Revista

Cães braquicefálicos fazem sucesso, mas exigem alguns cuidados

Com focinho achatado, cães braquicefálicos são propensos a inúmeros problemas de saúde

Juliana Andrade
postado em 28/10/2018 10:00
Wagner Teixeira sabia pouco sobre os braquicefálicos quando adotou BudEles são fofinhos, têm o focinho achatado e os olhos esbugalhados. Neste mês, a Revista traz para os leitores um pouco sobre os cães braquicefálicos. Muita gente tem um cãozinho desses em casa e, muitas vezes, nem sabe. Lhasa apso, pug e os buldogues são alguns deles.

Segundo o professor de medicina veterinária do Uniceub Bruno Alvarenga, os cães braquicefálicos são raças criadas pelos homens com o intuito de buscar características específicas, o que resultou em algumas alterações morfológicas e propensão para uma série de problemas de saúde.

O educador físico Wagner Teixeira, 28 anos, convive com um braquicefálico há dois anos. Ele lembra que foi alertado de que o seu buldogue, Bud, por ter o focinho achatado, poderia apresentar problemas respiratórios. Mas, confessa, tinha poucas informações. ;Sabia que não deveria sair com ele nos dias quentes, mas não entendia o motivo.;

Segundo especialistas, as complicações respiratórias são os problemas mais recorrentes. Wagner conta que, para sua sorte, Bud é bem ativo e saudável. ;Ele brinca bastante, joga bola e é extremamente ativo. A respiração dele é tranquila, só ronca de vez em quando.;

Kyra já teve várias crises respiratóriasAo contrário de Bud, Kyra, a lhasa apso de Fabiana Cardoso, 37, já deu alguns sustos na tutora. Fabiana conta que, quando ganhou a cadela, não sabia que ela era de raça braquicefálica. ;Kyra ronca muito quando dorme, mas sempre achei que fosse algo normal. Quando ela tinha pouco mais de um ano, porém, acordei com um barulho estranho e muito alto, como se ela não conseguisse respirar ou estivesse engasgada com algo;, lembra.

O médico veterinário Daniel Salgueiro destaca que o ronco em animais é um sinal de alerta. ;Se ele ronca, é porque tem o palato mole prolongado e apresenta dificuldade de respirar;, adverte.

Fabiana relata que a crise de Kyra demorou pouco mais de um minuto, mas foi o suficiente para deixar a advogada em pânico. O motivo teria sido espirros reversos. ;Depois dessa crise, muitas outras aconteceram. Além disso, ela se cansa rápido e fica ofegante com trechos curtos de caminhada.;

O veterinário Bruno ressalta que outro problema respiratório comum é a estenose de narina, que ocorre quando as aberturas nasais do cachorro se juntam, sendo necessário até cirurgias para separá-las. De acordo com o professor, outras complicações também podem se dar pela traqueia desses animais, que é pouco desenvolvida e tem um tamanho menor. ;Às vezes, ela é mais maleável e acaba atrapalhando a respiração, podendo causar enforcamento;, detalha.

Temperatura

Bruno ainda aponta que os cães braquicefálicos têm o palato mole ; a estrutura que vem depois do palato duro, conhecido como céu da boca ; bem prolongado. ;Quando é muito prolongado, o palato vibra na hora de respirar e o animal ronca. Essa obstrução parcial, às vezes, impede que o ar entre na traqueia, correndo o risco de que o animal acabe se asfixiando;, frisa. Daniel complementa que esse problema pode ser resolvido em uma cirurgia de redução do palato.

Os pugs Loki (de pelo escuro) e Mel sentem muito calor: água e frutas geladasEspecialistas destacam que a respiração é a principal forma de o animal regular a temperatura do corpo. Assim, os cães braquicefálicos também costumam sofrer bastante nos dias mais quentes. A advogada Laís Priscila Medeiros, 29, não tem dúvidas de que seus pugs, Loki e Mel, sentem muito calor. A raça sempre foi a paixão de Laís desde a primeira vez que assistiu a MIB ; Homens de Preto. Ela conta que já sabia que eles eram braquicefálicos e pesquisou bastante antes de começar a criar os bichinhos.

Laís afirma que, para amenizar os efeitos das altas temperaturas, conta com alguns truques. ;Brasília é muito seca, então a gente sempre tem umidificador por perto. Colocamos também uma toalha molhada e água gelada para eles beberem. Normalmente, damos as frutas que eles podem comer geladas, além de evitar passear quando o sol está quente.;

O veterinário Daniel orienta que, para o bem-estar dos pets, é preciso garantir um ambiente agradável. ;O ar-condicionado pode ajudar. Para os cães mais peludos, cortar os fios nas épocas mais quentes facilita o resfriamento;, aconselha.

Ele ainda destaca que a alimentação do pet é algo fundamental, pois os bichos obesos tendem a ter mais complicações e a sofrer ainda mais com o calor. Alimentos gelados podem dar uma sensação de refrescância. Além disso, o veterinário acrescenta a importância de procurar a um veterinário para que ele possa passar orientações sobre os cuidados.

Para Laís, se informar sobre a raça foi fundamental para a sua relação com os pets. ;A gente já estava preparado. Eu gosto muito da raça, o fato de ele ser braquiocefálico nunca foi um empecilho. Apesar de eles serem propensos a vários problemas de saúde, são superdóceis;, comenta.

O professor Bruno explica que, como o crânio desses pets é curto, há pouco espaço para comportar alguns órgão. Os olhos, por exemplo, costumam ser arregalados e há pouco espaço para os dentes. ;Eles têm problemas de visão, no qual as pálpebras não envolvem completamente os olhos. Por vezes, os olhos saem da cavidade.; O especialista ainda cita que os braquicefálicos normalmente têm olho seco, deficit de produção lacrimal e dificuldade de espalhar a lágrima produzida.

Os dentes também sofrem. Segundo Bruno, eles tendem a não caber na boca. Assim, pode haver desalinhamento dentário, deixando-os em uma angulação diferente.

Para manter o conforto

; Algumas dicas para garantir o bem-estar do pet
; Quando a temperatura estiver alta, forneça água fria.
; Tenha um umidificador por perto.
; Quando houver obstrução de ar, tente acalmar o animal.
; Evite passear em horários quentes.
; Caso perceba dificuldade para respirar no dia a dia, busque um veterinário.
; Evite cansar o pet.
Fonte: Bruno Alvarenga, professor de medicina veterinária do Uniceub

Quem são

Não sabe se seu pet é braquicefálico? Confira algumas raças que estão nesse grupo.
Yorkshire
Poodle
Boxer
Shih tzu
Pinscher
Buldogue

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação