Revista

A rotina de beleza oriental que está conquistando as brasileiras

Famosas por terem a pele linda, as coreanas têm inspirado as brasileiras com o ritual que envolve 10 passos de cuidado com o rosto

Marina Adorno - Especial para o Correio
postado em 21/10/2018 10:00
O mundo da beleza é repleto de inovações e lançamentos. Novas tonalidades, acabamentos e produtos surgem constantemente. Recentemente, uma dessas novidades tem chamado a atenção. E não se trata de um produto, mas de uma sequência deles. A rotina de beleza coreana vem, timidamente, tornando as pessoas mais cuidadosas em relação à pele.

As coreanas sempre foram um referencial no quesito pele. Logo, a disseminação do ritual detalhado de cuidado com a cútis tem inspirado mais mulheres a fazerem o mesmo. ;É uma das indústrias que mais crescem no mundo, e um mercado que consome muito produto de beleza;, acrescenta a dermatologista Betina Stefanello.

Na opinião da médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais importante do que adotar os 10 passos (confira abaixo) de cuidados com a pele como rotina, é ter isso como um estilo de vida. Essa é a visão dos coreanos. ;Eles se preocupam em manter a beleza, prevenir e cuidar desde sempre.;

A especialista destaca, entretanto, que nada é universal. ;A pele de cada um é diferente e responde de maneira distinta. O tratamento tem que ser personalizado. Generalizar é algo prejudicial.; Betina esclarece que a rotina coreana pode ser cara, se você optar por ativos específicos. Ela recomenda que as pacientes invistam em alguns produtos de qualidade, como antioxidante, e economizem em outros mais simples, como sabonete ou óleo de limpeza.

As máscaras de tecido são outro fenômeno que surgiu a partir da dominação oriental da beleza. Marcas nacionais já investiram nesse item e está cada dia mais fácil encontrá-las. ;Elas foram criadas na Coreia do Sul e vêm com a intenção de ser mais uma etapa na rotina. A ideia do tecido é que os ativos penetrem mais na pele. Ainda faltam estudos que comprovem, mas eu acredito que isso aconteça logo;, comenta.

As musas da beleza usam as máscaras de tecido diariamente, mas Betina aconselha que seja aplicada uma ou duas vezes por semana. E ressalta que adotá-la nos dias de esfoliação é uma maneira de otimizar ainda mais o potencial do produto.

Passo a passo

A famosa rotina consiste em, no mínimo,
10 etapas diárias ; que podem ser distribuídas entre dia e noite. Segundo a dermatologista Betina Stefanello, os mais importantes (para a pele da brasileira) são: limpeza, esfoliação uma ou duas vezes por semana, antioxidante, hidratação e protetor solar. Porém, o jeito oriental completo de cuidar da pele obedece à seguinte sequência:
  1. Limpeza com óleo
  2. Limpeza profunda com espuma
  3. Esfoliação
  4. Tônico
  5. Essência
  6. Antioxidante, sérum ou booster em ampola
  7. Creme para área dos olhos
  8. Creme de rejuvenescimento
  9. Hidratante
  10. Protetor solar
[FOTO1271708]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação