro. Confira os horários de visitação abaixo e fique atento aos eventos da Revista na casa. Toda a programação é transmitida ao vivo pelas nossas redes sociais. Siga @casacor_brasilia e @revistadocorreio para mais detalhes. 

 

Horários de visitação: de terça a sexta, das 15h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 22h 

Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975

Entrada: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Assinantes do Correio têm desconto pelo Clube do Assinante.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade