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Correio Braziliense FITNESS E NUTRIÇÃO

Saiba os benefícios dos leites vegetais

Cresce a procura por leites produzidos a partir de grãos, sementes e cereais. Eles são uma ótima alternativa aos de origem animal


postado em 21/10/2018 08:00 / atualizado em 18/10/2018 17:36

O leite animal é usado em diversos pratos na culinária. Está presente no bolo, naquele brigadeiro de panela delicioso ou em um saboroso estrogonofe. Por muitos anos, falava-se que era fonte interminável de cálcio e vitaminas. Porém, estudos atuais mostram alguns problemas que esse alimento pode trazer à saúde. Em razão disso, muita gente tem substituído os leites de origem animal pelos vegetais.

O hair stylist Adan Henrique Gallo, 27 anos, há algum tempo, tem procurado mudar os hábitos alimentares. Nesse processo, há dois anos, quis substituir o leite tradicional de vaca pelos vegetais. Porém, não achava muito agradável o sabor dos tipos industrializados que encontrava no mercado. Foi aí que ele teve um lampejo: produzir o próprio leite.
 
(foto: Fábio Borgatto/Divulgação)
(foto: Fábio Borgatto/Divulgação)
 

Por ser estudante de química, fórmulas e cálculos não foram empecilho. “Como curioso, decidi estudar profundamente sobre os leites”, detalha. Começou com as castanhas e, em 2017, estava com os quatro tipos de leites que vende hoje engarrafados e rotulados: amêndoa, castanha-de-caju, castanha-do-pará e coco. “Fui fazendo modificações para ter um produto que agradasse mais às pessoas.”

Para Ana Carolina Candia, esteticista e cosmetóloga especialista em emagrecimento, disfunções metabólicas e ortomolecular, os leites vegetais têm propriedades laxantes. Ajudam no bom funcionamento do intestino, além de ter poder antioxidante para combater radicais livres e proteger o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo e o envelhecimento precoce.

Ela ressalta que profissionais da saúde estão cada vez mais conscientes dos problemas que o leite de vaca causa e, por isso, os alternativos vegetais estão ganhando espaço no mercado. “Com tantos estudiosos falando do problema, quem dorme tranquilamente sabendo que você ou seu filho consome esse leite diariamente?”, indaga.
 
(foto: Fábio Borgatto/Divulgação)
(foto: Fábio Borgatto/Divulgação)
 

Recomendações 

Para quem não tem o hábito de consumir leite vegetal, Marli Dirschen, nutricionista clínica e funcional e consultora em segurança alimentar, indica começar pelo leite de castanhas e de castanhas com coco, por ter um gosto mais agradável. De acordo com ela, os tipos vegetais são indicados para quem tem alergia ou intolerância ao leite de origem animal. “Por meio deles, é possível eliminar a lactose da dieta e acrescentar os nutrientes dos cereais, das leguminosas e das frutas secas.”

Márcio Mikami é proprietário da loja de produtos naturais Shizen. Ele conta que, cada vez mais, as famílias têm alguém com algum tipo de intolerância ou alergia à lactose. Por conta disso, a bebida de origem vegetal tem tido tanta procura — estudos apontam um crescimento de 15% ao ano até 2020. “São naturalmente livres de lactose e têm menos gordura e colesterol que o leite animal.”

Marli diz que os leites vegetais podem até ser feitos em casa. “É bom para a saúde, rico em nutrientes e uma ótima opção para quem quer deixar de lado o leite animal.” A nutricionista, porém, faz um alerta: “Embora ricos em nutrientes, os leites vegetais não devem ser substituídos na amamentação”.
 

Faça em casa 

A nutricionista Marli Dirschen ensina o preparo do leite de girassol.
  • As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca.
  • O importante é que não contenha sal.
  • Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas.
  • Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada.
  • Coe bem para obter cerca de meio litro de leite. 
(foto: Fábio Borgatto/Divulgação)
(foto: Fábio Borgatto/Divulgação)
 

Os diferentes tipos 

Os leites vegetais são feitos a partir de grãos, sementes e cereais e podem, sem problema algum, substituir o leite animal. Segundo a nutricionista Marli Dirschen, algumas versões são cozidas. Veja abaixo as mais comuns:
 

Leite de linhaça

A semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui triglicérides, reduz doenças cardíacas e é anti-inflamatório.

Leite de arroz integral

É  desintoxicante. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação de proteínas e carboidratos em energia.

Leite de amendoim

Protege o organismo da ação dos radicais livres e conta com grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.

Leite de nozes

As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo. As nozes tonificam o sistema nervoso e contam com grande quantidade de cálcio.

Leite de quinoa

Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinoa é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

Leite de sementes de abóbora

Verdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa a região do intestino e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjoos em gestantes.

Leite de soja

Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais e 12 vezes mais proteína do que o leite de vaca. A soja não só revitaliza como proporciona regeneração celular.

Leite de aveia

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e, por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Leite de gergelim

O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.

Leite de castanha-do-pará

Conhecida como “pílula da felicidade”, cada castanha possui 60mcg de selênio — importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contém ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.

Leite de girassol

Antioxidante poderoso, protege o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K. 
 

Agradecimento 

A fórmula do Leiteiro (Instagram: @aformuladoleiteiro) 
 
 
 
*Estagiário sob supervisão de Sibele Negromonte 
 

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