Jornal Correio Braziliense

Revista

Aconchegante frescor: como usar água nos ambientes

Incorporar a água em projetos de decoração pode ser uma opção bonita e funcional, principalmente nos dias secos


A água, elemento essencial para a vida, está presente de diversas maneiras no cotidiano das pessoas. Na decoração, não é diferente. Ela pode ser incorporada de várias formas no ambiente, com a finalidade de transmitir sensações de tranquilidade, relaxamento e aconchego. Famosos em Brasília, os espelhos d;água, um dos símbolos do modernismo, são uma boa pedida. Nos vários projetos de Oscar Niemeyer, eles eram utilizados no paisagismo e no design de interiores.

No ambiente assinado para a CasaCor Brasília 2018, o Living Gourmet CasaPark, a arquiteta Valéria Gontijo explora o espelho d;água para criar a sensação de continuidade com a varanda. ;O espelho d;água dentro de casa pode ser usado para separar ambientes também. No nosso caso, queríamos integrar a varanda com o living;, explica. Dentro de casa, o espelho d;água, além de ajudar com a umidade em tempos de seca, aproxima a natureza do ambiente interno.

Nos jardins, eles são clássicos modernos. O paisagista Fábio Camargo optou por um longo espelho d;água no Jardim das Sensações, projeto também na CasaCor Brasília 2018. A ideia era, justamente, transmitir vários sentimentos em um único espaço. ;A água traz uma sensação de calma e relaxamento. Todo mundo gosta do barulho de água correndo;, comenta. O jardim conta ainda com perfume e fogo. Sobre os cuidados exigidos, Fábio garante que não há mistério: um bom sistema de filtragem de água é o essencial.

No ambiente Box 26, da Alf Arquitetura, o elemento aparece de outra maneira. Um aquário de água salina foi incorporado no balcão principal do espaço. Segundo o arquiteto André Alf, um dos objetivos principais era criar interação dos visitantes com o local. ;O aquário humaniza o ambiente e proporciona interação com as pessoas;, resume.

*Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte